Alba Postado 20 de Março de 2018 Compartilhar Postado 20 de Março de 2018 (editado) Oi, pessoal. Olha só, eu tenho um casal de calopsitas. Eles estão na terceira postura. Tiveram a primeira no ano passado, em outubro, tiveram dois filhotes. Eles cuidaram direitinho, não houve nenhum problema. A segunda agora em fevereiro, tiveram um filhote. E nem uma semana depois que o filhotinho tinha nascido, eles começaram a cruzar de novo. Estranhei, pois não havia acontecido da primeira vez. Certo... O filhotinho nasceu dia 19. E eles já botaram ovos de novo. Já botaram dois que não galaram, e o terceiro a fêmea pôs hoje e está fecundado. Já reparei algumas vezes que abri o ninho pra checar se estavam cuidando direito do calango, que o macho o beliscava, sem força. Beliscava na cabeça, ou no corpo, ou nas penas do rabo. Não entendia o que era, mas hoje quando fui separar o filhote pra poder limpar o ninho, reparei que ele estava cheio de ferimentos na cabeça, como se tivesse sido beliscando com mais força. Não sei se fiz certo, mas separei. O filhote está com 11 dias. Não sei bem o que fazer. Já alimentei os filhotes antigos na papa, mas eles eram um pouco mais velhos. Estou estranhando o comportamento do macho, pois ele não havia feito isso na primeira ninhada. Notei fazendo agora depois que os novos ovos nasceram. Mas talvez já vinha fazendo antes e eu que não vi. Enquanto o filhote estava sozinho, os pais entravam no ninho, alimentavam, mas depois saiam. Iam comer, cruzavam, e só entravam no ninho de novo na hora de alimentar ou de dormir. Mas deixavam muito o filhote sozinho. E agora que os novos nasceram, tenho notado que nem esquentam mais o filhote. Ele fica escanteado no ninho, e eles só chocando os ovos. Mas estão alimentando ele, então tecnicamente não o rejeitaram. Segue a foto das feridinhas do filhote. A câmera do meu celular não é muito boa, mas acho que dá pra ter noção. Me ajudem, gente. Não sei o que fazer. Editado 20 de Março de 2018 por Alba Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rogério M. Postado 20 de Março de 2018 Compartilhar Postado 20 de Março de 2018 Não é recomendado que o casal emende posturas. Recomendo alguns meses entre as ninhadas, pois senão ocorre o que aconteceu com você. Provavelmente estresse do casal. Quando seu casal se reproduzir novamente e os filhotes já estiverem com um tamanho legal como esse seu ai, retire o ninho e coloque o filhote no fundo da gaiola em um pote com maravalha. Retirar o ninho é importante porque evita reprodução em seguida. No seu caso atual fica a seu critério. Eu retiraria o filhote para alimenta-lo na papa, descartaria ovos e retiraria o ninho. Você também pose optar por retirar o filhote e manter os ovos. Só tenha cuidado para que o filhote não passe frio. Por isso o pote com maravalha é importante. Sua cidade faz calor? Se não for quente, encontre algo para aquece-lo como uma lâmpada. Mas de qualquer forma retire o filhote porque ele não pode ficar sendo agredido pelos pais. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
John Ferreira Postado 20 de Março de 2018 Compartilhar Postado 20 de Março de 2018 Ola, eu aconselharia fazer oq o @Rogério M. falou na parte de tirar os ovos e alimentar o filhote na papa, caso os pais nao aceitem mais ele. Essa parte dele esta ferindo o filhote é pq quer começar uma nova postura e fica colocando o filhote para fora. Postura juntas ou com intervalos muito pequeo acontece essas coisas como stress e desgaste e tamo o risco de nao fecunda os ovos todos como aconteceu agora. boa sorte Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.