Jump to content

GENTE, SOCORRO.


Posts Recomendados

Oi, pessoal. Olha só, eu tenho um casal de calopsitas. Eles estão na terceira postura. Tiveram a primeira no ano passado, em outubro, tiveram dois filhotes. Eles cuidaram direitinho, não houve nenhum problema. 

A segunda agora em fevereiro, tiveram um filhote. 

E nem uma semana depois que o filhotinho tinha nascido, eles começaram a cruzar de novo. Estranhei, pois não havia acontecido da primeira vez. Certo... O filhotinho nasceu dia 19. E eles já botaram ovos de novo. Já botaram dois que não galaram, e o terceiro a fêmea pôs hoje e está fecundado. 

Já reparei algumas vezes que abri o ninho pra checar se estavam cuidando direito do calango, que o macho o beliscava, sem força. Beliscava na cabeça, ou no corpo, ou nas penas do rabo. Não entendia o que era, mas hoje quando fui separar o filhote pra poder limpar o ninho, reparei que ele estava cheio de ferimentos na cabeça, como se tivesse sido beliscando com mais força. 

Não sei se fiz certo, mas separei. O filhote está com 11 dias. Não sei bem o que fazer. Já alimentei os filhotes antigos na papa, mas eles eram um pouco mais velhos. Estou estranhando o comportamento do macho, pois ele não havia feito isso na primeira ninhada. Notei fazendo agora depois que os novos ovos nasceram. Mas talvez já vinha fazendo antes e eu que não vi. 

Enquanto o filhote estava sozinho, os pais entravam no ninho, alimentavam, mas depois saiam. Iam comer, cruzavam, e só entravam no ninho de novo na hora de alimentar ou de dormir. Mas deixavam muito o filhote sozinho. E agora que os novos nasceram, tenho notado que nem esquentam mais o filhote. Ele fica escanteado no ninho, e eles só chocando os ovos. Mas estão alimentando ele, então tecnicamente não o rejeitaram. 

Segue a foto das feridinhas do filhote. A câmera do meu celular não é muito boa, mas acho que dá pra ter noção.  Me ajudem, gente. Não sei o que fazer. imageproxy.php?img=&key=344d994fac0a2f69

15215714864201890338449.jpg

 

Editado por Alba
Link para compartilhar
Share on other sites

Não é recomendado que o casal emende posturas. Recomendo alguns meses entre as ninhadas, pois senão ocorre o que aconteceu com você. Provavelmente estresse do casal.

Quando seu casal se reproduzir novamente e os filhotes já estiverem com um tamanho legal como esse seu ai, retire o ninho e coloque o filhote no fundo da gaiola em um pote com maravalha. 

Retirar o ninho é importante porque evita reprodução em seguida.

No seu caso atual fica a seu critério. Eu retiraria o filhote para alimenta-lo na papa, descartaria ovos e retiraria o ninho.

Você também pose optar por retirar o filhote e manter os ovos.

Só tenha cuidado para que o filhote não passe frio. Por isso o pote com maravalha é importante. Sua cidade faz calor? Se não for quente, encontre algo para aquece-lo como uma lâmpada. 

Mas de qualquer forma retire o filhote porque ele não pode ficar sendo agredido pelos pais.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ola, eu aconselharia fazer oq o @Rogério M. falou na parte de tirar os ovos e alimentar o filhote na papa, caso os pais nao aceitem mais ele. Essa parte dele esta ferindo o filhote é pq quer começar uma nova postura e fica colocando o filhote para fora. Postura juntas ou com intervalos muito pequeo acontece essas coisas como stress e desgaste e tamo o risco de nao fecunda os ovos todos como aconteceu agora. boa sorte 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...