Jump to content

COMPANHEIRO PARA CALOPSITA


emylle

Posts Recomendados

Minha calopsita sempre viveu sozinha, sem nenhum outro pássaro por perto. Mas estou pensando em arrumar um companheiro para ela, pois eu e meu marido trabalhamos e ficamos fora o dia todo, e ela fica muito sozinha.

Ela é muito mansinha comigo, gosta do meu carinho, é até muito dependente de mim. Se estou perto ela fica bem e quietinha, se saio de perto ela começa a gritar, enquanto eu não volto ela não para. Mas tenho medo de arrumar um companheiro e ela ficar arisca comigo, não me deixar mais fazer carinho e etc. Será que isso pode acontecer?

Link para compartilhar
Share on other sites

Compre um companheiro para ela, pois ela nunca esquecerá de você. Ela irá dividir a atenção entre ele e você, mas geralmente quando tiver que optar entre um dos dois ela irá para você. Tenho três aqui em casa que eram sozinhas e viviam somente comigo, depois que arrumei um parceiro para elas, ficam grudados o dia todo, mas basta eu aparecer que elas largam eles na hora para ficar comigo, duas delas se eu não der atenção categoricamente se jogam na minha cabeça. Quando for comprar pega eles na mão, tenta uma aproximação, faça carinho, põe o dedo na barriguinha deles para subire, se eles retribuirem pelo menos alguma coisa pode ter certeza que serão mansos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, só não conto meu caso pq é muito grande, mas é idêntico. A Cherrie, a bebezona da minha foto, sempre foi assim. Comprei uma amiguinha, e então ela se acalmou - isso temporariamente, pq não levou muito pra ela voltar a depender de mim. Agora, alguns meses após a morte de Kitty e ainda com outra calopsitinha, digo:

Por experiencia própria, ela não vai ficar arisca e te esquecer. Talvez até fique estressada e curiosa nos primeiros dias. Julgando pelo quanto ela é dependente de você agora, talvez nem sequer consiga formar um laço afetoso com as companheiras, assim como a minha piu e acabe continuando a depender de ti. Cherrie se sente a "líder" da casa e parece não querer admitir ter que dividir essa liderança - sempre mantém um limite com as outras aves e já corre pra disputar carinho quando dou uns afagos na outra. Esses dias ela tem gritado muito, já penso em comprar um machinho pra ela porque, nossa, tá difícil... Hahaha. Quando ela grita muito, coloco assobios pra machos pra ela ouvir e acaba a acalmando.

E isso pq fico em casa o dia todo... Imagine você, que trabalha até tarde! 

Mas sim, calopsitas não vivem sozinhas e sugiro que compre mesmo um companheiro (talvez não precisasse se fosse presente em casa, mas já que ela fica muito sozinha, é NECESSÁRIO que a dê uma companhia). 

Boa sorte

Link para compartilhar
Share on other sites

Quando eu morava com minha mãe ela não ficava sozinha, pois tinha minha mãe e meu irmão o tempo todo por perto. Agora eu me casei, ela foi pra um lugar totalmente diferente e além de tudo tem que ficar sozinha, porque eu saio as 07:00 da manhã e só volto as 17:00. Sinto que ela está bem amuadinha, não acostumou com o lugar ainda, as vezes eu até penso que ela está doente, mas ela está comendo normalmente e fica feliz e gritando quando eu chego. Pra piorar ela está trocando as penas, ela fica estressada coitadinha.

Será que se eu comprar  outra fêmea teria problema? Pois estava pensando em comprar um filhote, meu vizinho tem  um casal de calopsitas todo branquinhooo e que está chocando, achei a coisa mais linda. Queria comprar um filhote desse casal. O problema é que não vou saber qual o sexo, só depois de comprar e fazer o exame.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não tem problema algum, eu acho as fêmeas até mais dóceis. Normalmente não ocorre conflitos entre elas e no geral se adaptam bem umas as outras, sem dizer que são muito carinhosas umas com as outras. Enquanto não nasce os filhotes deixa ela com sua mãe temporariamente, assim ela ficará mais feliz e depois faça a adaptação dela com o filhote e somente ai leve ela para a sua casa. Sei que é dificil nos afastarmos desses pequeninos, mas as vezes temos que pensar no bem estar deles e na felicidade, depois você irá curtir muito eles. Antigamente eu também saia cedo para trabalhar e só voltava bem de noite, mas sempre tive vários passaros que faziam companhia entre si, nunca deixei eles sozinhos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Célia, já pensei em fazer isso, deixá-la com minha mãe. Mas não sei se tenho coragem, chegar em casa e não ter ela para brincar comigo. E não se pode comparar o meu tratamento com o da minha mãe, eu trato ela como se ela fosse uma criança(ela dorme no meu quarto rsrs) quando saio a noite eu deixo a luz acesa para ela não se assustar. Limpo a gaiola um dia sim, o outro não. Troco as comidinhas todos os dias e etc. Minha mãe gosta muito dela, e sente saudades, mas enfim, eu que sou a mãe eu cuido melhor rsrs. Mas eu tenho que pensar nisso mesmo, ela está muito tristinha, me parte o coração.

