Jump to content

Postura crônica!!! AJUDEM!!!


sylvia_2018

Posts Recomendados

Olá pessoal, preciso muito da ajuda de vocês. A história é longa mas vou resumir.

Tenho um casalzinho de calopsita desde 2012 (peguei filhotinhos). Após 1 anos acasalaram e logo na primeira ninhada tiveram 6 filhotes saudáveis e fofos... rs  Tive um TRABALHÃOOOO, a experiencia foi maravilhosa, mas como morava em apto e não tinha espaço vendi os filhotes e prometi nunca mais tentar reproduzir. Passou 2014, 2015, 2016, 2017... e meu casalzinho perfeito acasalando quase todos os dias e nada de ovos pq não tinha ninhos e sendo assim não tem ovinhos. Novembro de 2017 ela botou 3 ovinhos, sem ninho, dentro da gaiola e eu joguei fora pq estava de mudança. Em janeiro de 2018 botou mais 3 ovinhos, tbm sem ninho, mas estava na correria arrumando a mudança e joguei fora novamente. Em fevereiro aconteceu a mesma coisa, ela botou mais 3 ovinhos e mesmo assim joguei fora, e comprei ovo de mentira, mas eles não ligavam para os ovos e a fêmea ficou chocando um ovo imaginário no fundo da gaiola. Mesmo sem condições de poder ter filhotes, morando em apto pequeno, trabalhando fora, com um labrador ainda para cuida prometi que se ela botasse mais 1 ovo eu deixaria eles chocarem. E adivinha? Ela botou mais um ovo, comprei o ninho e coloquei dentro da gaiola, ficaram felizes e estava tudo caminhando bem, e ela ainda botou mais 1 ovinho (ficaram chocando 2 ovinhos dentro do ninho). Passou 10 dias e nenhum dos dois estavam galados. Tirei 1ovo, esperei mais um dia e tirei o outro junto com o ninho. O casal ficou chateado mas logo passou e voltaram ao normal, o macho cantando e eles acasalando... rs

E hoje a femea bota um ovinho SEM NINHO!!! Por fvr me ajudem!!! Volto com o ninho? Tiro o ovo? Separo o casal? Medo dela ficar fraca e acontecer algo com o meu casalzinho lindo!!!

Aguardo a ajuda de vocês!

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa, que situação difícil. Se separar o casal é provavel que eles fiquem chateados. Se fosse eu colocaria o ninho e deixaria a natureza agir, mesmo sem tempo, qdo crescerem doa ou vende os filhotes. Se não vao virar o ciclo sem fim dela botando e vc jogando fora, como ela ja começou até a chocar ovos imaginários é pq está sentindo falta disto. Eu deixaria acontecer.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com o colega acima. Separar o casal não convém.

Outra coisa que você pode tentar é tirar o ninho e modificar o ambiente em que eles estão. Troque os comedouros e os poleiros de lugar. Troque a gaiola de lugar. Coloque coisas diferentes dentro da gaiola. Alguma pessoas dizem que essa mudança no ambiente gera desconfiança nas aves e insegurança para reproduzires. Não custa nada tentar.

  • Confuso 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Joseph disse:

Nossa, que situação difícil. Se separar o casal é provavel que eles fiquem chateados. Se fosse eu colocaria o ninho e deixaria a natureza agir, mesmo sem tempo, qdo crescerem doa ou vende os filhotes. Se não vao virar o ciclo sem fim dela botando e vc jogando fora, como ela ja começou até a chocar ovos imaginários é pq está sentindo falta disto. Eu deixaria 

O meu maior medo é dela ficar fraca e morrer. Pq ja botou muitos ovos.

Amanhã vou voltar com o ninho na gaiola e deixar rolar. Acho mesmo q eles tem q encerrar esse ciclo de reprodução. Vamos torcer para o ovo estar galado .

Obrigada pela dica.

2 horas atrás, Rogério M. disse:

Concordo com o colega acima. Separar o casal não convém.

Outra coisa que você pode tentar é tirar o ninho e modificar o ambiente em que eles estão. Troque os comedouros e os poleiros de lugar. Troque a gaiola de lugar. Coloque coisas diferentes dentro da gaiola. Alguma pessoas dizem que essa mudança no ambiente gera desconfiança nas aves e insegurança para reproduzires. Não custa nada tentar.

