Jump to content

Como faço para introduzir ração?


Luciano Amorim Junqueira

Posts Recomendados

Bom dia pessoas. 

Tenho uma calopsita desde novembro, acredito que ele tenha nascido no final de outubro/2019. Portanto já vai fazer 5 meses. Até uns 15 dias atrás, ele só comia papinha, pois não aceitava mais nada. Já tentei de tudo. Mix de sementes, farinhada e ração. Comprei um periquito, coloquei junto pra incentivar ele a comer, e nada. O periquito é uma draga. Come semente, milho, ração, papinha, puleiro, tapete, cortina, tudo. Mas o Plinio comia um pouquinho de sementes, mas só quando eu oferecia na mão.  

Há uns 15 dias consegui substituir a papinha por milho cozido. Agora ele não come mais nada. Passa o dia todo sem comer esperando o bendito milho. Ele está pesando 67 gramas, quando deveria estar pesando pelo menos 90. Então não quero forçar muito.

O que eu faço?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Luciano Amorim Junqueira disse:

Bom dia pessoas. 

Tenho uma calopsita desde novembro, acredito que ele tenha nascido no final de outubro/2019. Portanto já vai fazer 5 meses. Até uns 15 dias atrás, ele só comia papinha, pois não aceitava mais nada. Já tentei de tudo. Mix de sementes, farinhada e ração. Comprei um periquito, coloquei junto pra incentivar ele a comer, e nada. O periquito é uma draga. Come semente, milho, ração, papinha, puleiro, tapete, cortina, tudo. Mas o Plinio comia um pouquinho de sementes, mas só quando eu oferecia na mão.  

Há uns 15 dias consegui substituir a papinha por milho cozido. Agora ele não come mais nada. Passa o dia todo sem comer esperando o bendito milho. Ele está pesando 67 gramas, quando deveria estar pesando pelo menos 90. Então não quero forçar muito.

O que eu faço?

Leia.
 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado, Nascimento, pela resposta rápida, mas seu tópico não responde minha pergunta. 

Sei que fiz errado, dando papinha por tanto tempo, mas ele só comia a papinha e agora, que consegui substituir, só come milho. Preciso que ele tenha independência de comer a ração que está disponível durante todo o dia. Mas ele espera até a hora do milho para comer. 

Já me disseram para deixar a ração e quando a fome apertar, ele vai comer. Mas ele já está bem abaixo do peso normal, e por 2 vezes que ficou um dia todo sem comer, saiu sangue nas fezes. Não sei por que... talvez tenha baixado a imunidade e deu brecha para alguma infecção. 

Enfim. O fato é que ele não come o que está na vasilha. Ou come papinha, ou milho, ou come um pouquinho o que eu der na mão.

Uma informação.

Comprei a ração da Tropical bird, com frutas secas. Nem o Plinio, nem o periquito comem.

Me ajuda aí, gente!! 😉

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Luciano Amorim Junqueira disse:

Obrigado, Nascimento, pela resposta rápida, mas seu tópico não responde minha pergunta. 

Sei que fiz errado, dando papinha por tanto tempo, mas ele só comia a papinha e agora, que consegui substituir, só come milho. Preciso que ele tenha independência de comer a ração que está disponível durante todo o dia. Mas ele espera até a hora do milho para comer. 

Já me disseram para deixar a ração e quando a fome apertar, ele vai comer. Mas ele já está bem abaixo do peso normal, e por 2 vezes que ficou um dia todo sem comer, saiu sangue nas fezes. Não sei por que... talvez tenha baixado a imunidade e deu brecha para alguma infecção. 

Enfim. O fato é que ele não come o que está na vasilha. Ou come papinha, ou milho, ou come um pouquinho o que eu der na mão.

Uma informação.

Comprei a ração da Tropical bird, com frutas secas. Nem o Plinio, nem o periquito comem.

Me ajuda aí, gente!! 😉

O tópico da as alternativas. Vc msm já disse uma.
Leia ele todo. N tem muito segredo. 

E outra. Se sua calopsita é muito grudada em vc e consequentemente dependente, isso nao é bom nem pra ela nem pra vc. Leia os outros tópicos

 

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10436-calopsita-muito-ativa/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/12292-minha-calopsita-é-louca-por-mim/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/12091-calopsita-muito-grudada/?tab=comments#comment-82509

 

Editado por Nascimento
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Nascimento disse:

O tópico da as alternativas. Vc msm já disse uma.
Leia ele todo. N tem muito segredo. 

