Jump to content

Muito Preocupada! Me ajudem galera!!!


Brena

Posts Recomendados

Gente bom dia!

No domingo eu acordei e vi muito sangue na gaiola, na bandeja tinha uma pena do Zeca (meu cara branca) e a asinha estava suja de sangue. Examinei e constatei mais uma peninha quebrada, removi essa pena, limpei a asinha e o devolvi para a gaiola. Ele estava com seu comportamento normal, isso já aconteceu várias vezes, ele é muito estabanado e sempre quebra uma pena, contudo, tenho que confessar que dessa vez tinha bem mais sangue. mas como ele estava comendo, brincando e cantando não dei importância. Ontem de noite ele começou a ficar mais quieto e sonolento, eu o tirei de perto do Kaká que é o seu chamego e ele nem se importou. Hoje de manhã não quis comer, ele colocava a semente no bico e soltava, nem a barra de sementes que ele adora ele quis.  O levei para o veterinário e ele disse que estava tudo normal, que isso era só pela perda de sangue, aplicou uma injeção de vitamina e passou ferro por 10 dias. Como ele não está comendo passou a papinha também (de manhã e de noite), ele deu 5 ml na clínica. 

O que vocês acham? Eu estou com medo de não ser só isso, quando cheguei em casa ele fez coco e saiu toda a papinha com um coco liquido verde claro. Nao sei como devo acomoda-lo, se tenho que aquece-lo, já estou com uma ave em quarentena, nao tenho gaiola pra deixa-lo separado do Kaka.

Antes de ir ao veterinário as fezes dele estavam assim:

IMG_4471.JPG

IMG_4472.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

Pela grande quantidade de sangue que ele perdeu deve ter tido uma hemorragia. É normal eles ficarem sonolentos e fracos depois que isso ocorre. Tenho uma que aconteceu isso a uns dois meses atrás, mas foi durante o dia e eu consegui socorrer ela caso contrário ela teria morrido com tanto sangue que perdeu, veja as fotos que anexei do tanto de sangue que ela perdeu por causa de uma pena quebrada. 

Seu veterinário tomou a precaução correta, vitamina e ferro esses são os únicos complementos indicados. Importante você alimentar ela enquanto estiver fraquinha, pois se não se alimentar pode ficar doente. A minha depois de uns 4 dias já estava ativa novamente e forte. As fezes mais líquidas e a cor um pouco alterada é motivada pela papinha, depois volta ao normal.

IMG_20150519_130537.jpg

IMG_20150519_132255.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pela grande quantidade de sangue que ele perdeu deve ter tido uma hemorragia. É normal eles ficarem sonolentos e fracos depois que isso ocorre. Tenho uma que aconteceu isso a uns dois meses atrás, mas foi durante o dia e eu consegui socorrer ela caso contrário ela teria morrido com tanto sangue que perdeu, veja as fotos que anexei do tanto de sangue que ela perdeu por causa de uma pena quebrada. 

Seu veterinário tomou a precaução correta, vitamina e ferro esses são os únicos complementos indicados. Importante você alimentar ela enquanto estiver fraquinha, pois se não se alimentar pode ficar doente. A minha depois de uns 4 dias já estava ativa novamente e forte. As fezes mais líquidas e a cor um pouco alterada é motivada pela papinha, depois volta ao normal.

IMG_20150519_130537.jpg

IMG_20150519_132255.jpg

Muito obrigada célia! Cobri um pouco da gaiola para que ele fique mais aquecido. A sua calopsita perdeu mais sangue do que a minha! Graças a Deus ela está bem!! Fiz um video dele: https://www.youtube.com/watch?v=fzK3GBJIgy0&feature=youtu.be 

https://www.youtube.com/watch?v=fzK3GBJIgy0&feature=youtu.be

Link para compartilhar
Share on other sites

Lindo ele!!!!:x   Ele parece estar bem, está bem mais ativo do que a minha quando ficou dessa forma. Mas vigie ele pelos próximos dias e se notar algo de diferente corra para o veterinário, pois você tem direito a retorno. É melhor pecar pelo excesso do que pela falta dele.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Lindo ele!!!!:x   Ele parece estar bem, está bem mais ativo do que a minha quando ficou dessa forma. Mas vigie ele pelos próximos dias e se notar algo de diferente corra para o veterinário, pois você tem direito a retorno. É melhor pecar pelo excesso do que pela falta dele.

