Jump to content

Do viveiro para a Natureza


Fernanda Makuta
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Olá pessoal, tenho um casal de calopsitas há uns 9 a 10 anos, e eles tiveram uma filhote (que já está com 5 anos).

Hoje eu me arrependo de ter adquirido aves para criar em cativeiro, mudei meu pensamento.

Tenho dó delas presas na gaiola, e tenho a seguinte dúvida: se eu soltar na natureza, elas sobrevivem?

Desde já muito obrigada^^

Link para compartilhar
Share on other sites

Jamais faça isso, pois se quer mesmo o bem deles estará sentenciando eles a morte. É o mesmo que você pegar o pescocinho deles e quebrar para matar. Uma vez nascido e criados em cativeiro nunca mais na vida irão se adaptar a natureza, em alguns dias ou morrem de fome, frio e doenças ou algum predador como gaviões, gatos etc., irão fazer um lanchinho deles.

Se você quer o bem deles e não tem como criar por motivos particulares, coloque eles para adoção aqui no forum, pois existem várias pessoas em condições de criar eles, com carinho, dedicação e dar um lar conforme eles merecem. Se for somente pelo fato de querer o bem deles, tenha certeza que eles estão felizes e bem adaptados com você, pois são poucas as calopsitas que chegam a uma idade avançada como os seus, sinal que você vem criando muito bem eles. Agora se for por qualquer outra razão, procure alguém que tenha condições de oferecer algo semelhante ao que eles tem hoje ou melhor, visite a residência e veja as acomodações que irão oferecer a eles, tendo certeza que serão bem cuidados deixe com essa pessoa que eles viverão muito mais do que já viveram até hoje, na natureza não irão durar nem uma semana.

  • Gostei 2
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigada queridos membros deste grupo maravilhoso, que visa somente o bem dessas aves carismáticas!!

Célia Maia, realmente por querer o bem delas é que pensei nessa hipótese. Se eu quisesse me desfazer simplesmente as venderia.

Tenho amor verdadeiro e não amor-apego. 

Fiquem todos tranquilos que ficarei com as três sim!!

Abraços.

 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Fernanda Makuta
Soltar calopsitas não só mataria as aves como é considerado crime ambiental  pois são animais que não pertencem a nossa fauna . 

Para você não se sentir  mal em relação a criação de calopsitas (acredite eu ja passei por isso e resolvi pesquisar ).. saiba  que na verdade a única que é de fato da natureza é o cinza silvestres .. as outras  são mutações "criadas " pelo ser humano através de cruzamentos  de silvestres com características diferentes . Então são aves que não sobreviveriam nem  na Austrália (seu ambiente natural ) não só por terem sido criadas em cativeiro mas assim como  as raças de cães  foram "manipuladas " pelas pessoas .. então não se sinta mal por criar calopsitas é o mesmo que criar cães e gatos !
Tanto que calopsitas são consideradas aves domesticas pelo IBAMA
aqui nesse vídeo fala um pouco  sobre IBAMA x Calopsitas 
https://www.youtube.com/watch?v=1ysg319Wobk

espero ter ajudado !

Aqui uma foto das calopsitas em seu habitat  natural note que só tem silvestres :
calopsitas_natureza.thumb.jpg.79e18c368avendo-casal-de-calopsitas-cinza-silvestrslide01.thumb.jpg.dd89243fe4ce908aec3e48slide02.thumb.jpg.87ff4b34f2cc44110fe3f0
 

Editado por Malhu
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

@Fernanda Makuta  Eu havia percebido que você estava indo pelo lado sentimental devido ao fato delas estarem em cativeiro, mas as vezes temos que ser um pouco duro para poder mexer mais ainda com o lado sentimental do dono que já está fragilizado achando que está fazendo mal para o bichinho. Eu também já pensei dessa forma um dia na minha vida, na verdade acho que todos que amam suas psitinhas um dia pensaram ou vão pensar, por isso eu crio as minhas totalmente soltas em casa, não prendo de forma alguma, somente na hora de deitar. Tenha certeza que elas amam viver ao seu lado e se por um dia você não pudesse criar elas, ficariam tristes e fragilizadas sem entender o motivo do abandono. Você está de parabéns pela criação delas, pois a anos que estou nesse forum e foram poucas as pessoas que vi dizerem que tem calopsitas com mais de 10 anos, sinal que você está fazendo e dando o melhor para elas, pois senão não teriam chegado tão longe. Espero que elas vivam por mais 10 anos com você para que possa dizer para nós como elas estão. ;)

Link para compartilhar
Share on other sites

Malhu, foi de grande valia o seu comentário, muito obrigada.

