Jump to content

Aparar asas


Lucas Martins Gomes

Posts Recomendados

Olá pessoal! 

Eu não tenho experiência com calopsitas e fui tentar aparar as asas das minhas junto com meu irmão. Uma delas é mansa, mas nas várias tentativas do meu irmão de pegá-la, ela furou o dedo dele com uma bela bicada e voou desnorteada com medo, então acabamos desistindo, pois me deu dó e medo de que ela ficasse arisca comigo. 

Eu sinceramente acho q aparar as asas de uma calopsita a torna desconfiada do dono, pois foi o q aconteceu comigo no dia seguinte, ela tem medo de receber carinho, de vir no meu ombro e de subir no meu dedo. 

Não sei o q fazer, devo usar luvas? 

Tem alguma forma de amenizar a tensão nesses momentos? 

Estou pensando em não aparar as asas delas, é arriscado, mas eles sofrem menos. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sempre recomendo cortar. Aqui em casa eles detestam que cortam as asas, mas faço mesmo assim.

Acho que o segredo é ser rápido. Com ajuda de alguém eu corto as duas asas em 10 segundos. É tão rápido que não tem tempo de traumatizar. Logo em seguida deixo elas quietas.

Mas cada caso é um caso. Veja qual é o melhor para sua.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O meu também deu uma bela bicada no dedo do meu pai, quando a gente foi cortar as asas dele. Depois meeu pai pegou ele com um pano enrolado na mão e imobilizou o corpinho dele (já tem mais experiência com aves, eu não sei como faz). No dia que a gente cortou ele ficou arisco e não deixava nem chegar perto, mas hoje já está bem mais mansinho. As asas já estão crescendo de novo, mas acho melhor cortar e deixar eles bravos com você por alguns dias do que deixar a asa inteira e eles se machucarem voando por ai. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pelas dicas pessoal.

Eu vou cortar as asas delas sim, até pq eu achei essa calopsita cara branca na foto do meu perfil no quintal de casa, ninguém veio procurar então eu fiquei com ele, mas depois ele acabou fugindo por uma fresta na telha do meu quarto que eu nem sabia que existia, então eu comprei outra para ficar com minha lutino. Como eu gosto de soltá-los de manhã, elas não podem levantar voo para não alcançar a fresta.

Vou comprar uma luva grossa pra poder cortar a asa delas, principalmente do macho que tem uma bicada potente kk.

Não tem nem 6 meses que eu sou dono de calopsita e comecei a me interessar depois que achei aquela no meu quintal, por isso sou bem inexperiente.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Sei que é apenas um modo de falar, mas é bom deixar claro para evitar mal entendidos (para quem é novo com criação de aves) que "aparamos" as penas das asas, e não "cortamos" as asas, pois isto seria uma lesão séria na ave, e é tudo o que precisamos evitar. Eu crio minhas aves sem aparar as penas, porque eles adoram voar e isto é um ótimo exercício, mas tive que "telar" todas as janelas de casa.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Carone.. bem lembrado.. 

Eu comprei uma calopsita fêmea ha um ano atrás .. e o rapaz disse q ela estava com as asas aparadas.. depois de um tempo percebi que na verdade a asa direita foi cortada.. e isso além de ser doloroso.. a calopsita não vai poder planar na hora de descer de algum lugar mais alto.. ela simplesmente vai pular de peito no chão.. por isso temos que ter muito cuidado na hora de aparar as asas.. 

As minhas eu não aparo mais.. e sempre que o macho voa ele volta .. pq o viveiro dele eh o lugar que ele se sente seguro e tbm pq a fêmea fica no viveiro ja que não pode voar..

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Ewerthon_ts disse:

Carone.. bem lembrado.. 

Eu comprei uma calopsita fêmea ha um ano atrás .. e o rapaz disse q ela estava com as asas aparadas.. depois de um tempo percebi que na verdade a asa direita foi cortada.. e isso além de ser doloroso.. a calopsita não vai poder planar na hora de descer de algum lugar mais alto.. ela simplesmente vai pular de peito no chão.. por isso temos que ter muito cuidado na hora de aparar as asas.. 

As minhas eu não aparo mais.. e sempre que o macho voa ele volta .. pq o viveiro dele eh o lugar que ele se sente seguro e tbm pq a fêmea fica no viveiro ja que não pode voar..

Ewerton, crio minhas calopsitas soltas, e sempre fico com dúvida sobre o cortar/aparar as asas.

Tinha 5, mas uma delas voou e não voltou. 

No início, quando comprei os primeiros dois filhotes, vieram com apenas uma asa cortada, mas eles estavam se machucando muito, um chegou a cortar o peito.

Então eu vi um vídeo que falava que o correto era aparar as duas asas, deixando somente as penas maiores inteiras para elas terem equilíbrio.

Assim que uma delas voou...

Em um grupo do Face um administrador disse que precisamos aparar as 10 pelas (de fora pra dentro) dos dois lados. Vou compartilhar a foto que colocaram lá.

Agora eu não sei de que maneira seria melhor.. 

FB_IMG_1525539732672.jpg

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Ana Burle, tudo bom? 

Olha só, quando eh cortada apenas uma das asas a calopsita fica sem controle de vôo e tbm não consegue planar.

Quando eh cortada as dez penas ela tem um controle melhor mas ainda assim não consegue planar bem! 

Quando vc deixa as duas penas penas de fora além de melhorar a estética, elas conseguem ter um bom controle de vôo e tbm conseguirá planar e pousar direitinho! 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...