Jump to content

Alimentação - Adultos e Filhotes - Ração, sementes, entre outros.


Nascimento

Posts Recomendados

Galera, 

Resolvi fazer um tópico "definitivo" e objetivo ao máximo sobre alimentação para calopsitas pra qnd alguém tiver uma dúvida podermos colocar o link sem termos q ficar repetindo a msm coisa todo dia. 

Vou postar com base na MINHA experiência e pesquisas que tenho/fiz. E claro, tds estão convidados a adicionar suas experiências. 

ADULTOS - RAÇÃO, SEMENTES E COMPLEMENTOS:

Para quem tem dúvida se usa ração ou mix de sementes, digo que pode usar os dois - misturados ou não - ou só um ou só outro, desde que complemente com outros alimentos. 
EU USO MISTURADO (mix+ração da alcon ou nutropica). A proporção de ração que uso é de cerca de uns 15% a 20% para o total de sementes. 

Claro que você pode inverter essa proporção e usar mais ração e menos sementes. Isso vai da conveniência e do bolso de cada um. O que vou postar aqui foi a forma mais EFICIENTE que achei de dar uma boa alimentação dentro da minha realidade. 

Em relação ao mix de sementes: 

A MINHA BASE costuma ter sempre 6 sementes nas seguintes proporções:

Painço 45% (os + variados possíveis); Alpiste 25%; Aveia descascada 10%; Arroz cateto 10%; Cártamo 5%; Ninger ou Girassol 5%. 

ALÉM desse BÁSICO acima, eu costumo adicionar entre 2% a 5% de mais algumas sementes, como por exemplo Gergelim, Senha, Sorgo, Linhaça, Nabão, Trigo Sarraceno, semente de abóbora crua ou torrada (que inclusive é vermífugo natural), entre outras. 

Ainda adiciono mais 5% de semente de funcho no total de Kg que essa mistura dá. Tem um cheiro agradável e evita carunchos. 

Lembre-se de usar a proporção, e se for adicionar outras sementes além das básicas, tire alguns porcentos da proporção das básicas e use nas demais.  

Complemento mais usados:

Ovo cozido com casca, milho cozido (jamais enlatado), couve, coentro, quiabo, brócolis, rúcula, arroz sete grãos/branco/ lentilha (cozidos só na água), maçã sem sementes, banana com casca, mamão com sementes, osso de siba, entre outros. 

Você pode oferece-los um ou dois por dia, cada dia um para ter uma variação nutricional aí. Claro q não há problema se vc repetir uma vez ou outra algum alimento ou oferecer três ou quatro tipos por dia. Mas eu acho mais eficiente usar até dois a cada dia. O importante é a variação durante a semana. 

Se as aves não têm costume de comer alguns desses complementos (ou mesmo a ração), o segredo é insistir. Não so dois ou três dias, mas sim algumas semanas. 

Lembrando pra não deixar esses alimentos na gaiola/viveiro por mais de 6 ou 8h para não estragarem.

Petiscos:

Pode dar uma ou duas vezes na semana como pipoca (sem tempero e sal), castanhas, amendoim, pimentas p psitacídeos, entre outros. São P-E-T-I-S-C-O-S!!!

Em qualquer pesquisa básica vc encontra mais alimentos que pode e não pode dar pra sua ave. 

Enfim. Para alimentação de adultos é basicamente isso aí.

Como dispor a comida:

Como tenho 4 aves, uso uma tigela de inox de +- um palmo de diâmetro em cima de uma prateleira p não haver disputas e pra diminuir o desperdício das sementes q caem da vasilha. 
Se sua gaiola é pequena, pode usar dois ou três potes distribuídos pela gaiola pra evitar brigas, caso tenha mais de uma ave.

A água basta um potinho msm, eles bebem pouco. Trocar pelo menos uma vez por dia. Usar só água filtrada.

Eu só recarrego a comida a cada 5 ou 7 dias, assim eles comem outros tipos de sementes além das que mais gostam (as primeiras a serem comidas).
Sopro uma vez por dia e peneiro uma vez na semana.

Você tanto pode fazer seu mix como pode já comprar pronto. Marcas como Terra dos pássaros, reino das aves, megazoo, nutropica, entre outras vendem mix prontos. Claro q as sementes e proporções não são exatas as que eu disse, mas não há problema, basta usar o bom senso e a pesquisa pra complementar da melhor forma possível, se quiser.
Ultimamente tenho usado a "Mistura Agapornis Calopsita - 5 kg" da Terra dos Pássaros. 

