Jump to content

Como fazer a calopsita parar de botar ovo?


Mathfrei

Posts Recomendados

Olá pessoal. Minha calopsita fêmea, Elis Regina, tem colocado ovo constantemente recentemente, o que é normal de uma fêmea fazer isso. No entanto, durante esses últimos meses, ela está com problema de ovo preso.
Fiquei desesperado quando isso aconteceu pela primeira vez. Não sabia o que era de verdade o problema, então fiquei desesperado pensando que a minha calopsita iria falecer em breve. Não sabiamos se era falta de nutrientes, ou de algum problema respiratório  No entanto, percebi que ela não tem botado ovos, e percebi que talvez seja ovo preso. Pesquisei e confirmei. Com isso, minha mãe pegou ela a força (porque ela é arisca) e fez massagem próximo da barriga e cloaca nela. E funcionou: ela botou o ovo para fora. Depois, colocamos comida de alta qualidade para ela, vitamina na água (vitagold) e um pouco mais de girassóis. Ela conseguiu se recuperar. Fiquei extremamente aliviado. 
Depois, o problema retornou. Tivemos que fazer massagem nela de novo. Ela conseguiu botar o ovo para fora de novo. Ela foi se recuperando aos poucos de novo, mas ela voltou a ficar "doente" de novo hoje.
Não sabemos o por que de tudo isso. O principal problema é que ela não está conseguindo calcificar os ovos direito dentro do corpo dela. Estamos dando o melhor que tem de comida para ela. Mesmo assim, não é o suficiente para que a Elis possa botar o ovo em paz. Provavelmente vamos tentar fazer massagem nela de novo, mas não é possível que não haja uma solução para o problema. Como ela não gosta muito de contato humano, é muito estressante para ela ter que ser pega a força, e para nós, é estressante ter que fazer isso com extremo cuidado para não machuca-la. É horrível para ambos os lados.
Queremos que nossas calopsitas  sejam felizes e fiquem com a gente até envelhecer. Estamos tentando fazer de tudo para solucionar o problema. Até agora, não estou obtendo o sucesso. Os tutoriais que vejo pela internet geralmente abrange todas as aves, não calopsitas em específico. É difícil encontrar problema parecidos pela internet, não consigo encontrar a melhor dieta para ela, e não existe veterinário especializado para calopsitas na minha região. Os que encontro são distantes e absurdamente caros, fora do meu alcance econômico.
O pior de tudo é que não aguento ver o meu bichinho sofrer. Dói muito o meu coração. Espero que possam me ajudar, mas peço que sejam realistas a minha realidade econômica, pois não posso bancar coisas tão caras.
Por favor, me ajudem.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Minha calopsita botou 16 ovos. Ela fica com o macho na gaiola,mais ele é novinho e não anda com ela. Estou preocupada, ela já deu uma emagrecida. Já tentei várias coisas ,já botei pra dormir mais cedo, já deixei ela chocar os ovos, já mudei a gaiola de lugar, já botei mais brinquedos na gaiola e nada resolve.Ja dei vitamina pra ajudar. Ela ficou umas duas semanas sem botar, e depois voltou de novo. Eu deixo ela solta, e ela fica procurando os lugares pra botar. Estou pensando em separar o macho dela pra vê se resolve. Alguém pode me dá uma dica,por favor. Estou com medo dela acabar ficando doente

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, bru disse:

Minha calopsita botou 16 ovos. Ela fica com o macho na gaiola,mais ele é novinho e não anda com ela. Estou preocupada, ela já deu uma emagrecida. Já tentei várias coisas ,já botei pra dormir mais cedo, já deixei ela chocar os ovos, já mudei a gaiola de lugar, já botei mais brinquedos na gaiola e nada resolve.Ja dei vitamina pra ajudar. Ela ficou umas duas semanas sem botar, e depois voltou de novo. Eu deixo ela solta, e ela fica procurando os lugares pra botar. Estou pensando em separar o macho dela pra vê se resolve. Alguém pode me dá uma dica,por favor. Estou com medo dela acabar ficando doente

Olá!

Vc já leu o artigo acima? 

Caso tenha lido, e nada tenha resolvido, gostaria de dar uma olhadinha no ambiente onte está a gaiola/viveiro, e no tipo de alimentação. 

Se puder, poste fotos, por favor?

Link para compartilhar
Share on other sites

Acabei de ler.

Será que eu devo tentar deixar ela chocar de novo,e ir tirando um ovo por dia? Em relação ao banho ,como devo dar?

A gaiola está ficando na sala, eles comem ração de sementes e ração estrusada, ja tentei dar verduras mais eles nao comem. De noite eu deixo a gaiola no quarto e cubro com um pano. 

IMG-20231126-WA0008.jpg

IMG-20231126-WA0007.jpg

IMG-20231126-WA0006.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

56 minutes ago, bru disse:

Será que eu devo tentar deixar ela chocar de novo

Depende de quanto tempo ela ficou chocando pela última vez... Se foi recente, não é uma ideia interessante. 