Caso eu compre o filhote, e ele seja outra fêmea, não tem problema se a calopsita não se acasalar durante sua vida? Isso não traz problemas para ela?

Link para compartilhar
Share on other sites

Pense que essa separação seria momentânea e você pode pegar ela toda sexta feira a noite e ficar o fim de semana todo até que o novo bebê chegue em casa. Não há problemas quanto a não acasalar, as vezes é até bom pois desestimula e ela não fica agoniada querendo acasalar, apesar que tem umas que tem um foguinho no rabo que mesmo sem macho fica botando ovinhos em tudo que é canto.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não tem problema comprar fêmeas, eu nunca tive machos aqui - só um periquito, mas ele apareceu aqui misteriosamente - e até hoje tudo ok. A kitty trocava carinho com Diana e eram como mãe e filhote... Depois q ela se foi, já que Cherrie é muito "humanizada" e só dá permissões a mim, tive q fazer esse trabalho. Não precisa acasalar, não. A minha nunca sentiu necessidade, nunca botou ovinhos - normalmente elas começam a querer acasalar porque os donos fazem "carinho" nas costas e, como é ali que fica o aparelho copulatório (corrijam-me se estou errada, mas essa é a razão pela qual os machos sobem nas fêmeas), acaba a estimulando.

A única coisa que minhas pius fazem é entrar em espaços pequenos e escuros a pensar que é um ninho. Cherrie fica super defensiva, territorialista e nervosa quando está dentro desses lugares, e Diana não. hehe

Também não conseguiria deixar aos cuidados de alguém distante, alguém q eu não pudesse visitar p vê-la diariamente. Nós as donas entendemos as piuzinhas melhor, e outra, como alguém vai cuidar de minha bb se ela é desesperada pela minha presença? Acho que ela sofreria bastante. Ela já conviveu com duas outras fêmeas e nunca tive problemas... Mas é verdade, é algo a ser muito bem pensado, como disse Célia, devemos pensar no bem-estar dos nossos bichinhos...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 months later...

Chico adora caixas e tampinhas amarelas de tempero. Também coloco brinquedos e fitas coloridas. Coloco folhas e legumes também. Nunca acasalou e a não ser que eu arrume uma namorada de fim de semana, acho que nunca vai se acasalar. Consegui colocar uma caixinha de sapato pequena dentro da gaiola e uma maior em cima, de fora. Ele adora as duas caixinhas, dorme nelas boa parte do dia e da noite. Ele fica sozinho, as vezes só chegamos a noite, mas já se adaptou, pelo menos demonstra ser feliz e saudável. Não sou especialista em aves nem veterinária e as vezes fico com pesar dele ficar sozinho, mas ele já tem a rotina dele, ele dorme boa parte do dia, mesmo quando estamos em casa, e tem hábitos um pouco noturnos, dorme tarde, seguindo a rotina da casa.

IMG_20160425_211857405[1].jpg

IMG_20151015_080847287[1].jpg

IMG_20151128_091042150[1].jpg

IMG_20151220_200252528[1].jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também estou pensando em comprar uma outra calô para fazer companhia, ele fica sozinho das 11h00 as 17h00. Não sinto ele triste, ele se alimenta bem, interagi com todos lá de casa, canta bastante. Mas sinto muita dozinha deixar ele sozinho todo esse tempo... 

O meu receio é comprar uma fêmea e eles acasalarem toda hora, minha casa é pequena, infelizmente não posso ter muitas calôs :( Mas li em posts que alguns membros descartam os ovos... 

Pensei em comprar um outro macho.. Será que terá muitos conflitos entre eles?

Link para compartilhar
Share on other sites

@TatiscoutsEu tenho dois machos e não vejo problema entre eles. Inclusive, esses dias o Nico estava fazendo carinho no Otto, rss

Os dois bebes se dão muito bem e respeitam o espaço do outro.. É só tomar o cuidado de não junta-los na mesma gaiola de imediato e não esquecer de fazer a quarentena

Editado por BrunaJR
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Tatiscouts Então, aqui teve um problema pq logo que comprei o meu segundo filhote, meu pai fez a loucura de juntá-los quando eu não estava em casa.. a sorte é que ele veio de uma pessoa conhecida e ele era saudável.. acho que não rolou problema pq os dois machos eram bem novinhos ainda.. Massss tem todo esse esquema de fazer quarentena e depois ir deixando gaiola lado a lado para eles se conhecerem e se acostumarem.. ou então, se vc não quiser deixar na mesma gaiola, é só deixar lado a lado mesmo.. eu preferi juntar, pq eu tenho um viveiro bom para duas calopsitas e acredito que seja menos trabalho na hora de tratar e limpar. 9_9
Mas complexo não é! As calopsitas são animais bem sociáveis e costumam se dar bem, o problema mesmo é quando está em período de reprodução e vc tem 1 casal e um macho/fêmea solteiro(a) na mesma gaiola, daí normalmente sai umas brigas, rs

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@BrunaJR É então, o meu calô ele já é adulto, não sei a idade ao certo dele, estou com ele a 3 meses e veio pra mim bem arisco, hoje em dia já está bem tranquilo, não 100%, mas uns 80% manso... Isso seria um problema na hora de interagir com o outro companheiro?

Em época de reprodução, os seus dois machos entram em conflito?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...