Também assisti o vídeo, bem útil.

 

Célia Maia, te agradeço também por compreender minhas intenções.

Na verdade, quando adquirimos nosso casal, não tínhamos filhos, então elas ficavam muito com a gente dentro de casa também.

Mas agora temos duas filhas, e desde o nascimento da primeira, as deixamos de lado, e mais presas... por isso a culpa foi surgindo.

Agora além das filhas, temos 2 cães, um deles come tudo o que vê pela frente, e temo dele machucá-las.

Bom, é isso!

Muito obrigada pelo carinho pessoal.

Link para compartilhar
Share on other sites

Como elas vivem juntas, uma faz companhia para outra, nesse caso não terão solidão, mas devido a tudo que informou, talvez pudesse encontrar alguém da família que pudesse ficar com eles, ou até mesmo outra pessoa que fosse de sua confiança e desse o mesmo carinho e cuidasse como você cuidou até hoje. Talvez até zelando pela segurança deles devido aos cães que você tem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...

ganhei uma calopsita e estou com o mesmo sentimento. eu trabalho e ela fica em casa trancada, mas solta dentro de casa, porém não vê a natureza e a luz do dia e isso me faz muito triste. só na hora do almoço que saio com ela no quintal e à tarde quando chego. queria fazer ela feliz. ela fica muito nervosa por isso e vejo que ela não está feliz . esta me fazendo muito mal ver o dia e as aves brincando e ela não. choro todos os dias por isso. não tenho coragem de colocar em gaiola e sua asa foi cortada quando ganhei ela.Ganhei também uma calopsita e estou com o mesmo sentimento. eu trabalho e ela fica em casa trancada, mas solta dentro de casa, porém não vê a natureza e a luz do dia e isso me faz muito triste. só na hora do almoço que saio com ela no quintal e à tarde quando chego. Queria fazer ela feliz. ela fica muito nervosa por isso e vejo que ela não está feliz . Está me fazendo muito mal ver o dia e as aves brincando e ela não. Choro todos os dias por isso. Não tenho coragem de colocar em gaiola e sua asa foi cortada quando ganhei ela.

Sandra. 

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, sandra regina andrade disse:

ganhei uma calopsita e estou com o mesmo sentimento. eu trabalho e ela fica em casa trancada, mas solta dentro de casa, porém não vê a natureza e a luz do dia e isso me faz muito triste. só na hora do almoço que saio com ela no quintal e à tarde quando chego. queria fazer ela feliz. ela fica muito nervosa por isso e vejo que ela não está feliz . esta me fazendo muito mal ver o dia e as aves brincando e ela não. choro todos os dias por isso. não tenho coragem de colocar em gaiola e sua asa foi cortada quando ganhei ela.

NUNCA deixe sua calopsita solta pela casa o dia todo, muito menos de noite ou quando você vai trabalhar, essas aves precisam ser supervisionadas sempre, o risco dela comer coisas tóxicas, roer fios e se prender em algum lugar é muito grande e isso vai matar ela. Algumas pessoas acham que a gente é chato quando diz isso, mas é a verdade.

Se não quer colocar em gaiola adquira ou construa um viveiro pra ela no jardim, porque assim ela vê os outros pássaros e plantas e se sente menos sozinha, além de ter muito mais espaço pra andar e brincar. Compre brinquedos pra ela, coloque frutas e legumes pra ela comer diariamente e ofereça milho cozido algumas vezes ao mês, diversifique a alimentação e compre sempre produtos de boa qualidade, pois só a alimentação já melhora e muito o humor de uma ave, então se ela se alimenta mal ela vai estar se sentindo mal sempre.