Caso tenha sido à mais tempo, deixe ela botar até o último ovo, depois disso deixe-a chocando uns poucos dias. É provável que não nasça nenhum, caso não tenha acasalado. Depois disso vc descarta.

Durante o choco, vai mudando outra vez as coisas da gaiola, coloque-os pra dormir mais cedo e acordar um pouco mais tarde. Mudar a gaiola com frequência pra novos cômodos da casa pode ser uma boa ideia, pois ela vai se sentir um pouco insegura pra iniciar nova postura, já que todo dia estará num ambiente diferente. É bom evitar deixá-los em lugares escuros, qualquer cantinho escuro vira um ninho. E por último, acho que a gaiola é um pouquinho pequena, e ela vê como um ninho... Seria interessante se vc, quando puder, comprasse um viveiro ou gaiola um pouco maior, assim eles gastariam mais energia pra subir, descer, voando ou não, um pouco de exercícios, novos brinquedos e espaço, iria deixá-los entretidos.

Sobre o banho, é recomendado deixar uma banheirinha com água pra que eles tomem banho quando quiserem. Caso não tomem banho sozinhos, vc pode borrifar água neles duas vezes por semana, principalmente quando estiver quente (não é bom dar banho com muita frequência, pode prejudicar a pele e as penas).

Onde ela costuma colocar os ovos?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Gutto De Castro disse:

Depende de quanto tempo ela ficou chocando pela última vez... Se foi recente, não é uma ideia interessante. 

Caso tenha sido à mais tempo, deixe ela botar até o último ovo, depois disso deixe-a chocando uns poucos dias. É provável que não nasça nenhum, caso não tenha acasalado. Depois disso vc descarta.

Durante o choco, vai mudando outra vez as coisas da gaiola, coloque-os pra dormir mais cedo e acordar um pouco mais tarde. Mudar a gaiola com frequência pra novos cômodos da casa pode ser uma boa ideia, pois ela vai se sentir um pouco insegura pra iniciar nova postura, já que todo dia estará num ambiente diferente. É bom evitar deixá-los em lugares escuros, qualquer cantinho escuro vira um ninho. E por último, acho que a gaiola é um pouquinho pequena, e ela vê como um ninho... Seria interessante se vc, quando puder, comprasse um viveiro ou gaiola um pouco maior, assim eles gastariam mais energia pra subir, descer, voando ou não, um pouco de exercícios, novos brinquedos e espaço, iria deixá-los entretidos.

Sobre o banho, é recomendado deixar uma banheirinha com água pra que eles tomem banho quando quiserem. Caso não tomem banho sozinhos, vc pode borrifar água neles duas vezes por semana, principalmente quando estiver quente (não é bom dar banho com muita frequência, pode prejudicar a pele e as penas).

Onde ela costuma colocar os ovos?

Eu deixei ela chocar por 3 semanas, e duas semanas após eu tirar o ninho ela voltou a pôr. Mais mesmo deixando ela chocando por três semanas ela tava continuando a botar,por isso tirei. Ela só ficava no ninho e quase não comia.

Em relação a gaiola, vou tentar me organizar pra comprar uma maior. Estou com essa porque ela fica solta.

Depois que tirei o ninho ela pós dois ovos em baixo do sofá e dois na minha cama, ela estava comigo na cama e se enfiou no meio das coberta quando vi já tinha um ovo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, bru disse:

Eu deixei ela chocar por 3 semanas, e duas semanas após eu tirar o ninho ela voltou a pôr. Mais mesmo deixando ela chocando por três semanas ela tava continuando a botar,por isso tirei. Ela só ficava no ninho e quase não comia.

Em relação a gaiola, vou tentar me organizar pra comprar uma maior. Estou com essa porque ela fica solta.

Depois que tirei o ninho ela pós dois ovos em baixo do sofá e dois na minha cama, ela estava comigo na cama e se enfiou no meio das coberta quando vi já tinha um ovo. 

Ele deve estar com algum tipo de desequilíbrio...

Talvez excesso ou falta de alguma coisa. Vc tem acesso à composição da ração extrusada? Quando elas têm acesso à alimentos bastante gordurosos, certas vitaminas e minerais, elas se sentem digamos que estimuladas, um ambiente com abundância é ótimo para criar os filhotes. 

Vc não vai tirar as vitaminas e etc, mas acredito que seja interessante dar uma mexida nessa parte... Talvez diminuir a quantidade de girassol e ração extrusada. Oferecer duas vezes por semana por exemplo...

O ideal seria conversar com um veterinário, ele poderia fazer um tipo de cronograma pra vc seguir, pois uma troca assim "do nada", sem análise de um profissional, poderia ter consequências ruins. É sempre melhor evitar o pior...

 

Mas eu vou deixar um link com algumas dicas: 

https://pt.wikihow.com/Fazer-sua-Calopsita-Parar-de-Botar-Ovos

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...