Jump to content

Calopsita introvertida demais


jovemcandango1

Posts Recomendados

Olá a todos!,

 

Tenho um casal de calopsitas segundo o dono da agropecuária onde eu comprei eles.

A fêmea quando chegou à minha casa era muito arisca e só queria saber da gaiola,então eu comecei a tirar o teto da gaiola diariamente para que o casal se sentasse ao topo da gaiola,porém a fêmea só fica ali mesmo,ao contrário do macho que já anda pela casa,sobe no sofá,morde os fios da casa (se eu viro as costas),come ração na minha mão,sobe no meu dedo e ombro.

A minha preocupação nem é tanto o fato dela ser quieta,mas o fato que ela tá dorminhoca há alguns dias,inclusive nos períodos diurnos.

Ela já saiu uma vez da gaiola para  explorar a sala da minha casa (fez até um buraco no rejunte da cerâmica de casa) depois disso nunca mais.

O que pode ser?

 

Obrigado!

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, jovemcandango1 disse:

Olá a todos!,

 

Tenho um casal de calopsitas segundo o dono da agropecuária onde eu comprei eles.

A fêmea quando chegou à minha casa era muito arisca e só queria saber da gaiola,então eu comecei a tirar o teto da gaiola diariamente para que o casal se sentasse ao topo da gaiola,porém a fêmea só fica ali mesmo,ao contrário do macho que já anda pela casa,sobe no sofá,morde os fios da casa (se eu viro as costas),come ração na minha mão,sobe no meu dedo e ombro.

A minha preocupação nem é tanto o fato dela ser quieta,mas o fato que ela tá dorminhoca há alguns dias,inclusive nos períodos diurnos.

Ela já saiu uma vez da gaiola para  explorar a sala da minha casa (fez até um buraco no rejunte da cerâmica de casa) depois disso nunca mais.

O que pode ser?

 

Obrigado!

 

 

 

 

Calopsita solta pela casa bicando tudo, inclusive rejunte, é se arriscar em deixarem se intoxicar

Qnt tempo tem q vc comprou?

TD animal adquirido tem q passar por exames básicos de saúde. Principalmente esses comprovados nessas casas. 

 

Aproveite pra ler esses tópicos

 

 

 

Editado por Nascimento
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com o que ele disse.

Talvez o macho já tinha contato com humanos antes.

E também, na minha opinião, as fêmeas são um pouco mais ariscas. 

Digo isso porque os meus periquitos machos e meu Tunico são mais mansos que as fêmeas que são criadas na papa.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Nascimento disse:

Calopsita solta pela casa bicando tudo, inclusive rejunte, é se arriscar em deixarem se intoxicar

Qnt tempo tem q vc comprou?

TD animal adquirido tem q passar por exames básicos de saúde. Principalmente esses comprovados nessas casas. 

 

Aproveite pra ler esses tópicos

 

 

 

Olá!,

 

Obrigado pelos artigos,são bem informativos.

 

Adquiri a fêmea há três meses e o macho há um mês.

 

Uma informação que eu esqueci de acrescentar é que a fêmea nasceu ou foi registrada em 2007 segundo a argola presa aos seus pés.

 

Obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

Se ela é de 2007 mesmo, a idade pode ser o motivo. Doze anos é uma idade considerável. Ou então vc quis dizer 2017...

Todas as minhas fêmeas são mais dorminhocas que os machos. Todas elas ficam mais paradas, de vez em quando dormem de dia, mas não o tempo todo e raramente ficam com a cabeça embaixo da asa, só fecham os olhos e ficam lá morcegando. Quando você para pra observar mais tempo é que vc vê que são vários cochilos e não um sono contínuo. Elas param um tempo, dormem, acordam e descem pra comer, mudam de poleiro, dormem mais... Acho que se for assim, é normal.  As minhas, pelo menos, são assim e estão saudáveis.

A minha primeira fêmea era muito ativa, então quando eu fui adquirindo as outras, sempre achava que estavam com alguma doença por serem mais paradonas, levava no vet e tal. Com o tempo eu vi que era o comportamento normal delas.

Editado por Malu
  • Gostei 1
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, SAM 3 said:

A minha fêmea come o dia todo. Toda hora que se olha ela tá comendo, ou perto da comida. Ela também ama dormir. Come e dorme.

Isso que é vida ! 😌

Minha mãe que fica brincando que eu devia trocar todas as fêmeas por machos. rs Pra todos ficarem cantando o dia todo. rs Pq as fêmeas além de só comerem e dormirem, ainda formam casal e os machos param de cantar. Ela fica indignada. hahaha

  • Haha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Malu disse:

Se ela é de 2007 mesmo, a idade pode ser o motivo. Doze anos é uma idade considerável. Ou então vc quis dizer 2017...

