Jump to content

Calopsita Careca


icaro1004
Go to solution Solved by salete fortes,

Recommended Posts

Por favor, eu tenho duas calopsitas, e uma delas, a fêmea, está com a cabeça atrás do topete bem careca, mas ela canta normalmente anda pra lá e pra cá! As fezes dela desce filhote sempre foram mais molinhas e bem verdes, no momento está meio aguada as vezes dela, porém faz 2 semanas e meia que no exame de fezes dela não deu verme e nem clamidiose, e nem no macho!

Eu já dei vermífugo (só por precaução) e estou dando complexo vitamínico há 5 dias.
Alguém faz ideia do que pode ser isso?

Obrigado desde já. 

11880831_949824595073631_724942794_n.jpg

11897150_949826851740072_313753446_n.jpg

11908100_949824408406983_1729121388_n.jpg

11908143_949826681740089_901534354_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Esse da foto não é o macho??? Você disse que a fêmea está com a cabeça careca, mas esse da foto é um cara branca cinza macho, só o fato dele cantar já denúncia a opção sexual dele:$.  Então, o que pode estar ocorrendo é o outro (e agora o outro é macho ou a fêmea:D) estar arrancando as penas da cabeça dele para mostrar dominância. Se o outro for realmente um macho, isso acorre em alguns casais do mesmo sexo, pois o macho mais forte para mostrar dominância sobre o outro arranca as peninhas do topete do mais fraco para que ele fique submisso. Se os dois forem machos você consegue resolver essa situação arrumando duas fêmeas de preferência sexadas para não errar, assim cada um terá o seu par e acabará o problema. Eu adotei a uns 4 anos atrás dois machos aqui no forum, onde um dos machos fazia isso com o outro, dai como eu tinha um arem disponível aqui, cada um escolheu o seu parzinho e nunca mais tiveram problemas, hoje são grandes amigos.

Quando duas calopsitas do mesmo sexo convivem juntas pode ocorrer isso, por falta de fêmea o macho dominante age em relação ao outro como se ele fosse uma fêmea, em alguns casos eles até sobem no macho para copular e é quando eles arrancam as penas dele. Isso não impede que sejam amigos uns dos outros. Resolvido o problema as peninhas irão nascer bonitas e vistosas novamente.

Coloca uma foto dos dois para vermos e assim podermos opinar.

Link to comment
Share on other sites

  • Solution
salete fortes

O da foto é um macho  cara branca ....Se ele canta como vc disse  provavelmente  são dois machos  

Para resolver o problema é só comprar duas femeas  .  essas fezes são aguadas assim sempre ? Deve ter algum problema hepático  ´é bom vc fornecer ração extrussada e pro biótico  misturados com as sementes para dar uma melhorada nessas fezes

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

As aves de mutação lutinas e albinas são propensas a essas falhas genéticas que consiste em falta de pena na cabeça. Respondendo a sua pergunta é possivel sim ser passada para filhotes lutinos e albinos. Para outras mutações desconheço casos semelhantes, pois é uma característica dessas duas mutações. O que os criadores fazem quando tem ave com essa falha é separar elas de seus reprodutores evitando que ela tenha reproduções, pois seus filhotes lutinos e albinos poderão herdar ou não essa falha, dai acaba o ciclo. Para criadores domésticos não interfere em nada, pois elas são tão saudaveis quanto qualquer outra ave, é mais por questão de aparência e estética que os criadores profissionais não permitem a reprodução para valorizar a ave na hora da venda.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Olá, eu gostaria apenas através deste post de noticiar a morte de minhas duas calopsitas. Uma se foi em Novembro e a fêmea em dezembro exatamente 1 mês depois.

Agradeço o apoio de todos.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

@icaro1004 Sinto muito pela sua dupla perda. Ela devem ter pego alguma doença contagiosa, pois quando morrem mais de uma ave na sequência é porque uma contraiu da outra. Como você fez exames de clamídia e não deu nada pode ter sido qualquer outra doença, um grande mal que se alastrou aqui no forum é que as pessoas acham que as aves ficam doentes somente de clamídia, micoplasma ou vermes e a realidade é mais dura, pois existe centenas de doenças que pode acometer uma ave. 

Quando percebemos algum sintoma diferente nelas, temos que levar no veteriário e não ficar fazendo exames por nossa conta, pois eles conseguem chegar a um diagnóstico. Exames feito por conta própria somente quando compramos elas, pois existem essas doenças que são comum em criadouros e tentamos nos prevenir delas.