Brigadinha Celia!! Ficarei de olho!!! Voce acha que continuo com a papinha? 5 ml duas vezes a dia? Tava ate com vontad de aproveitar e da pro outro q ta magrinho, tem problema? beijao!!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe ele junto com o outro assim ficará mais animadinho. Quanto a papinha você deve dar somente enquanto perceber que ele não está se alimentando. A minha comeu somente no dia do acidente, mas mantive ela no viveiro e no outro dia embora dormisse muito acordava e comia, então parei com a papinha. Observe bastante ele, se você ver ele comendo não precisará dar mais. Normalmente eles ficam tristonhos somente no dia do acidente, pois são muito manhosos, acho que ele já deve estar comendo sozinho. Quanto ao outro você tem que descobrir o motivo da magreza, se for genética não adianta pois sempre será magrinho, agora se não for tem que descobrir o motivo, pois pode ser alguma doença e nesse caso convinha dar papinha. Ele ainda é filhote?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe ele junto com o outro assim ficará mais animadinho. Quanto a papinha você deve dar somente enquanto perceber que ele não está se alimentando. A minha comeu somente no dia do acidente, mas mantive ela no viveiro e no outro dia embora dormisse muito acordava e comia, então parei com a papinha. Observe bastante ele, se você ver ele comendo não precisará dar mais. Normalmente eles ficam tristonhos somente no dia do acidente, pois são muito manhosos, acho que ele já deve estar comendo sozinho. Quanto ao outro você tem que descobrir o motivo da magreza, se for genética não adianta pois sempre será magrinho, agora se não for tem que descobrir o motivo, pois pode ser alguma doença e nesse caso convinha dar papinha. Ele ainda é filhote?

Ele não é filhote, é só magrinho. Agora o que achei estranho no acidente foi que no dia e na segunda ele estava super bem, só hoje (dois dias depois) que ele ficou assim.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não tem muito o que fazer, tem que observar e se persistir ou tiver algum outro agravante levar novamente no veterinário, mas pelo vídeo parece que ele está bem.

Celia me acode kkkkkkk. O Zequinha continua sem comer, ele come uma semente e a segunda ele ja coloca no bico e derruba, ontem nao consegui dar papinha, ele nao aceitou e eu nao consigo dar a forca, e ainda tem o remedio q tem que dar no bico ou na papa pq ele nao ta bebendo agua, o que vc me aconselha fazer:

Link para compartilhar
Share on other sites

Brena corre com ele para o veterinário, ele está dessa forma não pelo motivo da pena quebrada e sangramento, afinal já se passou 5 dias, se fosse pelo problema da perda de sangue ele já estaria totalmente recuperado. O médico deve ter consultado ele motivado pelo histórico que você narrou para ele, mas ele já poderia estar com algum outro problema e esse só veio para deixar ele fragilizado e assim demonstrar que não estava bem. Fale para o médico para ele verificar se ele não está com a garganta inflamada(não sei o nome que dá para os passaros), pois essa característica de pegar a comida para comer e não engolir na maioria das vezes é pneumonia que inflama a garganta e devido a dor o passaro não aguenta comer então fica somente mexendo na comida. Você tem que dar papinha para ele de qualquer forma, pois muitos dias sem comer deixa ele fraco e cada dia que passar debilita mais ainda ele. Se você oferecer a papinha externamente ele não aceitara, pois já está recusando a comida, então terá que dar via sonda, veja se conhece alguém que possa lhe auxiliar a dar com sonda ou leve junto no veterinário e pede para ele explicar como você deve fazer. Não deixe ele sem alimento. Pode não ser pneumonia, mas ele deve estar com algum problema que está deixando ele dessa forma e sem se alimentar a cada dia que passar irá piorar.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Brena  leve ele  o mais rápido que puder au veterinário  , com certeza ele está com a garganta inflamada  e por dentro da boca também ...            Se não for pneumonia e  candidíase  ou o famoso sapinho ,  é uma crosta branca com bolinhas vermelha ele  inflama e  ataca as vias respiratórias  fecha a garganta e pode inflamar até o papo,  uma calopsita minha ja teve é confundido com pneumonia  pois tem quase os mesmos sintomas e pode levar a morte se não for tratada com urgência