Todas as minhas fêmeas são mais dorminhocas que os machos. Todas elas ficam mais paradas, de vez em quando dormem de dia, mas não o tempo todo e raramente ficam com a cabeça embaixo da asa, só fecham os olhos e ficam lá morcegando. Quando você para pra observar mais tempo é que vc vê que são vários cochilos e não um sono contínuo. Elas param um tempo, dormem, acordam e descem pra comer, mudam de poleiro, dormem mais... Acho que se for assim, é normal.  As minhas, pelo menos, são assim e estão saudáveis.

A minha primeira fêmea era muito ativa, então quando eu fui adquirindo as outras, sempre achava que estavam com alguma doença por serem mais paradonas, levava no vet e tal. Com o tempo eu vi que era o comportamento normal delas.

Olá!,

 

Realmente é 2007...concordo com você,pois ela tira uns cochilos de vez em quando e nunca dormiu com o bico em cima das asas.

 

O macho ele ainda é novinho mau completou 6 meses.

 

Obrigado!

Mas porém ela desce pra comer a comida,beliscar ossiba e sobe ao topo da gaiola pra ficar observando as coisas.Ela pia de vez em quando quando vê o macho

Editado por jovemcandango1
Link para compartilhar
Share on other sites

É, então realmente deve ser a idade. E ela com essa idade toda estava pra vender? Onde vc comprou ela? Será que era matriz de reprodução e colocaram a venda quando parou de botar? Que dó!

Eu tenho uma fêmea que tb desconfio que seja mais velhinha. Ela é a que mais dorme, tem os pesinhos mais grossos e já chegou pra mim assim. Mas como não tem anilha, não tem como eu saber a idade. Ela é a única que não interage comigo de maneira nenhuma. E nem com as outras calopsitas ela é de dar muita confiança, já tem uns 5 meses que ela está comigo e agora que ela pede cafune pras outras de vez em quando.

Editado por Malu
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Malu disse:

É, então realmente deve ser a idade. E ela com essa idade toda estava pra vender? Onde vc comprou ela? Será que era matriz de reprodução e colocaram a venda quando parou de botar? Que dó!

Eu tenho uma fêmea que tb desconfio que seja mais velhinha. Ela é a que mais dorme, tem os pesinhos mais grossos e já chegou pra mim assim. Mas como não tem anilha, não tem como eu saber a idade. Ela é a única que não interage comigo de maneira nenhuma. E nem com as outras calopsitas ela é de dar muita confiança, já tem uns 5 meses que ela está comigo e agora que ela pede cafune pras outras de vez em quando.

Tem uma casa de rações na minha cidade que tem um casal de calopsitas que está a venda desde que eu tinha uns 4 anos. Até hj não foram vendidas. 

Agora são umas 5 calopsitas numa gaiolinha pequena.

Também 400 R$ cada.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, SAM 3 disse:

Tem uma casa de rações na minha cidade que tem um casal de calopsitas que está a venda desde que eu tinha uns 4 anos. Até hj não foram vendidas. 

Agora são umas 5 calopsitas numa gaiolinha pequena.

Também 400 R$ cada.

Isso não é vida pra ninguém, tenho dó desses animais

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Luiz Gustavo disse:

Isso não é vida pra ninguém, tenho dó desses animais 

@VanessaHollier citou uma coisa importante em outro tópico.

Nós compramos as aves dessas casas de rações achando que estamos salvando-as, mas na verdade estamos motivando a venda desses animais naquelas condições horríveis. Eles ficam anos e anos naquelas gaiolas, até alguém comprar (nem sempre as pessoas que compram, cuidam como se deve).Pensando bem comprar em agropecuárias é quase como comprar aves nativas ilegais, estamos movimentado um tipo de tráfico de animais, mesmo não sendo nativas daqui.

O ideal é comprarmos de criadores.

  • Gostei 2
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi,

Então, acho que fêmeas realmente são mais paradas e ariscas que os machos. Até entre meus pombos a fêmea é mais introvertida, não gosta muito de ficar por perto e prefere andar pelo chão quando está solta, enquanto o macho gosta de ficar na mesa do computador e é mais bonzinho pra tudo. Acho que a idade também importa, sua calopsita já viveu muito e uma vida na agropecuária não é nada fácil: muitos conflitos, falta de higiene, alimentos e água muito tempo sem serem trocados, alimentação incorreta, etc.

Na dúvida, não deixe que cruzem ou então não coloque ninho na gaiola, pois fêmeas mais velhas tem maior chance de produzirem ovos inférteis e ainda pode acontecer do ovo ficar preso.

Forneça uma alimentação rica em vitaminas, ração, farinhada, frutas e legumes, ovo cozido, enfim... Ela também já deve ter passado por muita coisa, então precisa pelo menos agora que já é mais velhinha, ter uma boa vida.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...