Não sei se você chegou a fazer um parasitológico completo com diagnóstico para coccidiose eimeria e isospora, pois é uma doença silenciosa, não tem sintomas aparentes e em alguns casos as fezes ficam dessa forma como falou, mas quando elas começam a definhar já é tarde. 

O importante é que elas foram amadas e queridas enquanto estiveram aqui, você cuidou bem delas, agora estão juntas no céu alegrando os que lá estão. Supere o seu luto e depois arrume outras companheirinhas, infelizmente quando começamos a criar temos muitas perdas, mas entre erros e acertos vamos aprendendo a cuidar um pouco melhor delas. 

Se um dia vier a ter outra, lembre sempre que veterinário é primordial para a saúde delas, não devemos ficar confiando no diz que diz, pois o pronto atendimento é fundamental para o diagnóstico de doenças e um tratamento correto. Fique comDeus e que ele conforte seu coração.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 13/01/2016 at 11:48, Célia Maia disse:

As aves de mutação lutinas e albinas são propensas a essas falhas genéticas que consiste em falta de pena na cabeça. Respondendo a sua pergunta é possivel sim ser passada para filhotes lutinos e albinos. Para outras mutações desconheço casos semelhantes, pois é uma característica dessas duas mutações. WrpO que os criadores fazem quando tem ave com essa falha é separar elas de seus reprodutores evitando que ela tenha reproduções, pois seus filhotes lutinos e albinos poderão herdar ou não essa falha, dai acaba o ciclo. Para criadores domésticos não interfere em nada, pois elas são tão saudaveis quanto qualquer outra ave, é mais por questão de aparência e estética que os criadores profissionais não permitem a reprodução para valorizar a ave na hora da venda.

 

5 minutos atrás, Lucineide Serrota disse:

 

A minha lutino está com 24 dias, essa q está no poleiro,  da pra ver que todas as peninhas já se desenvolveram,  menos na falha da cabeça. Mas o curioso Célia que o irmão dela da primeira ninhada tem uma falhinha na cabeça que fica visível quando ela arrepia o topete.

IMG-20160124-WA0007.jpeg

Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Lucineide Serrota disse:

 

A minha lutino está com 24 dias, essa q está no poleiro,  da pra ver que todas as peninhas já se desenvolveram,  menos na falha da cabeça. Mas o curioso Célia que o irmão dela da primeira ninhada tem uma falhinha na cabeça que fica visível quando ela arrepia o topete.

IMG-20160124-WA0007.jpeg

 

DSC_2199.JPG

Agora, Lucineide Serrota disse:

 

DSC_2199.JPG

Esse é da primeira ninhada,  q tem a folha na cabeça,  está atrás do irmão. IMG_20151122_104045.thumb.JPG.997571402d

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Quando uma ave é portadora de falha genética, não quer dizer que obrigatoriamente todos os filhotes dela terão essa falha também, pode ser que tenham ou não. Normalmente essa falha ocorre em lutinos e albinos em arlequins eu desconheço, mesmo que os pais sejam portadores. Alguns criadores para não terem essa problema, acabam com a linhagem nessa ave, não permitindo que ela reproduza mais. Essa falha não traz nenhum problema para a ave, ela será tão normal quanto qualquer outra, apenas esteticamente ela fica mais feinha (se é que existe calopsita feia, todas são lindas), eu não vejo problemas.

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia, estou com um filhote lutino de 19 dias, com bastante pena porém a cabeça dela está bem careca tem apenas o topete  e nem tem sinal de penas atrás dele, será que é falha genética? Que dó dela é tão linda, mais vai ser amada mesmo assim!!! depois posto foto! 

Link to comment
Share on other sites

Você só terá como saber se ela é portadora de falha genética quando se desenvolver totalmente, ainda é muito nova para se saber. Caso seja portadora não tem que ter dó, pois isso não implica em nada, ela será tão saudavel quanto qualquer outra, ou até mais. Ela não deixará de ser bela, até porque o topete acaba escondendo um pouquinho e quanto as alegrias que ela irá proporcionar a você e sua família esse detalhe será tão relevante que vocês até esqueceram que ela tem essa falha, acaba se tornando algo cotidiano, sem a minima importância.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

@Célia Maia, falei que dó pq ela vai ser linda e podia ser mais ainda se não fosse careca rsrs, mais já somos apaixonados por ela alias é a minha preferida:x... o jeito é aguardar então mais seja como for vai ser amada do mesmo jeito!!! Obrigado! Mandarei fotos...

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...