Jump to content

Postura crónica de ovos


Caturra

Posts Recomendados

Em 07/05/2020 at 13:47, Caturra disse:

Tenho uma calopsita que não para nunca de por ovos, já teve histórico de ovo preso, quase passou por uma cirurgia e ainda quase morreu por isso. Não importa o que eu faça, ela nunca para de por ovos. Não tem macho, não tem brinquedos que possam estimular, vive isolada dos outros pássaros que tenho, fica com luz 6 horas por dia e 18 horas no escuro, faço de tudo e nada funciona. Já fez tratamento hormonal no veterinário e mesmo assim põe ovo. Com todas as medidas que existe para desestimular ela põe de 3 a 6 ovos por mês, se deixar a toa sem combater o estimulo acho que chegam de 12 a 15 por mês. Não aguento mais esse problema e não sei mais o que fazer, qualquer lugar que ela esteja, sempre faz ninho, sempre prende o rabo num tipo de masturbação e faz pressão no lombo como se estivesse acasalando com um macho. Tudo isso sem qualquer motivo, sem macho, sem nada ao redor dela. O que eu posso fazer? Já perguntei para o veterinário se há alguma cirurgia que retire os ovários ou o utero, mas ele disse que por ser um animal muito pequeno, o risco de morte durante a cirurgia é altíssimo. Ela já faz isso há 2 anos e depois que começou a por ovo nunca mais parou. Não importa a gaiola, não importa se está escuro ou claro, qualquer lugar que ela esteja, tudo vira ninho, tudo ao redor dela é ninho.

Já deixei ovos perto para ver se ela se sente que já pôs ovos o suficiente, mas ela nem liga para o ovo, só quer saber de por. Depois que põe o ovo é como se ela nunca tivesse posto, não choca nem quer saber, acho que nem reconhece como o próprio ovo. Logo em seguida, já começa a vir mais ovos sem parar. Em questão da saúde, apesar de dizerem que faz mal eu acho que não faz, pelo menos no caso dela, porque ela nunca fica doente, não emagrece nem fica debilitada, fraca ou com comportamentos de animal fadigado, continua com aparência, comportamentos, e peso normais.

Olá 

Conseguiu resolver? Como sua calopsita está?

Link para compartilhar
Share on other sites

Não, faço tudo e nada adianta. É impossível combater isso. Ela sempre põe pelo menos 1 ovo a cada 10 dias. Agora ela está desde o início da semana com ovo e não sai, parece que esta a dar problema de ovo preso de novo. Faço de tudo e sempre gasto um monte de dinheiro há 2 anos com ela por esse problema e nada funciona. Não aguento mais isso. Ela só pode ter alguma doença hormonal que causa essa postura insistente de ovos, o que acontece com ela não é algo normal.

Ela já passou por vários veterinários, todos dizem a mesma coisa. Não adianta levar em outros, não há solução para isso. É gastar uma fortuna de dinheiro até ao final ou desistir e deixar morrer.

Alguém aqui já viu algo parecido com isso? Pode ser problemas hormonais ou mentais? Digo mentais porque ela é uma ave que só pensa em sexo e ovo toda hora.

Link para compartilhar
Share on other sites

Alguém sabe dizer se o método do rolinho funciona? Rolar a ave para frente e para trás dentro de uma garrafa? Não sei se dá certo porque acredito que os veterinários fariam isso se fosse bom, mas realmente vejo muitos casos de aves até em muito mau estado e depois que o dono faz o rolinho o ovo consegue sair.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Caturra disse:

Alguém sabe dizer se o método do rolinho funciona? Rolar a ave para frente e para trás dentro de uma garrafa? Não sei se dá certo porque acredito que os veterinários fariam isso se fosse bom, mas realmente vejo muitos casos de aves até em muito mau estado e depois que o dono faz o rolinho o ovo consegue sair.

Eu já ouvi falar mas nunca tentei.

Minha calopsita já teve ovo preso, sei que uma coisas que.pode ajudar é passar azeite na cloaca, tem tbm o vapor que dizem que é bom, ligar o chuveiro no quente e colocar ela dentro do banheiro por alguns minutos ou vc esquenta a água e colocar ela em cima onde chega o vapor, Mas CUIDADO pra não machucar ela pesquise na internet que explica melhor. Fiz isso com minha calopsita mas não adiantou, acabei levando no vet e assim que cheguei lá o ovo já estava saindo e a vet só ajudou, nem precisou de cirurgia nem nada mas não sei se isso que ajudou.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Caturra disse:

Vou esperar mais um pouco para ver se o ovo sai, senão, vou levar no veterinário.

Coloca uma gota de azeite na cloaca. depois unte o dedo com azeite  morno e faz a uma leve massagem na barriga da ave. Quanto à postura crônica, outra possibilidade é deixar ela colocar os ovos do macho e ter os filhotes. Ela ficará alguns meses tendo que cuidar deles, e isso satisfará o desejo dela de ser mãe. Deixar ela definhar não é a solução, embora eu entenda seu problema. A ave não tem culpa.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutos atrás, CARONE disse:

Coloca uma gota de azeite na cloaca. depois unte o dedo com azeite  morno e faz a uma leve massagem na barriga da ave. Quanto à postura crônica, outra possibilidade é deixar ela colocar os ovos do macho e ter os filhotes. Ela ficará alguns meses tendo que cuidar deles, e isso satisfará o desejo dela de ser mãe. Deixar ela definhar não é a solução, embora eu entenda seu problema. A ave não tem culpa.

 

Ótima idéia, tem que ir tentando pra tentar ajudar ela... Pode ser algo psicológico mesmo.

Faça isso que o Carone falou, e vá pensando outras possibilidade, coloca ninho, tente consegui ovos já galados pra ela vê eles nascendo ou coloque os filhotes de uma vez pra ela cuidar.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Já tenho 5 aqui para cuidar, é complicado deixá-la ter filhotes. Já deixei ovos na gaiola e não funciona, ela não se importa com ovos nem nada, só sabe por e depois esquece por completo.

Vou levar ao veterinário amanhã e vou ver alguma outra solução. Eu acho que ela tem algum problema hormonal, ela não parece interessada em criar filhotes, apenas começa a gerar o ovo dentro dela sem motivo e sem ter culpa.

E isso de por ninho ou macho perto é pior ainda, ai é que sai ovo a cada 2 dias sem qualquer tipo de pausa. É o que eu disse, não é uma postura normal, isto parece ser mesmo um problema de saúde, alguma anormalidade no corpo dela.

E obrigado pela força e pelas dicas, depois de voltar do veterinário vou escrever aqui mais actualizações.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não levei para o veterinário porque tudo na minha cidade está fechado por causa do coronavirus. Ela tenta por o ovo e não sai, ela ainda come e aparenta estar bem e com peso normal, vou tentar ver se sai, caso não saia vou ter que levá-la para outra cidade que tenha veterinário aberto.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...