Jump to content

Viveiro com armação de alumínio e tela casanet DIY


Marcelo França

Posts Recomendados

Olá galera após postar no tópico viveiro do Mamute aceitei a sugestão da Célia Maia e criei este tópico para ficar separado daquele, peço desculpas por não ter feito assim antes, enfim gostaria de compartilhar com vocês um viveiro que eu mesmo estou terminando de fazer aos fim de semanas e horas vagas, possui a dimensão de 2 x 3 x 0,70 (altura x largura x profundidade), utilizei réguas de alumínio, cantoneiras de alumínio tipo "L", cantoneiras de ferro para junção das extremidades, muitos arrebites, arruelas e tela Casanet, preciso de algumas sugestões para fazer um fundo eficiente na limpeza, poleiros ou galhos de frutíferas? Quantos exemplares posso colocar nesse ambiente? Que material usar para fechar o viveiro a noite? Como dispor a alimentação no viveiro? fiz uma portinha com intuito de entrar dentro do mesmo para cuidar e limpar, gostaria de sugestões, críticas construtivas também...

Obrigado

Marcelo

001.jpg

002.jpg

003.jpg

004.jpg

005.jpg

006.jpg

007.jpg

008.jpg

009.jpg

010.jpg

011.jpg

012.jpg

20150806_130210.jpg

20150806_125826.jpg

20150806_125851.jpg

No caso não tem como apagar mais, mas começaria tudo de novo. Nem precisaria mover o viveiro, mesmo lavando a água passaria por baixo.Você poderá lavar somente uma vez por semana e nos outros dias raspar as caquinhas e passar um pano úmido. Não convém colocar jornal, papelão ou qualquer outro papel, pois as danadinhas comem tudo e não faz bem para elas. Com o chão dessa forma ficou bem legal, não mudou a estética da casa.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Copie a resposta do outro tópico para dar continuidade nesse.

Está ficando ótimo, parabéns pela sua criatividade. Marcelo, eu manteria o fundo como está sem fazer nada, somente tomando o cuidado dele ficar próximo ao chão para não escaparem por baixo, mas a impressão que deu nas fotos é que ele já está rente ao chão. Como seu chão é de piso frio, facilitaria muito a limpeza, pois poderá no final do dia raspar com uma espátula e passar um pano úmido com desinfetante. Não tenho viveiro como o seu, mas o meu piso é igual e eu faço isso todo dia aqui em casa e é muito rápido para limpar. Você poderia abrir um tópico somente para você, assim as pessoas poderiam ver e não confundir com o outro viveiro.

Agora dando continuidade, o poleiro mais indicado de arvores frutíferas e os feitos com galhos de goiabeira, pois são mais duráveis, agora você pode fazer com outros tipos de arvores frutiferas, apenas limpe e desinfete bem. Como você está em São Paulo, existe um pronto que vende na Cobasi, lá eles tem muitos brinquedinhos e adereços para passaros bem baratinhos e outros nem tanto, mas que você pode ir comprando aos poucos. Os brinquedos dos meus a maioria é da loja próxima do Center norte, mas tem a loja do Cobasi da Leopoldina que fica próximo do Ceasa e tem a casa do papagaio dentro, lá a variedade de brinquedos e afins é muito grande, vale a pena o passei até lá no fim de semana, você compra bastante coisinhas e gasta pouco.

Esse viveiro ficou show, deve caber brincando ai umas 20 calopsitas ou até mais. Você pode fazer uma prancha de madeira e prender na tela para colocar os ninhos ou colocar ganchos nele e prender direto na tela. Somente lembre que para a quantidade de casal deverá ter pelo menos 1 ninho para cada evitando assim brigas, ou você poderá reproduzir numa gaiola menor e passar para o viveiro grande depois. Você pode pedir para uma costureira fazer uma cortina para o viveiro com tnt, pois como o local já é fechado, protegerá elas somente da luz e em dias mais frios poderá aquecer um pouco, ou então fazer um toldo retrátil que fica mais prático.

