Jump to content

Iniciante com calopsita


MarinaFerreira

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Sou nova no fórum e nova no ramo de cuidar de calopsitas rs

Comprei uma calopsita macho, cinza cara branca há uma semana. Ele está com a asa cortada, e o vendedor me disse que ele tem mais ou menos 4 meses. Nos primeiros dias ficou muito agitado, e seguindo o que o vendedor disse, deixei ele na gaiola por uns três dias.

 

Ultimamente tenho deixado ele sair e andar pelo quarto, mas depois do primeiro dia que saiu, ele tem ficado muito parado! Ficou um dia todo debaixo da cama, às vezes escolhe alguns cantinhos e fica parado lá, tira cochilos e mexe a cabecinha quando escuta algumas coisas na rua. Mas não sai do lugar. Esse comportamento é normal? Estou estranhando muito, porque no primeiro dia ele gritou e correu dentro da gaiola o dia todo, não deu sossego! Agora, quando ele está solto, só fica parado, não sai do lugar nem pra comer. Também não come na minha mão, e eu acabo levando a gaiola ou o potinho de comida pra perto dele, aí ele entra e come.

Quando está na gaiola, come bastante, anda de um lado pro outro, fica agitado, grita... aí eu deixo ele sair, ele vai pra um canto e não sai mais. Hoje, por exemplo, está debaixo da cadeira. Abri a gaiola, ele andou um pouco, entrou ali debaixo e está ali desde meio dia. Quando eu chego perto, ele se empluma todo. Não sobe no meu dedo de jeito nenhum (subiu uma vez dentro da gaiola, e depois nunca mais), também não gosta que eu pegue ele. Ele só me deixa passar o dedo na barriga, mas ainda assim às vezes me bica. Fico pensando se não estou fazendo alguma coisa errada, vejo muita gente postando aqui no fórum foto de calopsita recém comprada na mão, no ombro, no dedo... e o meu não gosta nem que eu chegue perto! rs É assim mesmo? Ele pode ser uma calopsita mais "na dele?" Nunca tive um pássaro, estou achando muito diferente de cachorro/gato que no primeiro dia já se acostuma com as pessoas rs Vocês tem alguma dica pra passar sobre isso?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que é totalmente normal para os primeiros dias.

Algumas calopsita são mais calmas porque foram criadas na papa e tem MUITO contato com as pessoas desde pequeno. Talvez não foi assim que o seu tenha sido criado.

Além disso, cada ave tem a sua personalidade. Da mesma forma que cada um de nos temos a nossa. Muitos irmãos tem criação igual, mas são pessoas completamente diferentes. As aves também são assim. Cabe conhecermos bem nossa ave e aceitar. Talvez realmente a sua calopsita seja na dele.

Só algumas dicas:

Não deixe ele ficar comendo fora da gaiola. Usar a comida para amansa-lo é legal, pode ser feito (oferecer na sua mão para ele comer). Mas deixar um pode de comida não chão não é bom. Já tive muitos problemas com isso. Quando o meu chegou aqui em casa eu deixava ele comer onde quisesse. O problema é que ele perdeu o senso de casa, de lugar dele. Passou a se recusar entrar na gaiola. Grande transtorno.

O bom não colocar a ave no chão. Embaixo da cama, geladeira. Porque assim ele não tem contado com você. Deixe ele solto onde ele possa te ver. Em cima da mesa, do sofá, da cama. Mesmo que ele fique longe de você ainda terá contato contigo.

Lembre de cortar as duas aves. Nunca uma só.

Forneça alimentação variada. Não fique só nas sementes. Ração extruzada, couve, milho e ovo cozidos, cenoura. Quanto mais cedo acostumar mais problemas você evita.

Poste fotos dele!!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 25/03/2018 at 16:34, Rogério M. disse:

Eu acho que é totalmente normal para os primeiros dias.

Algumas calopsita são mais calmas porque foram criadas na papa e tem MUITO contato com as pessoas desde pequeno. Talvez não foi assim que o seu tenha sido criado.

Além disso, cada ave tem a sua personalidade. Da mesma forma que cada um de nos temos a nossa. Muitos irmãos tem criação igual, mas são pessoas completamente diferentes. As aves também são assim. Cabe conhecermos bem nossa ave e aceitar. Talvez realmente a sua calopsita seja na dele.

Só algumas dicas:

Não deixe ele ficar comendo fora da gaiola. Usar a comida para amansa-lo é legal, pode ser feito (oferecer na sua mão para ele comer). Mas deixar um pode de comida não chão não é bom. Já tive muitos problemas com isso. Quando o meu chegou aqui em casa eu deixava ele comer onde quisesse. O problema é que ele perdeu o senso de casa, de lugar dele. Passou a se recusar entrar na gaiola. Grande transtorno.

