Jump to content

Postura crónica de ovos


Caturra

Posts Recomendados

Tenho uma calopsita que não para nunca de por ovos, já teve histórico de ovo preso, quase passou por uma cirurgia e ainda quase morreu por isso. Não importa o que eu faça, ela nunca para de por ovos. Não tem macho, não tem brinquedos que possam estimular, vive isolada dos outros pássaros que tenho, fica com luz 6 horas por dia e 18 horas no escuro, faço de tudo e nada funciona. Já fez tratamento hormonal no veterinário e mesmo assim põe ovo. Com todas as medidas que existe para desestimular ela põe de 3 a 6 ovos por mês, se deixar a toa sem combater o estimulo acho que chegam de 12 a 15 por mês. Não aguento mais esse problema e não sei mais o que fazer, qualquer lugar que ela esteja, sempre faz ninho, sempre prende o rabo num tipo de masturbação e faz pressão no lombo como se estivesse acasalando com um macho. Tudo isso sem qualquer motivo, sem macho, sem nada ao redor dela. O que eu posso fazer? Já perguntei para o veterinário se há alguma cirurgia que retire os ovários ou o utero, mas ele disse que por ser um animal muito pequeno, o risco de morte durante a cirurgia é altíssimo. Ela já faz isso há 2 anos e depois que começou a por ovo nunca mais parou. Não importa a gaiola, não importa se está escuro ou claro, qualquer lugar que ela esteja, tudo vira ninho, tudo ao redor dela é ninho.

Já deixei ovos perto para ver se ela se sente que já pôs ovos o suficiente, mas ela nem liga para o ovo, só quer saber de por. Depois que põe o ovo é como se ela nunca tivesse posto, não choca nem quer saber, acho que nem reconhece como o próprio ovo. Logo em seguida, já começa a vir mais ovos sem parar. Em questão da saúde, apesar de dizerem que faz mal eu acho que não faz, pelo menos no caso dela, porque ela nunca fica doente, não emagrece nem fica debilitada, fraca ou com comportamentos de animal fadigado, continua com aparência, comportamentos, e peso normais.

Link para compartilhar
Share on other sites

Nunca vi algo parecido. Ao invés de tratamento hormonal talvez o veterinário possa indicar algum remédio floral manipulado em farmácia, para diminuir a libido. Com a minha calopsita funcionou certa vez. Tente também readequar a alimentação dela, para diminuir quantidade de gordura e proteínas. Por último, acho que a melhor opção pode ser a menos provável: arrumar uma companhia da mesma espécie para ela. São aves de bando, e talvez a ociosidade esteja motivando esse comportamento. Com um(a)companheiro (a) ou outros meios de distração ela talvez decida preencher o tempo dela com outros tipos de atividade que não sejam apenas botar ovos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho 5, e a companhia nunca funcionou, por isso estou a tentar ver se melhora enquanto está sozinha. Também já esteve em gaiolas maiores cheias de brinquedos para distrair com companhia, o veterinário disse que certos brinquedos podem estimular, então retirei tudo, mas nunca nada funciona.

Então há medicamento que diminui a libido? É muito caro?

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Caturra disse:

Tenho 5, e a companhia nunca funcionou, por isso estou a tentar ver se melhora enquanto está sozinha. Também já esteve em gaiolas maiores cheias de brinquedos para distrair com companhia, o veterinário disse que certos brinquedos podem estimular, então retirei tudo, mas nunca nada funciona.

Então há medicamento que diminui a libido? É muito caro?

Na verdade, são florais específicos para aves, assim como há para humanos. Mas não vendem no comércio. São feitos em farmácias de manipulação através de receita do veterinário. É barato, mas tem que achar veterinário que trabalhe com isso, o que não é tão fácil. 

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, VanessaBH disse:

Mesmo no frio ela bota??? Pq o tempo esfriou bem agora...

Sou de Portugal e acabamos de passar pelo inverno onde o frio é bem forte. Acho que durante o inverno com 6 horas de dia apenas ela deve ter posto uns 30 ovos. Ela simplesmente não para por nada.

Existe algum problema mental ou hormonal que possa causar isso? Eu tenho outras fêmeas e nenhuma faz isso, nem a fêmea com casal que eu tenho. Nunca vi nada igual. Pergunto se pode ser problema mental porque ela parece que fica estimulada a acasalar com qualquer coisa em qualquer lugar que seja sem motivo nenhum. Por exemplo: as vezes se ela está em meu ombro e eu olho para o lado para vê-la ela já fica estimulada só em eu olhar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 09/05/2020 at 07:30, Caturra disse:

Sou de Portugal e acabamos de passar pelo inverno onde o frio é bem forte. Acho que durante o inverno com 6 horas de dia apenas ela deve ter posto uns 30 ovos. Ela simplesmente não para por nada.