Os alimentos existem uns potinhos de alumínio que prende uma argola nas telas e os potinhos saem fora, assim facilita a limpeza, você poderá por vários um ao lado do outro e um poleiro a frente deles para que elas tenham apoio para comer. Não indicaria colocar em travessas coletivas, pois estas teriam que ficar no chão e elas poderiam defecar em cima contaminando.

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado Célia, sim esta rente ao chão porém nas laterais está com um espaço que deixei pra no caso de o piso for ser o fundo poder passar água e sujeira no caso de se lavar, minha primeira idéia foi fazer bandejas para por no piso  e grade acima delas para eles não entrarem em contato direto com as fezes mas não ia suportar andar por cima disso, depois pensei como vc disse o piso ser o fundo, na hora da limpeza erguer um pouquinho e mover todo o viveiro pro lado com ajuda de alguém (coloquei quatro alças) e lavar com água e sabão passar o rodo e voltar o viveiro no lugar limpo, pensei também em forrar com jornal ou papelão de caixas eu sempre tenho disso aqui...

Se eu abrir um tópico novo sobre esse meu viveiro como apago essas pastagens que fiz? 

Marcelo

 

Célia Maia

  • Membro avançado
  •  
  • IMG_20140611_122444.jpg.2cb6c401f4a99b9f
  • Membros
  •  639
  • 2.040 posts

 

Postado Ontem às 17:14 · Denunciar post

No caso não tem como apagar mais, mas começaria tudo de novo. Nem precisaria mover o viveiro, mesmo lavando a água passaria por baixo.Você poderá lavar somente uma vez por semana e nos outros dias raspar as caquinhas e passar um pano úmido. Não convém colocar jornal, papelão ou qualquer outro papel, pois as danadinhas comem tudo e não faz bem para elas. Com o chão dessa forma ficou bem legal, não mudou a estética da casa.

 
 
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado Célia pelos comentários, o fundo será mesmo como vc sugeriu, na época de reprodução penso em por o casal em questão num viveiro sextavado com ninho que tenho, ele tem um bom tamanho, sobre fechar com tecido é boa mesmo a ideia, primeiramente pensei em fazer um cobrimento daqueles materiais como toalha de mesa meio tecido com plastico enrolar numa madeira fixar na parte traseira de um dos lados e desenrolar pelo viveiro ate chegar o outro lado prendendo de alguma forma, o TNT acho que até ajudaria esquentar no frio, mas penso senão é fino ou frágil demais para rasgar , existe um TNT mais forte ou são todos iguais?

Para alimentação pensei em por uma bandeja suspensa e nela dispor os comedouros de um lado e água de outro, ou outra bandeja acima somente para água como nas fotos abaixo, a experiencia que tenho com potes de comida nas gaiolas não são boas eles fazem coco dentro pois adoram ficar empoleirados neles, oque vc acha? a Bandeja estaria suspensa na frente da portinha oque facilitaria a remoção pra limpar e trocar comida, penso que conseguiria manter ali na bandeja a sujeira de cascas e restos...

20150807_183157.jpg

20150807_183054.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Então, o TNT existe somente um tipo, mas ele é resistente, eu comprei para os meus viveiros a quase cinco anos e até hoje está inteiro e olha que eu lavo ele na máquina de lavar, sem dizer que é baratinho, na vinte e cinco de março custa menos de 2,00 o metro, você conseguira cobrir ele com menos de vinte reais. De repente você pode colocar alguns ganchinhos em volta dele e somente prender o tecido, nem precisa fazer cortina, nos meus viveiros eu prendo ele embaixo dos plays e prendo com pregador nas laterais e alguns pontos em cima, depois que você acostuma cria uma rotina e faz rapidinho todos os dias. Também já usei desse plástico utilizados como toalha de mesa, mas usei transparente, ele é bom para reter o vento, mas envelhece muito rápido e a poeira gruda e fica feio, sem dizer que o custo é bem superior a esse, entre sete e dez reais. Todo ano eu tinha que trocar pois ficava muito feio.

A bandeja também acho que eles irão subir nela e fazer mais sujeira ainda, vou tirar uma foto da forma que eu imaginei que poderia colocar os potes e posto aqui para você dar uma olhada.

