Jump to content

Calopsita perdendo sangue


Kamchatka

Posts Recomendados

Boa tarde,

Minha calopsita, a Mel, foi mordida por um cachorro. O desespero foi grande. Ela perdeu muitas penas e ficou com feridas graves, mas quase não perdeu sangue.

O veterinário passou uma pomada de calêndula, para evitar inflamações ou o desenvolvimento de tumores, e ela está reagindo muito bem.

Hoje, porém, quando fui passar a pomada, que deve ser ministrada 3 vezes ao dia, a Mel bateu a asa mordida e um cartucho começou a sangrar. Estanquei na hora com pedra Hume, mas ela perdeu bastante sangue, porque ficou agitando a asa.

Levei ao veterinário, e ele falou que fizemos o certo, mas que é para observar a alimentação dela, e voltar amanhã.

No entanto, ela não quis comer por umas duas horas, então entrei com a papinha. Ela ficou amuada, mas estava melhorando um pouco.

O problema é que, quando fui dar a papinha novamente, ela voltou a sangrar. Passei a pedra Hume na hora, mas demorou a parar, e ela perdeu mais sangue.

Assim que estancou, forcei mais um pouco de papinha e de água (que está com dipirona, omeprazol, calmante e tudo o mais que o veterinário passou há 5 dias, devido às mordida).

Ela está bem fraquinha, dormindo, mas estou com muito medo de ela não aguentar. Só irei ao veterinário pela manhã, e a noite é longa para um passarinho. 

O que vocês sugerem como medida para dar a papinha sem que ela volte a sangrar? Ela não aceita tomar sozinha, então tenho que a imobilizar, mas esse movimento deixa ela agitada e pode fazer com que sangre novamente.

Agradeço qualquer ajuda!

 

 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Que situação triste, mas você está fazendo tudo correto!!

Pelo que entendi ela sangra sempre que você tenta dar papa. Se for isso, talvez seja melhor suspender a papa dela por hoje.

No meu pensamento de leigo é melhor ela ficar a noite sem comer do que perder mais sangue. Penso que qualquer pequeno sangramento é muito coisa para uma ave.

Minha opinião apenas. Amanhã o veterinário saberá avaliar melhor.

Link para compartilhar
Share on other sites

Além da pomada não foi medicado mais nada? Tente não estressar ela, pegue uma colher pequena e amasse as pontas em forma de um bico e tente dar sem segurar ela, pq forçar com uma seringa acredito que seja pior... pergunte ao veterinário se pode dar algum suplemento vitaminico visto que perdeu bastante sangue e não está se alimentando sozinha... tente não deixar ela exposta em uma gaiola, coloque no ninho, irá deixar mais quente e evitar insetos incomodando ela nas feridas... veja se a pena não está ferindo ela, pode ser que seja melhor remover... espero que dê tudo certo, aguardamos notícias. Dê preferência a sementes mais moles, coloque um pote de farinhada, um pote de alpiste e painço e outro com o mix de sementes, ovo cozido, milho pré cozido... mime bastante mesmo. Boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...