Pode usar mix ou ração de outras aves? Pode, de forma esporádica, desde q vc compare o rótulo e veja se tem mais semelhanças doq diferenças (e nada proibido) para os de Calopsita. 

E pra encerrar essa parte SÓ COMPRE SEMENTES DE PACOTES FECHADOS. Verifique se as sementes estão limpas, brilhosas, com bom aspecto, sem muito farelo ou carunchos. JAMAIS COMPRE A GRANEL (aquelas vendidas a kg que ficam abertas e expostas nas lojas).

Na reprodução:

Para uma boa reprodução, as aves têm que estar com alimentação reforçada uns 2 meses antes de colocar o ninho. Pode seguir o que está acima, apenas aumentando a quantidade e variações para JAMAIS DEIXAR FALTAR COMIDA. Principalmente durante a choca e a cria dos filhotes.

FILHOTES - PAPINHA

Pra quem quer ou precisou criar os filhotes na papinha, vai as dicas:

Eu uso papinha para psitacídeos da alcon ou reino das aves. 

Preparo:
Coloque água MORNA num copo e dissolva o pó. O aspecto da papa tem que ficar parecido com o de um iogurte.

Para testa a temperatura, mergulhe seu dedo por alguns segundos na água. Ela n pode queimar ou incomodar seu dedo.

Filhotes nao gostam muito de papa fria, por isso deve ser dada um pouco morna.

Pode guardar na geladeira pra dar mais tarde NO MESMO DIA, mas busque achar a quantidade certa pra cada refeição. 

A quantidade de papinha você pode seguir a tabela da imagem. 
Ajuste-a aos seus horários. 
Nao se alimenta filhote de madruga.
Quem quer criar na papa pra amansar mais fácil, geralmente tira do ninho com 15 a 25 dias. 

A partir dos 30 dias, já pode colocar sementes/ração numa vasilha rasa pro filhote começar a se familiarizar com a alimentação. 

Filhotes largam a papinha e ficam independentes +- com 50 dias de vida. 
Alguns são mimados e msm depois de uns 60 dias só querem papinha. Recomendo a dar somente ao fim da tarde ou tirar totalmente se vc perceber q ele já belisca a comida. 

Se não tem experiência com filhotes, use uma colher para alimenta-los e depois os limpe com um pano úmido p nao ficar com papa grudada nas penas. (N há problema se ficar um pouquinho aqui ou ali). 

56eada2c98fb0_10151313_308173122664292_7695586606332203804_n-Copia(2).thumb.jpg.4ae4a210bdc3d9ee63a39f2babcb0bef.jpg

Aproveito pra mostrar como fica o banquete de sementes + ração das minhas. 

IMG-20190621-WA0026.jpg

20190621_163704_748.jpeg

20190621_163722_525.jpeg

  • Gostei 7
  • Obrigado 8
Link para compartilhar
Share on other sites

ALIMENTOS QUE AS PESSOAS COSTUMAM DAR, MAS NÃO SÃO SAUDÁVEIS:

BOLOS;

BOLACHAS;

PÃO;

MACARRÃO

DOCES;

ALFACE (pode dar diarréia)

Sua ave nao vai morrer se der uma bicada nesses alimentos, mas a farinha das massas e a alface nao fazem bem ao intestino da ave. 

 

 

  • Gostei 4
  • Obrigado 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

IMG-20190705-WA0005.jpg

Minha calopsita já tá assim ela começa beliscar algumas coisas Mas eu dou papa 3 vezes ao dia cedo Meio dia e a noite aí resolvi parar de dar ao meio dia pra vê se ela aprende a se alimentar sozinha tem algum problema?

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Nascimento você consegue comprar todos esses grãos separados em pacotes fechados? Já pensei em montar meu próprio mix, mas só achei algumas sementes a granel. 

E como vc disse a insistência é a essência de tudo. Qdo comecei minhas calopsitas comiam so sementes. Hoje comem praticamente tudo que eu coloco: extrusada, couve, cenoura, beterraba, ovo, batata doce, milho, abobrinha, enfim. Hoje elas amam alimentos diversificados. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Joseph disse:

@Nascimento você consegue comprar todos esses grãos separados em pacotes fechados? Já pensei em montar meu próprio mix, mas só achei algumas sementes a granel. 

