Jump to content

Osso de Siba


Lucas Oliveira
Ir para a solução Resolvido por Renato de Freitas,

Posts Recomendados

Pessoal eu vi uma informação em uma página do facebook que era necessário colocar o osso de siba de molho em água e deixa um dia e depois deixar secar, isto serve para tirar o sal que vem nele. É realmente necessário fazer isto?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

​Não não é necessário fazer isso... Isso é MITO... O osso de sibá (ou conhecido como osso de baleia), já vem pronto das lojas de animais (pet shop's) para colocar na gaiola e as calopsitas fazer o uso do mesmo... Eu sempre compro osso de baleia, e do jeito que compro eu coloco na gaiola, faço isso a mais de 4 meses, e nunca fez mal as minhas calopsitas...

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

bom, opinião minha e dos veterinários que conversei e consultei, uma ave com uma alimentação balanceada, com boas sementes e racao, não tem necessidade de usar o osso de siba. Colocar ele de molho é pra retirar o excesso de sódio e isso é muito valido, o uso contínuo a longo prazo prejudica principalmente os rins, osso de siba, minerais, bloco de cálcio quando usados sem moderacao são prejudiciais sim, o osso de siba por ser natural é o mais indicado e mesmo assim deve ser usado com moderação, não faz mal a curto prazo mas os rins das aves podem ser prejudicados com o uso contínuo. Aqui em casa o veterinário mandou suspender qualquer coisa do tipo pois não traria benefícios as minhas aves e eu tenho uma ave com problemas renais, é bastante complicado.

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sinceramente nunca ouvi sobre colocar o osso de siba de molho. 

Eu não acho necessário colocar o osso de siba, deixo as minhas calopsitas com sementes normais com Organew e extrusada, e coloco bloco de calcio durante o mes, além  das comidas extras como milho,ovo,cenoura,beterraba,couve,..

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Desculpas pela minha resposta, eu não tinha consultado um veterinário para perguntar sobre o osso de baleia... Só os vendedores de pet shop's que me falavam que não faziam mal as aves, e que iria servir para afiar e dar cálcio ao bico da ave...

Apesar que para as minhas calopsitas não irá fazer mal, porque elas ficam soltas desde manhazinha, até 00:00, só prendo o casal para dormir, então eles nem tem muito contato com o osso de baleia...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

imagina, a sua resposta não deixa de estar certa pq é o que todos os vendedores passam para os consumidores, mas eu tive que me aprofundar em saber sobre a alimentação pois tenho uma ave com a saúde debilitada e o osso de siba e afins não fazem mal se usados de forma moderada e esporadicamente, mas tudo em excesso prejudica. O ossiba vai prejudicar os rins, o excesso de vitaminas causa hipervitaminose e acaba prejudicando figado e rins e por aí vai

Editado por Isabella Dejuli
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

imagina, a sua resposta não deixa de estar certa pq é o que todos os vendedores passam para os consumidores, mas eu tive que me aprofundar em saber sobre a alimentação pois tenho uma ave com a saúde debilitada e o osso de siba e afins não fazem mal se usados de forma moderada e esporadicamente, mas tudo em excesso prejudica. O ossiba vai prejudicar os rins, o excesso de vitaminas causa hipervitaminose e acaba prejudicando figado e rins e por aí vai

Muito obrigado mesmo... Mas no meu caso que meu casal passa o dia todinho fora da gaiola, só entra na gaiola para dormir... Poderá vir fazer mal?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu concordo com a Isabella, eu prefiro investir numa alimentação diversificada, evitando a necessidade de qualquer tipo de suplementação, como osso de siba, vitaminas na água e etc.

Penso que a suplementação deve ser usada principalmente em aves em recuperação (doenças, adaptação, reprodução, etc).

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eliabe e Maria, sua preocupação com seu casal está certíssimo , mas me desculpe, já peço desculpas caso esteja sendo inconveniente, mas colocar suas aves pra dormir ás 0:00 hs não está ajudando muito elas a manterem a boa saúde, elas estão dormindo pelo menos 6hs a menos do que deveriam,  e isso a longo e médio prazo poderá trazer alguma complicação. As calopsitas como qualquer ave necessita de pelo menos 12 hs de sono por dia, então deve se guardar eles em um local escuro sem muito movimento mais ou menos umas 18:30 hs da noite e só retirá los ás 6:30 hs, e no inverno esse horário pode subir para as 14 hs de sono, isso levará sua ave a ter uma vida mais saudável. 

  • Gostei 5
Link para compartilhar
Share on other sites

Eliabe e Maria, sua preocupação com seu casal está certíssimo , mas me desculpe, já peço desculpas caso esteja sendo inconveniente, mas colocar suas aves pra dormir ás 0:00 hs não está ajudando muito elas a manterem a boa saúde, elas estão dormindo pelo menos 6hs a menos do que deveriam,  e isso a longo e médio prazo poderá trazer alguma complicação. As calopsitas como qualquer ave necessita de pelo menos 12 hs de sono por dia, então deve se guardar eles em um local escuro sem muito movimento mais ou menos umas 18:30 hs da noite e só retirá los ás 6:30 hs, e no inverno esse horário pode subir para as 14 hs de sono, isso levará sua ave a ter uma vida mais saudável. 

​Bem observado, eu não tinha reparado nessa informação.

É fundamental pra saúde das suas aves terem um horário de sono entre 12 e 14 horas por dia. Deixar suas aves acordadas até tarde realmente é prejudicial.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...