Jump to content

Reprodução mal sucedida


carlosschmitz

Posts Recomendados

Boa tarde a todos,

Estou muito triste. Minhas calopsitas por 2 vezes tiveram a reprodução mal sucedida.

Na primeira foram 5 ovos, 4 galados e 1 não. Eles não chocavam direito, tinham dias que eles dormiam no ninho e tinha dias que não. Resultado: quando tirei os ovinhos pois já tinham se passado mais de 45 dias da postura vi que alguns embriões se desenvolveram até certo ponto e morreram.

Deixei descansar por uns 2 meses e voltei a colocar o ninho.

Na segunda vez foram 4 ovos, 3 galados e 1 não. Nesta postura parecia que ia dar certo pois na maioria do tempo a fêmea chocava, dormia no ninho, as vezes revesavam. Mas novamente não nasceram os filhotes e os ovos ficaram com manchas pretas.

Eu segui varias dicas que li aqui no fórum como, não mexer no ninho, manter com bastante maravalha, colocar banheira, aumentar a alimentação e variar. Mas não deu certo. Agora não vou colocar o ninho antes da primavera pois aqui no sul faz muito frio no inverno e a chance de dar errado é maior ainda.

Alguém tem alguma dica pra me dar ou algum toque para que eu consiga tirar filhotes dos meus amados bixinhos. O nome deles são Pipita (macho) e Chica (Fêmea).

Agradeço desde já as participações.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi eles são novos? Às vezes aves muito novas demoram a acertar o processo! E deixar a gaiola em um lugar só, nao mudar ela de lugar, respeitar o horário de luz pra eles ficarem acordado e respeitar o horário sem luz pra eles dormirem! E evitar muita agitação perto da gaiola!

Link para compartilhar
Share on other sites

Leandro bom dia,

Agradeço pelo seu retorno. Sim o macho tem mais ou menos 1 ano e 8 meses e a fêmea eu não sei porque eu ganhei ela mas já está a mais ou menos uns 9 meses comigo mas já veio adulta. Bom eu vou tentar novamente após o inverno me atentando as dicas. Talvez seja pela inexperiência deles mesmo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Cara calopsita não há muito segredo, deixe em um local tranquilo que tenha pouco acesso de pessoas , não abra o ninho e nem faça ovoscopia pq até os não galados servem de apoio para os filhotes e ajuda a fêmea não pisar neles. Ela tendo uma boa alimentação, uma fonte de cálcio, banho e água filtrada diariamente irão reproduzir bastante kkk. Tive um casal que não aceitava ovoscopia e nem abertura ou limpeza do ninho, porém se eu nem olhasse reproduzia e alimentava melhor os filhotes que outros casais que aceitavam o manejo do ninho. Coloque um mix de sementes, em outra vasilha uma farinhada, ração extruzada, milho verde pré-cozido (revezando a cada 3 dias com uma maçã, ovo cozido por exemplo, retire no mesmo dia para não estragar kkk), osso de siba e se possível ministre um suplemento de vitamina na época de postura pra ajudar a fêmea ter forças suficiente para alimentar bem os filhotes quando vier nascer e evitar stress. Quando nascer os filhotes, matenha a mesma alimentação e acrescente painço e alpiste como outra fonte de alimento, pois eles preferem sementes menores e mais moles para alimentar o filhote. Boa sorte!

Editado por jader.carneiro
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Carlos, como já houve fracassos anteriores e pelo que você descreveu, seria interessante investigar a saúde de seus pets. Se você seguiu orientações quanto ao manejo adequado para procriar e não deu certo tem que partir para outra tentativa. Muitas das vezes os pais portam algum tipo de doença , sem manifesta-la, e quando da fecundação pode contaminar o ovo passando para o embrião ocasionando a morte dentro do ovo.

Eu antes de colocar o ninho preparo o casal reforçando a alimentação com polivitaminicos, probioticos e vermifugos (semente de abobora é uma opção)

P.S. (é meu manejo, não quer dizer que é o correto e também não estou aconselhando a faze-lo, escrevo isto antes que algum engraçadinho diga que não sou VET pra receitar). 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...