Jump to content

Ninho/Viveiro


jaogui

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal, 

Recentemente adiquiri um par de calopsitas, uma fêmea e um macho que eu acredito serem um "casal" pelo que a antiga dona me disse .

Macho é mais sociável e a femêa mais arisca, desconfiada.

Antes de pegar os bichinhos eu dei uma boa pesquisada e no mesmo dia resolvi ficar com os dois, A dona me disse que eles estavam apresentando sinais de reprodução, bastava trocar a gaiola e por um ninho.

A gaiola antiga era horrível de pequena. 

 

Enfim, eu não tenho uma casa muito grande, mas separei um espacinho para eles.Um dia acordei e fui ve-los observei que o macho estava encima da fêmea com as pészin encima das costas dela..e ela tranquila kk.

Acostumei o macho comigo e já estava tirando ele da gaiola pra fica comigo... ele se acostumou comigo rápido eu acredito, a femêa saiu uma vez e fugiu um pouco de min.

Troquei a morada deles há 3 dias.

 Primeiro dia ficaram em um canto os dois juntos a noite inteira desconfiados.

 Segundo dia os dois exploraram uma boa parte do lugar, andaram, piaram. 

Terceiro dia: hoje, eu percebi que o Macho está bicando as beradas do vivero e  ta fazendo uma estrago kkkk. Então coloquei um pote maior de plástico com comida cobrindo essa área que é onde ficacava a comida e água antes. 

eu deixo 2 potes de comida e 1 pote de água.. eles brigam por comida as vezes porque os dois querem comer ao mesmo tempo.

Bem vamos a Dúvida. (Se quiserem contribuir com essas observaçoes que podem ajudar. é nois)

Esse viveiro tem um suporte interno para o ninho no ultimo andar no meio, porém não coube o ninho. -.-''

comprei o ninho com essas dimenções 16 Altura, 33 Comprimento, 18 Largura. é o ninho ideal para calopsita certo ? 

Eu deixei ele lá embaixo como podem observar na foto, então oque vcs acham, é muito ruim ? pode dar bom  ? me rocomendam outra opção ? conhecem outras dimensões confortáveis de ninho para calopsitas ? ajuda eu kk (risquem a opção do ninho externo).

 

IMG_20190420_131027_551.jpg.a6079bf473d5596208a8cc2aaa8664da.jpg

 

Editado por jaogui
Link para compartilhar
Share on other sites

29 minutos atrás, jaogui disse:

Boa tarde pessoal, 

Recentemente adiquiri um par de calopsitas, uma fêmea e um macho que eu acredito serem um "casal" pelo que a antiga dona me disse .

Macho é mais sociável e a femêa mais arisca, desconfiada.

Antes de pegar os bichinhos eu dei uma boa pesquisada e no mesmo dia resolvi ficar com os dois, A dona me disse que eles estavam apresentando sinais de reprodução, bastava trocar a gaiola e por um ninho.

A gaiola antiga era horrível de pequena. 

 

Enfim, eu não tenho uma casa muito grande, mas separei um espacinho para eles.Um dia acordei e fui ve-los observei que o macho estava encima da fêmea com as pészin encima das costas dela..e ela tranquila kk.

Acostumei o macho comigo e já estava tirando ele da gaiola pra fica comigo... ele se acostumou comigo rápido eu acredito, a femêa saiu uma vez e fugiu um pouco de min.

Troquei a morada deles há 3 dias.

 Primeiro dia ficaram em um canto os dois juntos a noite inteira desconfiados.

 Segundo dia os dois exploraram uma boa parte do lugar, andaram, piaram. 

Terceiro dia: hoje, eu percebi que o Macho está bicando as beradas do vivero e  ta fazendo uma estrago kkkk. Então coloquei um pote maior de plástico com comida cobrindo essa área que é onde ficacava a comida e água antes. 

eu deixo 2 potes de comida e 1 pote de água.. eles brigam por comida as vezes porque os dois querem comer ao mesmo tempo.

Bem vamos a Dúvida. (Se quiserem contribuir com essas observaçoes que podem ajudar. é nois)

Esse viveiro tem um suporte interno para o ninho no ultimo andar no meio, porém não coube o ninho. -.-''

comprei o ninho com essas dimenções 16 Altura, 33 Comprimento, 18 Largura. é o ninho ideal para calopsita certo ? 

Eu deixei ele lá embaixo como podem observar na foto, então oque vcs acham, é muito ruim ? pode dar bom  ? me rocomendam outra opção ? conhecem outras dimensões confortáveis de ninho para calopsitas ? ajuda eu kk (risquem a opção do ninho externo).

