Jump to content

Sempre ocorre na muda


Clara

Posts Recomendados

Olá! Me chamo Clara! Sou nova aqui no club como usuária, mas apesar de ter 17 já conheço o clube desde os meus 11 anos, que foi quando ganhei minha primeira filha de penas : Serena! Hoje possuo um casal : Serena, 7 aninhos e Halley, 5 aninhos. 

O que trago de dúvida aqui é a seguinte : Em toda muda de penas de Serena, ela costuma ficar estressada. E geralmente, fica mais sonolenta e com as excretas aguadas. De princípio, pensei até que fosse diarréia, porque acreditava que as excretas eram apenas sólidas. Mas elas não apresentam as características de diarréia.  

Ela esta brincando e comendo, só apenas mais sonolenta. Fico preocupada pois nunca li sobre as fezes ficarem moles na muda, então não sei dizer se isso é normal ou não. Existem veterinários onde eu moro, mas meus pais não gostam muito de levar pois acham que não há uma necessidade ( eles tem uma visão mais antiga :/) e eu ainda não saio só.

Essa questão pode ser do estresse? Afinal, a muda é um processo estressante e o companheiro dela é muito ciumento, sempre que vê meu pai (Serena é apegada a ele) ele a bica, com ciúmes. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Parabéns pela bela família.Pode ser por causa da troca de penas sim. É uma possibilidade. Mas é difícil afirmar com certeza. Ao contrário de cães e gatos, as calopsitas precisam de mais atenção e cuidados. Qualquer sinal de problemas, tem que correr para o veterinário. Eles só trocam de penas uma vez por ano, então é importante que ela não tenha esse comportamento com muita frequência. Reforce a alimentação dela neste período, para que tenha todos os nutrientes necessários. Na maioria das vezes, uma alimentação rica e balanceada pode resolver os problemas de sonolência e outros mais. E no dia de seu aniversário peça para seu pai um check-up geral com exames de saúde para seus filhos de pena.😀

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Durante a muda o comportamento das aves pode mudar ou não, umas continuam com vivacidade, cantam (depende da espécie também), enquanto outras ficam mais quietas e paradas nesse período. Uma das coisas que pode te ajudar nessa época é a alimentação reforçada, com uso da farinhada (a base ovos é uma boa opção), frutas, legumes, milho verde cozido, etc. Isso ajuda elas a se manterem fortes pra passar por esse processo, que dependendo do caso, pode ser muito exaustivo.

Seja bem-vinda ao clube! 😊

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde gente! Obrigada pela recepção e o carinho! 

Notei que ela ficou mais ativa depois da queda de penas ( e foi a muda intensa, cairam muitas penas! Sempre no mês de maio é assim para a Sese ) as excretas voltaram a normalizar , mas hoje ficaram aguadas de novo! Troquei a gaiola, lavei todos os comedouros e bebedouros , ja que Halley é muito abusado e ama fazer os vasos de comida e água de banheiro. Parece que é para me provocar! Então troquei tudo para evitar diarréia e formigas (a ração deles sempre dá formigas! A água também, não sei o que fazer para afasta-las de forma natural!) mas notei que ambos estão com as excretas aguadas. A única diferença é que Halley está no final da muda ( nascendo os canhões e etc) e Serena, diferente dele , está com a cloaca sujinha toda vez que vai defecar. Não é a primeira muda que isso ocorre, ela costuma sempre ficar assim. Tento limpar mas ela não gosta que toque ali, então coloquei uma vasilha rasa de água filtrada para ver se ela se lava, já que hoje está um dia quente onde moro. Halley ja tomou banho duas vezes, ela ama banhos mas só vai quando Halley não está por perto.

Quanto ao reforço da ração , é difícil! Ja ofereci farinhada e eles não ligaram muito. Eles só costumam comer couve, milho e as vezes quiabo. São bem fresquinhos pra comer. Já ofereci banana, mas eles só brincaram com ela. Vou continuar insistindo, só não dou com frequência porque meus pais se aborrecem de jogar comida fora :(

 

E por acaso, gostei muito da idéia do aniversário e do check up! Meu namorado gosta de hamsters, ele ja teve um mas ele adoeceu e é raro achar Vet que atenda Silvestres aqui. O pequenino dele se foi, mas agora que ele está pensando em ter outro , ele encontrou um Vet que atende silvestres aqui na rua! Estou feliz por isso, e ja estou juntando dinheiro para ver se levo meus filhotes esse mês!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Fezes grudadas nas penas da cloaca indicam que há muco nas fezes, provavelmente por causa de alguma infecção intestinal. O milho verde cru costuma dar este problema em algumas aves. De preferência, o milho verde deve ser PRé-cozido por cerca de 10 a 15 minutos e não deixar mais de 5 horas na gaiola, porque fermenta.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Carone! Boa noite! 