Eu não coloquei o ninho, estou pedindo ajuda para saber se coloco ou não o ninho. Obrigada.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Gente... como vou mudar as coisas de lugar se o ovinho já está lá? 

Quero saber se jogo o ovo fora novamenre ou coloco o ninho e deixo eles reproduzirem. Meu medo é de sobrecarrega-los pois ela já botou muitos ovos.

Por enquanto ela está chocando na gaiola...

Link para compartilhar
Share on other sites

Oque eles tentaram dizer é que elas estão muito confortáveis e se sentindo seguras para reproduzir, então você jogaria o ovo fora e mudaria as coisas de lugar. Porém acho que isso será uma solução apenas temporária, logo eles se acostumariam com o novo ambiente e reproduziriam dnv. EU colocaria um ninho e o ovinho dentro, pois isso é da natureza deles, mas vai de cada um.

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada pela ajuda de vcs e desculpa pela minha falta de experiência... rs

Vou deixar a natureza agir e deixar o filhotinho ou filhotinhos darem o ar da graça... rs 

Agora estou torcendo para o ovo estar galado! 

Obrigada gente!!@

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Oi pessoal, tenho novidades! Minha calo botou 5 ovos, 4 galados e 1 filhote nasceu hoje! 

Fico preocupada, e relaxo qdo escuto que estão alimentando. Eles nascem muito pequenos fico c medo de morrer... mas vou deixar a natureza agir e só mexer na gaiola para trocar a comida e a água. 

Dúvidas: 

1) A fêmea está chocando os ovos junto c o filhote embaixo, n esmaga não? Rs

2) O filhote pia o tempo todo baixinho ou não?

3) mandem qq coisa para eu poder ficar mais calma, pq tô morrendo de medo de acontecer algo de errado.

Obrigada queridos!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, sylvia_2018 disse:

Oi pessoal, tenho novidades! Minha calo botou 5 ovos, 4 galados e 1 filhote nasceu hoje! 

Fico preocupada, e relaxo qdo escuto que estão alimentando. Eles nascem muito pequenos fico c medo de morrer... mas vou deixar a natureza agir e só mexer na gaiola para trocar a comida e a água. 

Dúvidas: 

1) A fêmea está chocando os ovos junto c o filhote embaixo, n esmaga não? Rs

2) O filhote pia o tempo todo baixinho ou não?

3) mandem qq coisa para eu poder ficar mais calma, pq tô morrendo de medo de acontecer algo de errado.

Obrigada queridos!

Parabéns. Eles vão nascer provavelmente no intervalo de 1 dia sim e um dia não.

Fique calma e tranquila, da mesma forma que a natureza agiu para eles nascerem, eles vão crescer fortes e saudáveis. Faça como o colega citou, limpe o ninho as vezes e deixe bastante alimento a disposição, neste período de alimentação dos filhotes eles comem muito e como você não tem muito tempo disponível para ficar vigiando eles sempre é bom deixar muita comida, e uma grande variedade de alimentos. Coloque ovo cozido, milho, se eles não se alimentarem de farinhada/ração extrusada tente fornecer, o importante é não deixar apenas sementes.

Boa sorte com as crias :x

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada! 

Olha o primeiro nenem aí gente... tão pequinininho. 

O segundo ovo n está galado então temos q esperar até sexta para nascer o segundo filhote. 

Vou dando noticias!!!

Quando tiver um tempinho, crio um tópico para os meus bebês!!! ❤

Boa noite a todos!!!

20180409_194353.jpg

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Gente, consegui pegar o filhotinho e tirar uma foto pra vcs verem.

Achei o papo dele com varios carocinhos, e aquele pontinho preto embaixo. Da vez passada q eles reproduziram n lembro disso... é assim mesmo?

Tirei a foto pra vcs me ajudarem.

20180410_140054.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Tô ne sentindo muito mal, pois achei q essa bolinha preta era o por onde saia o coco, mas não é o umbigo do filhote. E o que eu fiz? Tirei essa casca, depois percebi q ele defecou essas sementinhas que estão no papo dele e vi q saiu por outro buraco.

Mas não saiu sangue não, só uma aguinha... mas estou triste pq fui metida a sabe tudo e me ferrei... não podemos interferir na natureza ela é sabia. 

Estou c medo de q aconheça algo com o filhote por causa disso, inflamação... sei lá.

Se puderem mais uma vez me ajudar? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...