Se preferir compre uma companhia pra ela, seja macho ou fêmea, pra que ela não se sinta sozinha enquanto você está fora. 

Isso já ajudaria e muito. Tente fazer um esforço pra comprar um viveiro pra ela, vai ser bem melhor que ficar solta sozinha dentro de casa ou ficar numa gaiola, mas NUNCA, nunca solte ela na natureza, pois se fizer isso ela vai morrer. Essas aves são dependentes dos humanos e não sobrevivem na natureza porque nasceram já em cativeiro, além de que soltar essas aves é ilegal por não ser da fauna brasileira.

Se não quiser mais ter ela, você pode fazer uma doação pra outra pessoa aqui mesmo no fórum.

Editado por VanessaHollier
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
14 horas atrás, DrthuG disse:

galera, ta com do da ave nao pode voar fora de casa, deixe ela voar dentro de casa (com supervisão) pode parecer pouco, mas uma ave que voa 30 minutos nem que seja dentro de casa vai ser 90% mais feliz que uma ave de asas cortadas que so vive na gaiola.

E vai ter 90% de chances de fugir, se ferir e etc. Essa questão vai depender de cada dono, e dos cuidados que ele tem.

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Sam Otsugua disse:

E vai ter 90% de chances de fugir, se ferir e etc. Essa questão vai depender de cada dono, e dos cuidados que ele tem.

certeza que se a ave pudesse escolher entre voar nem q seja 30 minutos com o risco de se ferir e nao voar ela escolheria voar, isso é o equivalente de vc falar que vai por seu filho numa gaiola porque ele pode cair e se machucar, minhas aves praticam voo livre sao super veloses sempre desviam da parede, justamente pela ave nao se exercitar com o tempo ate esquece como voa e quando tenta ou vai direto pro chao ou direto na parede, isso dai é realmente uma questao de dono que nunca deu chance para ave se exercitar, quanto a fugir, se o dono for tapado de deixar uma janela aberta sabendo que a ave sabe voar e pode fugir bom, a culpa nao é da ave.

Editado por DrthuG
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, DrthuG disse:

minhas aves praticam voo livre 

Suas aves eu magino que teve um treinamento antes.

 

Agora, DrthuG disse:

uma janela a

Nem sempre o risco é uma janela. Existem muitas coisas que podem ser perigosas. Realmente vai depender do dono. 

 

Agora, DrthuG disse:

com o risco de se ferir

Melhor evitar. Todo mundo quer ter mas quase ninguém se preocupa em levar no veterinário. Aí vão procurar em grupos de zap, depois em grupos de face daí google, depois balconista receita um suplemento que não tem nada haver e assim vai.

Agora, DrthuG disse:

vai por seu filho

Tenho 16 anos.

Editado por Sam Otsugua
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 11/02/2020 at 07:16, Sam Otsugua disse:

E vai ter 90% de chances de fugir, se ferir e etc. Essa questão vai depender de cada dono, e dos cuidados que ele tem.

Pra mim não tem problema em deixar a ave voar alguns minutos dentro de casa, desde que ela esteja em um cômodo livre de perigos, com as janelas e portas fechadas ou teladas. Obviamente não se pode soltar eles no banheiro, cozinha ou lavanderia porque o risco é enorme e o dono tem que ter noção disso.

Aqui em casa mesmo eu costumo soltar meus pombos no meu quarto fechado, algumas vezes na semana. Eles voam normalmente e não se batem ou caem em lugar nenhum, até porque preferem mais andar do que voar, e eu nunca deixo eles sem supervisão.

Eu acho que o ideal mesmo é que a ave, mesmo que seja só uma, tenha um viveiro, pra que ela possa voar normalmente e ter espaço pra se exercitar, porque ainda existe dono sem noção que solta a calopsita em local impróprio, sem supervisão e que dá oportunidade da ave fugir. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...