Nos últimos dias a Serena não comeu milho, apenas ração.  Ela costuma ficar com a coacla suja em sua maioria das mudas. No meu primeiro ano com ela também desconfiei de problemas intestinais e diarréia, mas como eu dependo ainda de meus pais para autorizar levar ao vet, ou realizar comprar pela internet (já pedi para realizar exames pela internet, mas meus pais acham caro e etc :/) fui apenas cuidando dela em casa. A muda passou e a sujeira sumiu conforme ela ia se limpando, as excretas voltaram ao normal. Estranhamente, ocorreu novamente ,por isso para mim parece algo comportamental :  só ocorre nas mudas. Estou tentando oferecer farinhada de ovo , e vou oferecer couve. Eles comem couve, quiabo e milho, mas com outras coisas como a farinhada e frutas (banana, maçã sem caroço) eles apenas brincam. Mas muito obrigada pelo comentário, na próxima vez que eu for servir o milho, tomarei este cuidado! 😃

Em todas as mudas eu me preocupo com a possibilidade de ser algo grave, insisto para procurar vets para leva-la. Meus pais não gostavam da idéia por não haver veterinários próximos, mas achei um essa semana na minha rua. Quero ver se levo ela ao veterinário amanhã, mas ainda sou de menor, não posso sair sozinha :(

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, o que eu me preocupo é de que Serena esteja com as fezes grudando por causa do hábito de Halley : Usar o comedouro como banheiro! 

Ele sempre o suja! Tento trocar o da água de dois em dois dias e o da ração , dependendo da quantidade, de 3 em 3 ou 4 em 4, porque como sou estudante , gasto muito tempo da tarde no Colégio ou estudando para os exames. Mas quando vejo que ele sujou o pote, tento limpar de imediato pois atraí formigas. 

 

A ração que ofereço a eles é a Reino das Aves Premium, eles adoram. Frequentemente meu pai compra rações em bastão para eles também. 

 

Estes são os meus pequenos!

Screenshot_2019-05-31-18-52-09_Easy-Resize.com (1).jpg

Screenshot_2019-05-31-18-52-25_Easy-Resize.com (2)_Easy-Resize.com.jpg

Editado por Clara
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, Clara disse:

Agora, o que eu me preocupo é de que Serena esteja com as fezes grudando por causa do hábito de Halley : Usar o comedouro como banheiro! 

Ele sempre o suja! Tento trocar o da água de dois em dois dias e o da ração , dependendo da quantidade, de 3 em 3 ou 4 em 4, porque como sou estudante , gasto muito tempo da tarde no Colégio ou estudando para os exames. Mas quando vejo que ele sujou o pote, tento limpar de imediato pois atraí formigas. 

 

A ração que ofereço a eles é a Reino das Aves Premium, eles adoram. Frequentemente meu pai compra rações em bastão para eles também. 

 

Estes são os meus pequenos!

Screenshot_2019-05-31-18-52-09_Easy-Resize.com (1).jpg

Screenshot_2019-05-31-18-52-25_Easy-Resize.com (2)_Easy-Resize.com.jpg

água se troca todos os dias. e tem q ser filtrada de preferência.
e nada de poleiros em cima dos comedouros pra evitar justamente q caguem dentro
 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Clara disse:

Tento trocar o da água de dois em dois dias e o da ração

A água tem que ser trocada todos os dias e melhor se for filtrada, pois a da torneira tem cloro.

Isso mesmo @Nascimento. Eu daria um jeito de improvisar um comedouro mais pra cima (fazer algo pra que consiga pendurar o comedouro na grade), onde eles não consigam cagar dentro.