 

IMG_20190420_131027_551.jpg.a6079bf473d5596208a8cc2aaa8664da.jpg

 

Minúsculo. Isso é ninho pra periquito australiano.
Calopsita tem q ter pelo em média 40cm x 20cm x 20cm

Link para compartilhar
Share on other sites

Minhas calopsitas já criaram em um ninho dessas dimensões e foi tranquilo, mas eram só dois filhotes. Acho que com mais de 2 filhotes, ficaria apertado quando eles estivessem grandinhos. No meu caso, minhas aves são mansas e me deixam mexer na gaiola sem estresse, então se precisasse trocar pra um ninho maior no meio da criação, não seria um problema. No seu caso, talvez seja, uma vez que elas não estão acostumadas com você. 

Só uma dica, observa se eles estão conseguindo entrar pela portinha confortavelmente, eu já comprei uns ninhos grandes, mas com a abertura de entrada muito pequena, daí a minha fêmea que é bem grandinha, tinha dificuldade pra entrar, eu tive que lixar e tirar uns pedaços com uma faca pra ficar bom.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Malu disse:

Minhas calopsitas já criaram em um ninho dessas dimensões e foi tranquilo, mas eram só dois filhotes. Acho que com mais de 2 filhotes, ficaria apertado quando eles estivessem grandinhos. No meu caso, minhas aves são mansas e me deixam mexer na gaiola sem estresse, então se precisasse trocar pra um ninho maior no meio da criação, não seria um problema. No seu caso, talvez seja, uma vez que elas não estão acostumadas com você. 

Só uma dica, observa se eles estão conseguindo entrar pela portinha confortavelmente, eu já comprei uns ninhos grandes, mas com a abertura de entrada muito pequena, daí a minha fêmea que é bem grandinha, tinha dificuldade pra entrar, eu tive que lixar e tirar uns pedaços com uma faca pra ficar bom.

Os meus tbm tiveram esse problema da entrada. E qnd um entrava n deixava o outro entrar. 

A solução foi abrir metade da tampa do ninho. Depois disso deu tudo certo.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Malu disse:

Minhas calopsitas já criaram em um ninho dessas dimensões e foi tranquilo, mas eram só dois filhotes. Acho que com mais de 2 filhotes, ficaria apertado quando eles estivessem grandinhos. No meu caso, minhas aves são mansas e me deixam mexer na gaiola sem estresse, então se precisasse trocar pra um ninho maior no meio da criação, não seria um problema. No seu caso, talvez seja, uma vez que elas não estão acostumadas com você. 

Só uma dica, observa se eles estão conseguindo entrar pela portinha confortavelmente, eu já comprei uns ninhos grandes, mas com a abertura de entrada muito pequena, daí a minha fêmea que é bem grandinha, tinha dificuldade pra entrar, eu tive que lixar e tirar uns pedaços com uma faca pra ficar bom.

Obrigado, eu irei tentar com esse, acredito que eles passam tranquilos nessa entrada, ainda não ousaram em entrar, estão acostumando com a nova casa.

Eu nunca montei ninho então segue imagem pra você ter uma idéia se está certo.  Estou deixando a tampa meio aberta, pode dar problemas na reprodução ? 

 

tw.jpg

 

on2.jpg

Editado por jaogui
Link para compartilhar
Share on other sites

@Nascimento

Eu nunca reproduzi com ninho aberto, o viveiro das minhas aves sempre ficou no terreiro, então mesmo cobrindo tudo com um pano durante a noite, acho que o ninho aberto dificultaria um pouco pra elas manterem os filhotes aquecidos.

@jaogui Eu deixaria a tampa fechada mesmo, acho que eles ficam mais tranquilos lá dentro. Dá mais privacidade. haha E eu costumo posicionar a entrada virada pra um local onde não passa gente em frente toda hora e que não bate vento, assim evita que eles fiquem saindo pra olhar o que tá acontecendo ou fiquem com frio lá dentro. Mas se eles não ligaram pro ninho agora, é pq não estão interessados em reproduzir, por enquanto, o que é bom, inclusive, pq o frio tá vindo aí e não é uma época boa pra criar. Eu coloco os ninhos normalmente no início de setembro, pois é quando os meus já começam a cruzar, mesmo sem ninho. rs

E é bom você colocar bastante serragem dentro, tanto na parte onde ficarão os ovos, quanto na divisão da entrada. Eles vão jogar tudo fora, sujar seu terreiro todo, e você vai ter que repor quase todo dia. Mas é essa luta mesmo. Quando os filhotes nascem, eles param com a palhaçada e só jogam fora quando estão limpando ou arrumando. 😆 A serragem é importante pra ajudar a manter a temperatura dos ovos e também pra evitar que eles quebrem em contato com o fundo do ninho. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...