Existe algum problema mental ou hormonal que possa causar isso? Eu tenho outras fêmeas e nenhuma faz isso, nem a fêmea com casal que eu tenho. Nunca vi nada igual. Pergunto se pode ser problema mental porque ela parece que fica estimulada a acasalar com qualquer coisa em qualquer lugar que seja sem motivo nenhum. Por exemplo: as vezes se ela está em meu ombro e eu olho para o lado para vê-la ela já fica estimulada só em eu olhar.

Uai... Nunca ouvi nada parecido.

Vc já tentou modificar totalmente o local que ela vive, TUDO MESMO?

Vc já deixou ela chocar esses ovos por um período de tempo? Vai que é uma questão psicológica dela ficar com esses ovos por um tempo rsrs

Vc não pensa em adquirir uma outra calopsita, um macho exclusivamente pra ela? 

Acredito que hormonal sim, vi que isso pode provocar até paralisia por falta de cálcio no organismo dela, ficar botando muito assim...

Editado por VanessaBH
Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, já troquei tudo várias vezes, até já ficou em cima da cadeira sem gaiola nenhuma, mas não adianta. Qualquer lugar é ninho para ela.

Deixar os ovos eu comecei a pouco tempo, continua a por, vou esperar mais para ver se funciona.

Tem o pai dela aqui como macho, ele é casal com a mãe dela e quando estavam juntos parecia pior ainda...

 

Ela continua sempre estimulada sem motivo, prende o rabo nos lugares e anda para trás para fazer pressão no lombo numa espécie de masturbação e não para de sair ovo. Quando para de sair ovo é no máximo 1 ou 2 semanas.

Quando vou por a por para dormir na gaiola ela sempre vai para o chão da gaiola chocar o ninho que só existe na cabeça dela, se a ponho numa cadeira ela se joga no chão e vai para debaixo dos armários e procura sempre um lugar fechado para simular um ninho. Não tem um lugar fixo de ninho porque eu faço de tudo para evitar, mas nada adianta, tudo ao redor dela vira ninho na hora.

Ela só pensa em reprodução 24 horas por dia e nada do que eu faço consegue parar isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Caturra disse:

Sim, já troquei tudo várias vezes, até já ficou em cima da cadeira sem gaiola nenhuma, mas não adianta. Qualquer lugar é ninho para ela.

Deixar os ovos eu comecei a pouco tempo, continua a por, vou esperar mais para ver se funciona.

Tem o pai dela aqui como macho, ele é casal com a mãe dela e quando estavam juntos parecia pior ainda...

 

Ela continua sempre estimulada sem motivo, prende o rabo nos lugares e anda para trás para fazer pressão no lombo numa espécie de masturbação e não para de sair ovo. Quando para de sair ovo é no máximo 1 ou 2 semanas.

Quando vou por a por para dormir na gaiola ela sempre vai para o chão da gaiola chocar o ninho que só existe na cabeça dela, se a ponho numa cadeira ela se joga no chão e vai para debaixo dos armários e procura sempre um lugar fechado para simular um ninho. Não tem um lugar fixo de ninho porque eu faço de tudo para evitar, mas nada adianta, tudo ao redor dela vira ninho na hora.

Ela só pensa em reprodução 24 horas por dia e nada do que eu faço consegue parar isso.

Hoje ela já pôs outro ovo, nada a faz parar. Não funcionou deixar os ovos, ela simplesmente põe e não quer saber de nada, nem presta atenção nos ovos que estão perto dela. Há 1 ano ela quase morreu e deu um prejuízo de uns 5000 reais porque ficou muito mal com um ovo preso, quase operou e quase morreu. De lá para cá acho que já pôs uns 50 ovos

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 13/05/2020 at 17:11, Lucas g disse:

Talvez seja que que ela esteja sentindo solidão,tente compra um parceiro para ela,talvez ela diminua bastante por ovo ou pelo menos coloqua ovo galado,senão tente levar para um veterinário 

Quando ela tem macho perto é pior ainda.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 13/05/2020 at 10:01, Caturra disse:

Saiu mais um ovo hoje.

Como vc já disse em seu relato e já faz acompanhamento com veterinário, talvez tente procurar opinião de outro, algum outro que vc acredite que possa confiar... Poderia te indicar uma incrível mas como vc mora em Portugal...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...