Jump to content

Limpar gaiola


Babyvaleriano
Ir para a solução Resolvido por rosalina saloá bertolini,

Posts Recomendados

Olá,

Diariamente faça a limpeza nas gaiolas, lavo a bandeja, grade do fundo e acessórios com água e sabão neutro, após enxaguar seco e coloco novamente na gaiola. Externamente passo um pano úmido e uma vez por semana faço uma limpeza mais detalhada utilizando desinfetantes próprios para estes fins, você pode usar Herbalvet, Vancit10 entre outros, sigas as instruções que consta na embalagem do produto para fazer a limpeza correta e não prejudicar sua calopsitas.

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu todos os dias limpo meus viveiros utilizando Herbalvet. Faço uma mistura em um litro de água e com um pano limpo todos os potes e substituo a comida ou completo, raspo todos os poleiros com uma espátula e depois molho o pano e passo neles, grade do fundo, bandeja, laterais, plays, limpo tudo com essa solução. Sempre lavo o pano em água corrida antes de molhar na solução, assim ela fica sempre limpa. Dessa forma limpo toda a caquinha deles e assim evito contaminação de germes e propagação de doenças, levo em média umas duas horas por dia fazendo isso. Uma vez ao mês eu faço uma higienização completa no lugar onde estão, que já é mais minuciosa e leva um dia inteiro. É trabalhoso, mas prefiro fazer todo esse trabalho do que gastar com veterinários e meu bolso agradecexD

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu todos os dias limpo meus viveiros utilizando Herbalvet. Faço uma mistura em um litro de água e com um pano limpo todos os potes e substituo a comida ou completo, raspo todos os poleiros com uma espátula e depois molho o pano e passo neles, grade do fundo, bandeja, laterais, plays, limpo tudo com essa solução. Sempre lavo o pano em água corrida antes de molhar na solução, assim ela fica sempre limpa. Dessa forma limpo toda a caquinha deles e assim evito contaminação de germes e propagação de doenças, levo em média umas duas horas por dia fazendo isso. Uma vez ao mês eu faço uma higienização completa no lugar onde estão, que já é mais minuciosa e leva um dia inteiro. É trabalhoso, mas prefiro fazer todo esse trabalho do que gastar com vecterinários e meu bolso agradecexD

 e quem não tem esse Herbalvet, pode limpar as grades com detergente neutro? ou toda noite passar aquela escovinha de lavar roupas só com agua pura?

se eu fizer essa limpeza geral somente no fim de semana e diariamente só limpar as fezes da bandeja, corre risco de atrair doenças?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

olhem eu encontrei isso agora aqui na internet!!

 

 

As gaiolas devem ser limpas com pano úmido SEM QUAISQUER TIPOS DE DETERGENTES, MATERIAIS DE LIMPEZA, OU ÁLCOOL.Calopsitas podem adquirir dermatite por contato com material de limpeza. A dermatite pode causar ferimentos na planta dos pés da ave e fazer com que, mais tarde, aconteça até a necessidade de eutanásia.

Calopsitas são aves. Não são seres humanos. Não precisam e não suportam cheirinhos e perfuminhos. Seus acessórios, comedouros e bebedouros devem ser limpos apenas com água.

Troque com frequência a água dos bebedouros, lave os bebedouros esfregando o dedo neles e evite bebedouros de plástico, pois eles são campeões em armazenar colônias de fungos.

Mantenha os comedouros limpos. Prefira os de madeira. Calopsitas adoram comedouros de madeira, pois elas podem se divertir e comer ao mesmo tempo. Se divertem roendo as bordas dos comedouros. Assopre as sementes retirando o pó e as cascas do que já foi comido e se, casualmente, vez ou outra, fizerem cocô nos comedouros, limpe-os com pano úmido. Não deixe acumular fezes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu uso os comedouros de porcelana, mais fácil pra limpeza, lavo, seco e está novinho de novo.

Passar pano úmido nos comedouros de madeira pode ser perigoso, afinal umidade forma fungos.

Detergente neutro ñ tem cheiro.

Os poleiros eu lavo e depois seco direto no fogo, mata qualquer coisa.

Editado por Rosii
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

O herbalvet é um grande aliado na limpeza, pois ele é o único germicida, bactericida e viricida no mercado, previne todos os tipo de doenças. Se o passaro não tiver contato com outros passaros de fora da residência e o dono tomar todas as prevenções com higiene ao retornar da rua para casa (lavar sempre as mãos e passar alcool gel), dificilmente ocorrerá contaminações, mas as fezes do próprio passaro pode contaminar ele como por exemplo coccidiose. 

O importante é limpar todos os dias as fezes das gaiolas ou viveiros, pois elas podem transmitir doenças. Na falta do herbalvet ou outro similar se fosse comigo eu limparia todos os poleiros raspando com espatula e passaria um pano umido com água ou misturado num desinfetante comum de residência que tenha bactericida. Limparia todas as grades, bandejas e potes, pois assim diminuiria o risco de contaminação pelas fezes, pois essa transmite doenças quando ressecam e emitem gases que ao serem inalados pelos passaros acabam contaminando eles. 

Para uma limpeza geral eu indicaria usar detergente e depois lavar bem, eu costumo fazer isso com as acomodações e potinhos dos meus quando faço um faxinão e nunca tive problemas, na sequência eu borrifo o herbalvet. Não consigo fazer uma limpeza sem utilizar pelo menos um detergente.

Sabão em pó eu não indico, pois impregna o ambiente devido ser muito forte o cheiro e pode causar alergia. Eu costumava lavar as capas dos viveiros na máquina de lavar com sabão em pó e percebia que uma de minhas calopsitas ficava com as narinas muito vermelhas e espirrava esporadicamente, levei ao veterinário que disse haver possibilidade de alergia e comecei a lavar as capas com sabão liquido que é mais fraco o cheiro e não impregna muito. Dai que ela ficou bem e não tem mais problemas.

Na impossibilidade de utilizar herbalvet acho que cada um tem que usar o que tem disponível na sua região e de acordo com suas possibilidades, apenas observem bem suas calopsitas que não manifestando nenhuma reação como espirros, narinas ou olhos vermelhos podem continuar utilizando os produtos que tem por costume. Apenas sempre que usarem alguma espécie de detergente ou sabão em pó lave bem com água corrente.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 8 months later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.