Peça para o veterinário  abrir o bico dele se for candidíase da para ver vai estar  tudo inflamado  ....Se vc não der papinha ele não vai resistir  pois debilita muito rápido a ave , tente fazer a papinha bem rala e dar com seringa  quando o meu ficou assim eu alimentava  de 2 em 2 horas dava 5 ml de papinha bem rala e também  fornecia agua e coco para ele não desidratar

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Meninas eu olhei a garganta dele e não vi nada, mas tb não sei como deve ser a garganta dele, ele até q ta mais espertinho, pelo menos ra andando, mas não canta mais é só bica as sementes, vou comprar a sonda, vi um vídeo da Brenda q ela usa uma sonda uretral, mas morro de medo dessa sonda entrar pelo lugar errado. Muito obrigada mais uma vez as duas, vou levá-lo novamente ao veterinário. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Quando eles tem inflamação não é superficial fica no fundo da garganta, quando os meus tem algum problema inflamatório meu veterinário usa um aparelhinho parecido com aqueles de fazer exame de ouvido, ele é como um triangulo onde a ponta fina é introduzida dentro do bico do passaro e tem uma lampada que ilumina tudo por dentro, com isso ele consegue ver como está as paredes da garganta e vias respiratórias, é dessa forma que os veterinários conseguem diagnosticar precocemente quando estão com pneumonia, pois além disso usam um estetoscópio para ouvir o pulmão, assim fecham o diagnóstico. Leve ele sem falta no veterinário, pois você tem direito a retorno sem pagar nada e na maioria das vezes quando estão doentes eles ficam "teoricamente" ativos pois camuflam enquanto podem, mas esse essa falta de vontade de se alimentar e até parar de cantar já é indício de que algo não vai bem. A medida que vão ficando mais ruizinhos começam a encorujar. Sempre que puder de uma olhadinha nele sem que ele perceba pois pode camuflar e veja se ele está ficando com um leve arrepiado nas penas, pois todas essas informações são importantes na hora da consulta.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Brena Infelizmente é dessa forma mesmo, ele fica com as penas arrepiadas parecendo uma bolinha (encorujado), como ele está doente ele arrepia as penas para se esquentar, ainda mais que não está se alimentando e fica mais debilitado. A partir de agora coloca uma luminária sobre a gaiola com uma lâmpada de 60W para aquecer ele 24 horas por dia, a noite coloca somente um paninho não muito grosso para a luz não atrapalhar muito o sono dele, mas é fundamental que você aplique a papinha via sonda para ele.

Comece dando 5 ml, se ele vomitar diminua para 4ml ou 3 ml até que não vomite, ofereça ela bem grossa via sonda pois assim sustenta ele por mais tempo. Pode adicionar uma pitada de açucar na papinha para dar energia. Depois de feito esses primeiros socorros leve ele o mais rápido possível no veterinário, pois o sucesso no tratamento e começar precocemente.

As fezes quanto a cor está normal, mas aguada e quase rala, pois como não se alimenta não tem o que evacuar. Se for o caso tira uma foto dele para darmos alguma dica, mas tenho quase que certeza que é pneumonia e que ele está com a garganta inflamada sem conseguir se alimentar direito. Observe se ele quando parado ou dormindo está com a respiração ofegante, com bico aberto, dando soquinhos na cauda ou tremendo, pois são alguns dos indícios e se chegar nesse estágio já está bem avançado.

Leve ele urgente ao veterinário se possível hoje ou amanhã pela manhã e não esqueça de oferecer a papinha por sonda, somente assim ele resistirá. Se não conseguir ninguém para dar a papinha pergunte-nos que damos as dicas, melhor você tentar do que perder ele. 

Felizmente você se atentou a esses indícios a tempo de tentar socorrer ele. Estou muito triste com a situação:(, mas tenho fé que tudo terminará bem, vamos pensar com fé.:$

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...