O bom não colocar a ave no chão. Embaixo da cama, geladeira. Porque assim ele não tem contado com você. Deixe ele solto onde ele possa te ver. Em cima da mesa, do sofá, da cama. Mesmo que ele fique longe de você ainda terá contato contigo.

Lembre de cortar as duas aves. Nunca uma só.

Forneça alimentação variada. Não fique só nas sementes. Ração extruzada, couve, milho e ovo cozidos, cenoura. Quanto mais cedo acostumar mais problemas você evita.

Poste fotos dele!!

 

Então, tem algum tempo que estou com ele. Ele está BEM mais acostumado comigo, quando me bica, é sempre de levinho, não machuca (chegou a arrancar sangue do dedo do meu pai rs). Mas ainda assim não gosta que encosta. Come na minha mão quando ofereço, sobe no meu braço pra tentar beliscar a capinha do celular... mas continua paradinho, no canto dele, sem se aproximar. Acho que ainda está um pouco assustado com o ambiente, se eu pego algo muito diferente ele se assusta e corre. Mas parece que o jeito dele é um pouco mais parado mesmo. 

Tentei dar cenoura, cortei pedaços pequenos, mas ele correu de medo quando viu! ahahha' Ainda vou tentar milho, couve e ovo cozido. Obrigada pelas dicas!!

 

Olha ele aqui (adora um cadarço rs): 

IMG_20180405_083238465.jpg

IMG_20180406_084748912.jpg

IMG_20180406_085304418.jpg

Em 25/03/2018 at 20:36, Lucas Andrade disse:

Como ele é durante a manhã quando está solto, quieto ou agitado?

Tenho uma fêmea muito reservada, mas na parte da manhã ela é sempre muito agitada.

Fica muito agitado quando acorda, mas depois que eu solto ele, ele fica quietinho. Fica a maior parte do tempo brincando com cadarço de tênis e umas coisinhas assim. Acho que esse é o jeito dele mesmo :)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 06/04/2018 at 09:16, MarinaFerreira disse:

Então, tem algum tempo que estou com ele. Ele está BEM mais acostumado comigo, quando me bica, é sempre de levinho, não machuca (chegou a arrancar sangue do dedo do meu pai rs). Mas ainda assim não gosta que encosta. Come na minha mão quando ofereço, sobe no meu braço pra tentar beliscar a capinha do celular... mas continua paradinho, no canto dele, sem se aproximar. Acho que ainda está um pouco assustado com o ambiente, se eu pego algo muito diferente ele se assusta e corre. Mas parece que o jeito dele é um pouco mais parado mesmo. 

Tentei dar cenoura, cortei pedaços pequenos, mas ele correu de medo quando viu! ahahha' Ainda vou tentar milho, couve e ovo cozido. Obrigada pelas dicas!!

 

Olha ele aqui (adora um cadarço rs): 

IMG_20180405_083238465.jpg

IMG_20180406_084748912.jpg

IMG_20180406_085304418.jpg

Fica muito agitado quando acorda, mas depois que eu solto ele, ele fica quietinho. Fica a maior parte do tempo brincando com cadarço de tênis e umas coisinhas assim. Acho que esse é o jeito dele mesmo :)

seu bb é um pérola cara branca, realmente é um macho mas a idade eu acredito que esteja errada.

no meu ver ele parece ter mais o menos 6 meses pois um pouco do pérolado das costas dele ja sumiu e a carinha dele esta ficando branquinha já e ele tbm me parece portar arlequim, mas certeza msm só depois que ele perder todo o pérolado!

Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, gianbonin1 disse:

seu bb é um pérola cara branca, realmente é um macho mas a idade eu acredito que esteja errada.

no meu ver ele parece ter mais o menos 6 meses pois um pouco do pérolado das costas dele ja sumiu e a carinha dele esta ficando branquinha já e ele tbm me parece portar arlequim, mas certeza msm só depois que ele perder todo o pérolado!

Ele perdeu ainda mais do perolado nas últimas semanas, as asas dele estão um pouco mais escuras que antes.

Como é a mutação Arlequim em um cara branca? Essa é a que tenho mais dificuldade de identificar 

IMG_20180511_111118351.jpg

IMG_20180505_163411656.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, gianbonin1 disse:

assim seria um arlequim cb 

10277049_631980546886534_6592411464850892063_n.jpg

mas ele teria filhotes assim se vc colocar ele com uma femea arlequim cb ou que porte arlequim, isso se ele realmente portar

Que lindo :x

 

Quando você fala que o meu parece portar Arlequim, onde nele você conseguiu identificar essa característica?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...