E como vc disse a insistência é a essência de tudo. Qdo comecei minhas calopsitas comiam so sementes. Hoje comem praticamente tudo que eu coloco: extrusada, couve, cenoura, beterraba, ovo, batata doce, milho, abobrinha, enfim. Hoje elas amam alimentos diversificados. 

No site terra dos pássaros vc encontra todas em pacotes. Alguns pet shops maiores tbm costumam vender as mais comuns em pacotes. Outra tipo linhaça, gergelim aveia, quinoa etc etc vendem até em casas naturais 

  • Gostei 2
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vou postar aqui uma DICA IMPORTANTE PRA INTRODUZIR NOVOS ALIMENTOS.

Essa dica foi da colega @Malu em outro tópico:

Retire as sementes/ração deles à noite quando forem dormir e coloque os alimentos novos que elas nao estão acostumadas de manhã BEM CEDO, antes mesmo de despertarem.
Deixe lá por umas 2 ou 3h. E depois volte com a sementes/ração. Pode deixar o alimento novo quando voltar com a comida antiga, mas lembrar de não deixar por mais de 6h exposto. 
Lembrando que é necessário paciência e persistência. Como disse anteriormente, não adianta fazer o teste por 1 ou 2 dias. Tem que ser por algumas semanas.

  • Gostei 6
Link para compartilhar
Share on other sites

Uau, sua mistura ficou linda @Nascimento, estou encantada pela dedicação.

Aqui na minha cidade não se vende alimentos específicos pra pombos porque não costuma ocorrer com frequência a criação desses animais. O pior disso é que a maioria das pessoas que os compra acaba oferecendo só quirela e painço ou ás vezes nem isso. Eu mesma iniciei minha criação oferecendo esse tipo de alimento porque era o que estavam acostumados a comer durante toda a vida deles. Felizmente essas aves são de fácil manejo e consegui rapidamente modificar e acrescentar na alimentação. 

Diferente das calopsitas que necessitam de insistência, os pombos só de ver comida diferente já ficam todos assanhados querendo comer, o que ajudou muito no processo de adaptação de novos alimentos. Hoje em dia eles gostam tanto da comida que não tem um grão sequer desperdiçado no fundo da gaiola e comem com vontade, diferente de quando tinham aquela alimentação pobre de quando chegaram na minha casa. 

É muito gratificante ver que nossos filhos de penas estão contentes e satisfeitos. Então sua atitude de compartilhar a dieta das suas calopsitas e dicas de manejo é muito válida, principalmente pros novos integrantes do clube. 

 

 

  • Gostei 2
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Vou deixar mais outro raciocínio aqui. 

Dessa vez sobre FARINHADAS:

Depois de ver a composição da maioria dessas farinhadas, acho q n compensa comprar. Pois são caras e n tem lá um bom custo benéfico.

Elas são basicamente uma farinha de ovo, milho, aveia e mais algumas sementes básicas, com outros elementos q existem na ração extrusada.

Se vc da mix de sementes, extrusada e ovo p sua ave, é praticamente a mesma coisa. 

  • Gostei 1
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Nascimento disse:

Vou deixar mais outro raciocínio aqui. 

Dessa vez sobre FARINHADAS:

Depois de ver a composição da maioria dessas farinhadas, acho q n compensa comprar. Pois são caras e n tem lá um bom custo benéfico.

Elas são basicamente uma farinha de ovo, milho, aveia e mais algumas sementes básicas, com outros elementos q existem na ração extrusada.

Se vc da mix de sementes, extrusada e ovo p sua ave, é praticamente a mesma coisa. 

Nascimento, também achava que essas farinhadas prontas não tinham nada de "uauuu"...quando eu tinha criação de Curiós fui visitar o maior criador dessa espécie e ele me disse que dava farinhada pronta  para os pássaros dele somente por causa da praticidade de complementar a dieta. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
5 horas atrás, Leandro da Silva Marinho disse:

A ração que você recomenda da Alcione nutropica, são extrusadas? Para misturar com o mix de sementes?

Sim. 

Ração, extrusada são tudo a mesma coisa. Só jeito diferente de chamar. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...