Não recomendo passear com calopsitas. São aves que se assustam com muita facilidade, e por mais que as asas estejam cortadas, continua sendo uma experiência estressante e extremamente perigosa. Desde gavião até gatos e cachorros, num instante a ave pode morrer ou se machucar gravemente. O ideal é mantê-los dentro de casa.
Existem pessoas que treinam calopsitas para voo livre, talvez você tenha interesse em pesquisar sobre. Ainda assim, requer muito treino e conhecimento e continua sendo perigoso.
Sobre a gaiola, meu macho também é extremamente apegado com a gaiola dele. Já troquei duas vezes e ele fica doido. O que me ajudou foi colocar a gaiola antiga perto da nova, no campo de visão dele. No mais, com o tempo eles se acostumam.
Concordo com você, é bastante trabalhoso criar aves, mas é tão gratificante vê-los felizes. Você não é um mau tutor, só de pesquisar e se adaptar às necessidades deles, já é excelente. Outra coisa importante, tem aves que não vão demonstrar tanto apego com pessoas. Podem amar e ainda assim vão ser mais próximos com outras aves, ou preferirem o próprio espaço. Isso não nos faz tutores ruins, cada ave tem sua personalidade. Cuidar bem deles mesmo quando não demonstram afeto da forma convencional é a maior forma de amor que tutores de animais exóticos podem ter.