Na verdade você tem que montar e ir fazendo alterações e adaptações, somente com ele montado poderá ter idéia do melhor layout. Meus viveiros são daqueles comprados, mas tive que fazer muitas mudanças até chegar na forma ideal de deixar ele, pois cada situação que acontecia eu tinha uma idéia diferente e ia mudando, criava uma idéia diferente, punha um brinquedinho aqui outro ali e assim fui montando. Vou ver se acho a foto de um membro daqui do clube que fez um e enfeitou muito legal.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Marcelo, ficou perfeito. Elas devem estar adorando essa mansão:D. A cobertura ficou ótima, você prendeu com que? O caimento esta excelente. A luz está pelo lado de dentro ou fora, não consegui identificar. Com isso evitará que elas tenham pânico noturno. Tô começando a gostar da idéia, acho que vou copiar:$:P

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Célia, usei sua sugestão do TNT coloquei velcro nas extremidades do tecido e a outra parte do velcro colei no alumínio da lateral do viveiro porém esta soltando, colei com cola de silicone coloquei uma lampada de led interna que clareia bem, o intuito foi de ser uma luz para iluminar a noite enquanto o viveiro estivesse aberto, acho que ela é muito forte para deixar ligada a noite para evitar o panico más é uma coisa que tenho que pensar, deixar uma luz fraca durante a noite toda ou por um sensor de presença nessa lampada de led para acender quando eles se debatessem como li num post do amigo Lucas Oliveira, oque vocês acham?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

A idéia do velcro foi ótima, tenta pensar em alguma coisa que consiga aderir bem para não soltar. Seria bom ter uma lâmpada acesa direto bem fraquinha para evitar os pânico noturno, pois a noite pode ocorrer e elas se machucarem. A idéia do sensor de presença é boa, mas não evita o pânico e mesmo que acenda, quando elas estão no desespero ficam se debatendo para todos os lados e se machucam na maioria das vezes. Aqui em casa como meu quarto é muito longe da área onde estão, não consigo ouvir a noite, então coloquei uma babá eletrônica na área e outra no meu quarto, quando ocorre delas se assustarem eu ouço e vou correndo acalmar elas, mesmo eu chegando, acendendo as luzes e falando com elas o desespero é tão grande que continuam se debatendo, então eu abro o viveiro e vou tentando segurar as mais assustadas para assim as outras irem acalmando. Eu acho que uma lâmpada bem fraquinha acesa constantemente evita mais o pânico, mas também todas essas providências não adiantam muito, pois quando se assustam não tem nada que impeça elas de se assustarem. Aqui em casa tem épocas que fica o ano inteiro sem ocorrências, mas esse mês aqui para mim foi triste, foram 3 seguidos em menos de 15 dias. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...
Em 07/08/2015 at 19:09, Marcelo França disse:

Obrigado Célia pelos comentários, o fundo será mesmo como vc sugeriu, na época de reprodução penso em por o casal em questão num viveiro sextavado com ninho que tenho, ele tem um bom tamanho, sobre fechar com tecido é boa mesmo a ideia, primeiramente pensei em fazer um cobrimento daqueles materiais como toalha de mesa meio tecido com plastico enrolar numa madeira fixar na parte traseira de um dos lados e desenrolar pelo viveiro ate chegar o outro lado prendendo de alguma forma, o TNT acho que até ajudaria esquentar no frio, mas penso senão é fino ou frágil demais para rasgar , existe um TNT mais forte ou são todos iguais?

Para alimentação pensei em por uma bandeja suspensa e nela dispor os comedouros de um lado e água de outro, ou outra bandeja acima somente para água como nas fotos abaixo, a experiencia que tenho com potes de comida nas gaiolas não são boas eles fazem coco dentro pois adoram ficar empoleirados neles, oque vc acha? a Bandeja estaria suspensa na frente da portinha oque facilitaria a remoção pra limpar e trocar comida, penso que conseguiria manter ali na bandeja a sujeira de cascas e restos...

20150807_183157.jpg

20150807_183054.jpg


Olá Marcelo!

estou pretendendo fazer um viveiro de alumínio também. Como está o seu? É realmente bom e resistente?

como vc fez com o “chão” e com os comedouros para diminuir a sujeira?

 

obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 6 months later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...