E outra. Se sua calopsita é muito grudada em vc e consequentemente dependente, isso nao é bom nem pra ela nem pra vc. Leia os outros tópicos

 

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10436-calopsita-muito-ativa/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/12292-minha-calopsita-é-louca-por-mim/

https://clubedascalopsitas.com.br/topic/12091-calopsita-muito-grudada/?tab=comments#comment-82509

 

Aí sim, Nascimento. Me ajudou muito. 

Vou seguir as dicas e depois conto pra vocês.

Obrigado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Boa noite amigo.. só vi agora me desculpe.. o problema da comida continua aqui . Ela TB só come quando tem alguém por perto.. mas se eu tiver em casa é só cmg.. continuo criando ela solta o dia todo. Só entra na gaiola pra dormir.. continua grudada cmg.. mas conforme foi crescendo ela desgrudou um pouco.. mas se eu a chamo ela vem na hora ... Mas antigamente ela não conseguia deixar eu e minha esposa ver uma tv que tinha que estar em cima de mim . Hj em dia ela fica um pouco..aí boto ela em cima da gaiola e ela fica de boa.. as vzs ela sai sozinha.. vai crescendo desgruda um pouco ... Mas continua louca por vc.. eu sinceramente não teria nem pegado se fosse pra criar presa e soltar raramente.. então hoje deixo ela solta.. mas com todo o cuidado para n deixar perigo pra ela.. tipo isolo tomada. N deixo fios .. ela n tem acesso pra subir em nada a não ser o sofá e a já ela que fica fechada ... E três outras coisas que ela possa se machucar.. mas quando a gente sai de casa e deixa Ela sozinha.. ela n sai da cozinha.. fica paradinha no pano do lado do fogão se olhando no espelho ..

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 months later...

Bom dia amigos... 

Finalmente consegui um tempo para dar uma satisfação sobre o assunto e agradecer pela ajuda de vocês. 

Descobri qual era o problema do Plinio, infelizmente tarde demais. Hoje com outra calopsita, bem saudável, descobri que o problema não era pq ele não comia. Comia até bem demais. Só não absorvia os nutrientes. E as fezes realmente eram bem fedidas. Hoje eu sei que não tem cheiro nenhum. 

O problema do Plinio era Coccidiose, doença que descobri ser muito subestimada, aqui em Goiânia. Só consegui as informações que precisava em um forum português sobre pintassilgos e com a ajuda de um amigo veterinário de grandes animais (já conhecia a doença em porcos)😉.

Então o que descobri?

Coccidiose é uma doença bacteriana que dá em porcos e galinhas. Aqui na região ela é conhecida como doença do peito seco, e que não tem cura. Mas tem. O problema é que o único remédio que encontrei, é vendido em grandes embalagens em lojas agropecuárias (para porcos) e só encontrei à venda fracionada (de forma ilegal) em um site que não me lembro qual. Chama-se Baicox.

Alguns dirão que tem outros remédios, Coccidex, e outros. Mas são todos cocciodiostáticos, ou seja, evitam que a doença se espalhe para outras aves, mas não salva a ave contaminada. O Baicox é antibiótico exclusivo para o coccidae. Ele mata a bactéria na sua ave e pode salvá-la se for medicada a tempo. Eficácia comprovada aqui em casa.

Enfim... Acho que não tinha mais salvação para o Plinio quando levei-o ao (aparentemente único) veterinário especializado daqui de Goiânia, mas vi que ele não sabia que a doença pode ser tratada.

Mas se o Plinio morreu, como sei que o remédio é eficaz? 

Uma semana depois, ganhei outro calopsita, o Baru. Lavei a gaiola com alvejante, alcool e tudo o que achei nos armários, coloquei ele, morreu em 3 dias.

Uns 15 dias depois já de porte das informações, e esperando o Baicox chegar pelo correio, não me contive e comprei o Ziggy. Lavei de novo a gaiola, coloquei ele de quarentena, não dei o remédio, pois ele é muito forte e pode debilitar a ave. Mas logo as fezes começaram a feder. Com orientação do meu amigo vet, mediquei. Deu certo. Está aqui agora mastigando o meu dedo do pé. Vou postar uma foto dele, mas não vou trocar a foto do meu perfil, como uma homenagem ao passarinho que mudou a minha vida e aparente me curou de uma depressão.

Capturar.PNG.f26f85038bc4bd837f917f83fa25e752.PNG

Capturar.PNG

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...