Jump to content

Minha calopsita não para de botar


Nadia Amaral

Posts Recomendados

Olá!

Tenho uma calopsita fêmea e um macho, eles ficam juntos na mesma gaiola, e soltos pela casa. A fêmea de aproximadamente 6 meses pra cá nao para de botar, e nenhum dos ovos estavam galados, ela ja deve ter botado em media quase 30 ovinhos. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo e como resolver.

Obrigada!

Link para compartilhar
Share on other sites

9 hours ago, Nascimento said:

Vc tem certeza q eh um casal?? Podem ser duas fêmeas. N estimule a postura. Não coloque ninhos. Enriqueça o ambiente da gaiola com distrações

Eu tiraria o ninho, separaria os dois por um tempo e promoveria várias mudanças no ambiente onde eles ficam. Trocaria o viveiro de lugar, colocaria brinquedos novos igual o @Nascimento falou, mudaria os potes, enfim, tudo que for possível mudar. Outra coisa boa é deixar a gaiola coberta até mais tarde, eles têm a impressão que a noite é mais longa e não é época de botar. Vale a pena consultar um veterinário pra ver se ela não precisa de repor cálcio e vitaminas. Botar tantos ovos assim desgasta demais a fêmea, eu quase perdi uma assim. Ela estava botando sem parar e eu tive que separar do macho e dar vários suplementos pq ela já estava ficando muito magra. Com as mudanças todas ela finalmente parou de botar.   

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde!

Estou colocando cálcio na agua deles. Nesse caso, vou ver com o veterinário alguma vitamina para dar também. Ela está chocando os últimos ovinhos que botou porem a barriguinha dela ja esta grande de novo, penso que em no máximo 2 semanas ela bota novamente, como faço nesse caso, espero ela botar os próximos pra retirar o ninho ou ja retiro imediatamente? Sobre separar os dois, tenho que arrumar um viveiro para cada um?

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutos atrás, Nadia Amaral disse:

Boa tarde!

Estou colocando cálcio na agua deles. Nesse caso, vou ver com o veterinário alguma vitamina para dar também. Ela está chocando os últimos ovinhos que botou porem a barriguinha dela ja esta grande de novo, penso que em no máximo 2 semanas ela bota novamente, como faço nesse caso, espero ela botar os próximos pra retirar o ninho ou ja retiro imediatamente? Sobre separar os dois, tenho que arrumar um viveiro para cada um?

Faça logo as mudanças

Só por curiosidade, ql alimentação vc dá pra suas aves?

E se for separá, claro q vai ter q arranjar outra gaiola p outro. 

Ps. eu particularmente acho muito pequeno esse seu viveiro pra casal. até pra botar alguns brinquedos ficará apertado. 
Se tiver condições e uma varanda ou quarto separado, faça esse lugar um ambiente pra eles. Com telas, obviamente. 

Não coloque comida e água embaixo dos poleiros. 

Editado por Nascimento
Link para compartilhar
Share on other sites

Dou ração comprada a granel e ovos às vezes. Ja ofereci banana e maçã algumas vezes mas eles não comeram. O macho é mais tranquilo e sempre que vamos comer alguma coisa ele vem correndo, aí coloco um pedacinho de pão pra ele no café da manhã, almoço e jantar ofereço um pouquinho de arroz. Realmente meu viveiro é pequeno pra colocar brinquedos, vou providenciar um maior o quanto antes. Gostaria que você me sugerisse uma boa ração e se possível uma boa vitamina para eu colocar pra eles.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, Nadia Amaral disse:

Dou ração comprada a granel e ovos às vezes. Ja ofereci banana e maçã algumas vezes mas eles não comeram. O macho é mais tranquilo e sempre que vamos comer alguma coisa ele vem correndo, aí coloco um pedacinho de pão pra ele no café da manhã, almoço e jantar ofereço um pouquinho de arroz. Realmente meu viveiro é pequeno pra colocar brinquedos, vou providenciar um maior o quanto antes. Gostaria que você me sugerisse uma boa ração e se possível uma boa vitamina para eu colocar pra eles.

Vamos la,

Primeiro NÃO compre ração ou sementes a granel. A qualidade é MUITO duvidosa e a chance de contaminar e adoecer suas aves cresce a cada vez q vc compra.

SEMPRE compre ração ou sementes já embaladas. Marcas boas não faltam: terra dos pássaros, reino das aves, alcon, megazoo, nutrópica etc etc etc.  Alimentação é a parte mais importante e mais cuidadosa.

NÃO dê pao ou bolachas pra suas ave, nem nós deveríamos comer isso com frequência, pois são alimentos q têm fermento, sódios, açúcares entre outros produtos q ao longo prazo prejudicam o organismo do ser humano, imagine de uma ave tão frágil com fisiologia delicada. O arroz vc pode dar DESDE QUE NÃO SEJA TEMPERADO COM SAL E OUTROS TEMPEROS. Somente cozido sem nada, mas com moderação tbm. Voce pode comprar arroz 7 grão, cozinhar na água pura e dar pra eles as vezes.

