Jump to content

Calopsita encorujada! O que fazer?


MônicaLeão

Posts Recomendados

Boa noite! Sou a Mônica Leão e desde 2006/2007 possuo uma calopsita macho chamado Thoru.
Ontem (quinta-feira, 12), assim que cheguei em casa, notei que meu animalzinho estava encorujado e um tanto quanto estranho. Sendo o Thoru um bichinho muito alegre e que adora cantar, acabei reparando essa mudança de comportamento nele. Em nenhum momento ele me chamou (como geralmente faz) e nem assoviou seu repertório musical. E como todos os dias, quando fui busca-lo em sua casinha para passar a tarde, percebi o quanto ele estava encorujado. Até mesmo comigo ele ficou quieto. Também ficou sonolento, arranjava um cantinho qualquer para dormir. Dormiu quase  o dia inteiro! Até mesmo no horário da noite, quando adora cantar.  Senti também que ele não estava interagindo comigo. Nas horas em que eu me aproximava de onde ele estava, ele simplesmente me ignorava (continuava a dormir ou não prestava atenção). E bem no finalzinho da noite, quando o coloquei na gaiola, percebi que ele estava bem triste! Cheguei a pensar que ele pudesse estar sofrendo de alguma carência, mas visto que nos dias anteriores ele não estava assim, descartei a possibilidade. O Thoru é figura cativa daqui de casa, sua gaiola é grande e não fica muito distante da sala, a todo momento ele fica comigo, tem companhia também dos outros membros da família e eu não desgrudo dele para nada!  Não sei mesmo o que aconteceu e muito menos se isso é algum sinal de doença, mas estou bem preocupada.
Hoje (sexta-feira, 13) ele amanheceu um pouco melhor mais ainda assim não está cantando como de costume e continua um pouco encorujado.
Gostaria de saber, o que pode ser isso? Ele está doente? Alguém passou por algo parecido?
Eu não tenho veterinário especifico para aves em minha região, então se alguém souber de algum aqui no Rio de Janeiro ou até mesmo em Niterói, por favor, deixe aqui a sugestão! Eu agradeço!

OBS.: Ano passado eu perdi uma fêmea que convivia com o Thoru a bastante tempo, eram um casal. Ele automaticamente ficou muito mais manso depois da perda, mas não mostrou nenhum tipo de "luto" ou mudanças grotescas em sua personalidade.  Só agora, meses depois que ele está apresentando esse quadro. E com isso, me surgiu uma dúvida: Já que está sem a fêmea, poderia o Thoru estar entrando em alguma "fase de reprodução" e por isso essa mudança repentina nele?

Segue abaixo as fotos:

1) Foto de Quinta feira.
Aqui foi o momento em que percebi o Thoru encorujado e a mudança de comportamento.
30185017_10216537077407387_1512049740_n.jpg.903508c302a00af62fd03a5d401b341d.jpg

2) Como relatei para vocês, aqui o Thoru ficou a maior parte do tempo arrumando um cantinho e dormindo/sonolento.
 30184611_10216537074847323_2020251683_n.jpg.7cb546aca1693a979d10170935f3c275.jpg

3) Momento em que o coloquei na Gaiola e percebi sua "tristeza". Ele ficou olhando para baixo/nessa posição praticamente uns longos minutos.
 30422045_10216537072487264_722681153_n.jpg.2f8420193a690e1cb049dce3f53170c8.jpg

4) E por fim, foto tirada HOJE a tarde.
30180433_10216537072087254_1529170404_n.jpg.8642cb015c87146409c47e32af8febd1.jpg

5) Segue também a foto das fezes. De ontem para hoje não houve nenhuma alteração na textura, cheiro e nem cor.
30120546_10216537322013502_2021586421_n.jpg.7f7fa8a5ea161f4b79c49024551970ac.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Se meses atrás a companheira dele morreu, pode ser que ela estivesse doente e ele tb. Como estava incubada a doença estava esperando uma brecha no sistema imunológico. 

Faça exames pelo são Camilo, entre no site, se cadastre e eles entram em contato. Reforce a alimentação dele. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Esqueci de colocar no texto acima, mas a fêmea faleceu pois estava com o ovo "entalado". Daí acabou infeccionando e levanto ao óbito. No caso, seria o primeiro filhote.
Mas obrigada pela sugestão! Vou me cadastrar no site sim e fazer uns exames no Thoru.

Abraços!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 months later...

Olá @cLoconte !
Agradeço sua pergunta! Por fim, também acabei esquecendo de publicar uma atualização.
Depois desse ocorrido, o Thoru continuou "cabisbaixo" durante algumas semanas, mas logo, por incrível que pareça, melhorou.
Ainda não sei te dizer o que realmente aconteceu, mas ele melhorou de uma hora para outra.
Continua cantando (ainda mais que antes) e, aparentemente, não está apresentando nenhum quadro "anormal".
Ao meu ver, acredito que tenha sido mesmo alguma fase de luto por causa da outra calopsita.

Abraços!

Obs.: Como no meu bairro/cidade não tem nenhum outro veterinário que cuide especificamente de calopsitas, (Apenas aquele que levei a minha antiga fêmea e peguei um certo trauma), resolvi arriscar e cuidar do Thoru em casa. Colocando-o em observação e etc.
Mas caso você ou alguém esteja passando por algo parecido, não hesite em procurar um bom veterinário!
No meu caso, dei "sorte". Mas sendo a calopsita um animal tão frágil, melhor não vacilar!

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...