Jump to content

Clamidiose/Psitacose


Rodrigo

Posts Recomendados

Boa tarde,

Meu nome é Rodrigo,

Possuo uma calopsita de aproximadamente 5 meses e, sou um curioso no assunto. Por favor, gostaria de saber se a calopsita é um portador assintomático da clamídiose (conhecida também como psitacose)? Grato.

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Rodrigo, só daria pra saber se sua calopsita porta a bactéria chlamydophila psittaci fazendo exames laboratoriais, e mesmo assim não é garantido, pois muitas vezes elas se tornam portadoras assintomáticas e não manifestam, podendo dar negativo nos exames.

Então, se o pássaro não manifesta é mais complicado de diagnosticar.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Dependendo de quanto tempo você está com ela já da para saber se ela poderá ser portadora ou não de clamídia, pois mesmo que ela não possua nenhum sintoma, após a quarentena você pode desconsiderar essa possibilidade dela ser portadora, pois um passaro que contrai essa doença em aproximadamente 20 dias manifesta algum sintoma provenientes da doença, essa é uma doença que não fica incubada por meses como no caso da mycoplasma onde o vírus é resistente e pode ficar no ambiente por meses e meses.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pelas respostas Ricardo e Célia, ambos foram bem claros. Bom, Célia, e se também for o caso, Ricardo, no caso de meu psitacídeo contrair a doença clamídia, obrigatoriamente nos primeiros 20 dias algum sintoma será manifestado? Já no caso de minha ave ter já vindo do pet shopping com a doença, ter a contraído ainda em mãos do criador, ou se não na própria Cobasi (loja em que adquiri o meu animal), neste caso, ele sendo um portador assintomático não há como eu saber? Correto? Muitíssimo obrigado pela atenção de ambos!!! Espero estar cada vez mais por dentro do assunto, sou curioso se tratando de animais.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se ela estiver com a imunidade alta, no início não apresentará nenhum sintoma, mas com o passar do tempo apresentará algum sintoma, pode não ser fisico por isso precisa se atentar muito. Alguns sintomas são fezes com cores verde claro, secreções nas narinas e olhos, olhos inchados com conjuntivite, penas arrepiadas e em estado avançado encorujada. Alguns anos atrás comprei uma que estava com clamídia, ela já tinha uns 40 dias que estava na loja e ninguém percebeu que estava doente, quando levei para casa no primeiro dia notei que ela era ativa, se alimentava bem, interagia normal, mas enquanto fazia tudo isso as peninhas ficavam levemente arrepiada, fiz o exame e deu positivo.

Eu tenho uma albina que comprei na Cobasi e nunca tive problemas, mas a uns dois anos atrás encontrei uma mutação que eu desejava muito e era difícil de achar, comprei e ele veio doente, também percebi nos primeiros dias, mas era uma outra doença e ele acabou morrendo. Gastei com ele quase cinco vezes o tanto que paguei nele e meu veterinário disse que não gosta de aves de lá, pois ele conhece o criador que vende para eles os passaros e diz que ele devido a grande quantidade de passaros que vende sai pegando aves de tudo quanto é pessoa que tem filhotes, dai não tem como saber a procedência. Disse que já foi muitas pessoas com calopsitas contaminadas de clamídia que diziam ter comprado lá. Depois dessa experiência frustrante nunca mais comprei lá, evito até ir olhar os passaros que estão em exposição para venda para não cair na tentação.

O ideal é você fazer os exames básicos de clamídia, salmonela, mycoplasma e parasitológico completo, assim você previne e fica mais seguro. Toda vez que compro alguma nova eu faço esses exames, assim tenho a garantia que não estarei contaminando o resto da turminha. Acho que ela não terá nada, temos que pensar positivo que assim não atraimos coisas ruins. Pensamento positivo.

Link para compartilhar
Share on other sites

A Célia explicou direitinho, muitas vezes o pássaro porta a doença, mas só manifesta quando passa por algum estresse e há uma baixa na imunidade, sendo que se a ave é portadora assintomática, por vezes nem os exames conseguem detectar a bactéria, pois ela é expelida em quantidades minímas.

Sobre comprar animais em pet-shops, eu não recomendo, o ideal é sempre procurar um criador, pois a maioria dos pet-shops visam apenas os lucros e compram pássaros mais baratos de criadores pouco responsáveis.

Link para compartilhar
Share on other sites

Mais uma vez obrigado pela atenção de ambos. Então mesmo minha calopsita sendo uma portadora assintomática da bactéria chlamydophila psittaci, em um momento de baixa imunidade virá a apresentar algum sintoma da mesma, por isso importante a atenção. E no caso de uma portadora assintomática, a única forma de descobrir é bem atento a sinais como por exemplo fezes esverdeadas. Agradeço muito os conselhos com relação a pet shoppings, como é o caso da Cobasi. Se um de vocês puder me dizer aonde que posso solicitar o exame para detecção da bactéria? E o tratamento, como funciona? Alguém sabe me informar? Espero não estar abusando da boa vontade de ambos! Minha curiosidade é tanto que, quem sabe um dia não resolvo cursar veterinária. Receio de pesquisar na internet pois não desfruto de fontes seguras. Não desconfio que meu Abreu seja portador da doença, mas, "o seguro morreu de velho", então, sempre bom a confirmação. Grato!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Rodrigo, se você quiser fazer os exames existem vários laboratórios que podem ser utilizados, os mais conhecidos são o São Camilo e o Unigen, é só entrar no site e solicitar o quite de coleta que eles lhe enviam por correio.

Agora se der positivo, o tratamento é melhor que seja realizado por um veterinário. 

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...