Dê qualidade na alimentação delas. Além de um bom mix de sementes (pelo menos um que tenha no mínimo alpiste, painço, arroz cateto, aveia, niger) e de ração (as minhas comem extrusadas da alcon), ofereça folhas verdes como couve, rúcula, coentro, milho cozido na água, entre outros alimentos que vc pode pesquisar aqui no fórum que são adequados pra essas aves. Continue dando ovo cozido tbm. 

Com uma boa alimentação, vitaminas são desnecessárias, pois podem sobrecarregar o sistema dessas aves. 

Quando for oferecer alimentos novos, vc tem que insistir. E não vai ser por dois ou três dias. Pode levar semanas até q eles tomem coragem pra experimentar algo novo. Por isso a regra é insistir. 

Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutos atrás, Nadia Amaral disse:

Graças a Deus descobri esse site! Sou muito leiga sobre o assunto. Sobre inserir alimentos novos, a melhor maneira é  colocá-los dentro ou fora do viveiro?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 01/05/2019 at 15:09, Nascimento disse:

Faça logo as mudanças

Só por curiosidade, ql alimentação vc dá pra suas aves?

E se for separá, claro q vai ter q arranjar outra gaiola p outro. 

Ps. eu particularmente acho muito pequeno esse seu viveiro pra casal. até pra botar alguns brinquedos ficará apertado. 
Se tiver condições e uma varanda ou quarto separado, faça esse lugar um ambiente pra eles. Com telas, obviamente. 

Não coloque comida e água embaixo dos poleiros. 

Boa noite!

Retirei o ninho e a fêmea esta desesperada procurando seus ovinhos. Esta tudo bem em ela ficar assim?

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 01/05/2019 at 15:32, Nascimento disse:

Vamos la,

Primeiro NÃO compre ração ou sementes a granel. A qualidade é MUITO duvidosa e a chance de contaminar e adoecer suas aves cresce a cada vez q vc compra.

SEMPRE compre ração ou sementes já embaladas. Marcas boas não faltam: terra dos pássaros, reino das aves, alcon, megazoo, nutrópica etc etc etc.  Alimentação é a parte mais importante e mais cuidadosa.

NÃO dê pao ou bolachas pra suas ave, nem nós deveríamos comer isso com frequência, pois são alimentos q têm fermento, sódios, açúcares entre outros produtos q ao longo prazo prejudicam o organismo do ser humano, imagine de uma ave tão frágil com fisiologia delicada. O arroz vc pode dar DESDE QUE NÃO SEJA TEMPERADO COM SAL E OUTROS TEMPEROS. Somente cozido sem nada, mas com moderação tbm. Voce pode comprar arroz 7 grão, cozinhar na água pura e dar pra eles as vezes.

Dê qualidade na alimentação delas. Além de um bom mix de sementes (pelo menos um que tenha no mínimo alpiste, painço, arroz cateto, aveia, niger) e de ração (as minhas comem extrusadas da alcon), ofereça folhas verdes como couve, rúcula, coentro, milho cozido na água, entre outros alimentos que vc pode pesquisar aqui no fórum que são adequados pra essas aves. Continue dando ovo cozido tbm. 

Com uma boa alimentação, vitaminas são desnecessárias, pois podem sobrecarregar o sistema dessas aves. 

Quando for oferecer alimentos novos, vc tem que insistir. E não vai ser por dois ou três dias. Pode levar semanas até q eles tomem coragem pra experimentar algo novo. Por isso a regra é insistir. 

Bom dia!

Comprei extrusada e seleção natural da nutropica, estou misturando as duas porem eles não aceitaram bem a mudança. Devido ao excesso de liquido que a fêmea esta eliminando junto as fezes, procurei o veterinário e ele disse que ela esta com coccidiose e receitou Avitrin Sulfa que comecei a dar ontem e desde então eles quase não esta bebendo agua e nem comendo devido a mudança na alimentação. Como devo fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Nadia Amaral disse:

Bom dia!

Comprei extrusada e seleção natural da nutropica, estou misturando as duas porem eles não aceitaram bem a mudança. Devido ao excesso de liquido que a fêmea esta eliminando junto as fezes, procurei o veterinário e ele disse que ela esta com coccidiose e receitou Avitrin Sulfa que comecei a dar ontem e desde então eles quase não esta bebendo agua e nem comendo devido a mudança na alimentação. Como devo fazer?

Ele nao recolheu nenhum material antes de receitar ??? só foi receitando?? 
algumas pessoas misturam e outra colocam as sementes separadas da extrusada. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...