Não tem aqueles buracos pra colocar comedouro e bebedouro que nem outras gaiolas? Antes de comprar sempre olhar isso, nada de gaiolas onde os poleiros fiquem em cima dos comedouros, porque não é nada higiênico e saudável, sempre procurar por uma gaiola bem planejada ou então construir um viveiro.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Olá! Boa tarde! 

Demorei um pouco para retornar porque ter tido semanas de prova e por meu celular ter quebrado. Gostaria de agradecer muito por toda a ajuda e  dizer que aderi a todos os conselhos : troquei os bebedouros e comedouros para locais longe da "mira de cocô" XD , estou trocando a água todos os dias e quanto a comida, estou tentando introduzir na dieta deles a ração extrusada. Havia comprado uma da Nutropica mas eles nem sequer chegaram perto. Mudei para a M13 da Mega Zoo , e eles até brincam com a comida, mas não comem. Só pra me perturbar , os dois ficam virando o pote com a ração para jogar tudo no chão da gaiola ! 

Quanto a muda de Serena, interrompeu por uns meses e retornou no meio do mês passado. Agora está na fase de nascimento dos canhões de pena, e as excretas dela estão hora líquidas hora normais. Já quanto a Halley, ele teve a muda há algum tempinho (mais ou menos dois meses atrás) e teve todo o processo de nascimento dos canhões, mas agora ele está com as excretas aguadas há mais de uma semana, quase todas as excretas saem aguadas. Ele está bebendo água normalmente, comendo normalmente , cantando brincando e aprontando (jogando comida fora haha) mas as excretas estão assim. Estou começando a desconfiar que seja verme. Encontrei um veterinário que atende silvestres aqui na rua , fiquei muito feliz por saber, mas meu pai não quer que eu leve pois ele não acha uma emergência! Fico triste porque Serena tem 7 anos e Halley 5, e eles nunca fizeram uma consulta preventiva, meu pai só leva se for emergência! :/

Estou pensando em fazer um tópico, na área de Saúde sobre isso, por que acho que não é mais algo relacionado ao comportamento

 

Segue fotos deles dois :)

IMG_20190815_095852370_Easy-Resize_com.jpg.2480efa4ed73e04e895bd555b22011e2.jpg

 

 

Editado por Clara
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, essa última foto é recente? 

Pessa pra seu pai dar uma forcinha, acho que isso não é normal. E em todas as fotos ela aparece com as asas caídas, mesmo as mais antigas. Pode ser algum verme mesmo.

Ou pela troca na alimentação.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutos atrás, SAM 3 disse:

Olá, essa última foto é recente? 

Pessa pra seu pai dar uma forcinha, acho que isso não é normal. E em todas as fotos ela aparece com as asas caídas, mesmo as mais antigas. Pode ser algum verme mesmo.

Ou pela troca na alimentação.

Oi! Sim, a foto foi tirada hoje. Ele está bem espertinho sabe? Brincando com tudo, derrubando a comida e assobiando. Mas vou falar com meu pai, ele acha que só paranóica :/

Mas ele é teimoso, eu ganhei um filhote certa vez, Zariguim, que veio doentinho. O olho dele parecia estar infeccionado e ele comia o dia inteiro, bebia água o tempo todo. Como meu pai achou que era normal ele ficar assim por ser filhote, ele não levou no veterinário. Ele ficou com nos por 13 dias e então se foi , nas mãos de meu pai 😢

 

Esse é meu medo. Desse ceticismo de meu pai me levar minhas outras calopsitas. Ele é muito teimoso! Estou juntando dinheiro e vou tentar levá-lo sozinha ao veterinário.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Aproveita que vc tem veterinário por perto! Quando isso acontece aqui, minha única saída é torcer pra que eles melhorem, a única clínica fechou, quando eu mais precisei. Graças à Deus eu tenho sorte de eles não terem tantos problemas! 

Link para compartilhar
Share on other sites

 

9 minutos atrás, SAM 3 disse:

Aproveita que vc tem veterinário por perto! Quando isso acontece aqui, minha única saída é torcer pra que eles melhorem, a única clínica fechou, quando eu mais precisei. Graças à Deus eu tenho sorte de eles não terem tantos problemas! 

Tentarei levar , porque não posso sair sozinha (só faço 18 em novembro) e as vezes meu pai fica com raiva por achar desnecessário eu me preocupar tanto. É tenso 😢

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...