Jump to content

Calopsita fora do ninho ?


Ricardo Ronsini
Ir para a solução Resolvido por Ricardo Ronsini,

Posts Recomendados

Boa noite pessoal !

 

Seguinte, tenho um casal que está na 2° criação, eles botaram 2 ovos até agora e ao que tudo indica já começaram a chocar dês de a postura do 1°, não saim do ninho por nada, e sempre revesando o choco.

 

O problema é que eu saí agora de tarde, e quando voltei fui dar uma olhada pra checar se estava tudo bem, acendi as luzes e só conseguir ver de relance a fêmea correndo como um raio pra dendro do ninho, o que me leva a crer que estava dormindo do lado de fora, isso foi agora, às 20:00.

 

Minha pergunta é, será que esses 2 1°s ovos realmente estavam sendo incubados ou é normal o casal passar o tempo todo no ninho, mesmo sem iniciar o choco ? (até então ficavam dia e noite sobre os os vos) 

 

A maioria dos relatos que tenho lido indicam que normalmente eles só passam a chocar no final da postura, daí a dúvida.

 

De qq forma não vou interferir muito e vou aguardar os dias da incubação, mas fiquei bem decepcionado pela possibilidade de já ter perdido 2 potenciais filhotes, por uma besteirinha dessas : /  

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Ricardo, bem não tem uma regra de fato da maneira em que os casais chocam seus ovos, vou falar da minha experiência com o meu casal pra vc ter uma idéia de que não há regra nem mesmo com o mesmo casal, 

Na primeira postura, minha fêmea começou a chocar a partir do segundo ovo, digo minha fêmea, porque o macho não ajudou ela um minuto sequer a chocar... Bom na segunda postura uns 3 meses depois, o macho ajudou ela a partir do terçeiro tmb, mas abandonaram o ninho com 12 dias de choco com 4 ovinhos galados, :(, não pude fazer nada a não ser chorar pelos bebezinhos que morreram é claro,. Já na terçeira postura 5 meses depois o macho começou a chocar assim que a fêmea colocou o primeiro ovinho, nos primeiros minutos... e fizeram tudo perfeito, revesaram direitinho e os ovos não ficavam um minuto sequer sozinhos, quando um saia o outro rapidamente entrava e sentava em cima dos ovinhos. 

Procure deixar a gaiola em um lugar mais tranquilo possível, que não desconcentre eles do choco, pois depois que os ovos começam a ser chocados , não podem ficar nadinha sozinhos senão esfriam e os bebes morrer antes mesmo de estarem formados, mas tenha calma, como vc mesmo disse ela ainda tem somente 2 ovinhos, provavelmente virão mais , pois ela põe dia sim outro não, talvez quando vier mais ovinhos eles se concentram e chocam direitinho. boa sorte.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Entendo, ao que tudo indica eles já estavam chocando mesmo, o 1° ovo a cerca de 2 dias e o 2° a cerca de 1 dia, hj ela botou o 3°. Como sempre, os dois são deixam o ninho sozinho por nada, eu realmente não sei o que pode ter acontecido pra ela ter decidido dormir fora do ninho, a gaiola fica em um quarto isolado, tranquilo e sempre fecho tudo de noite.

 

Mas é isso aí, agora só me resta aguardar e vamos ver no que dá, se realmente já estavam chocando o mais provável é que esses 2 ovos tenham se perdido mesmo, mas talvez com sorte, ainda consiga tirar ao menos 1 filhote.

 

Obrigado pelas informações Sueli !

Link para compartilhar
Share on other sites

olha Ricardo, nessa última postura do meu casal, depois que a fêmea botou o primeiro ovo estavam os dois fora do ninho, no entanto que não tínhamos percebido que tinha ovo no ninho, pois os dois não entravam... quando fui mexer na gaiola (não me lembro pra fazer o que) que o ovo rolou pra porta do ninho, foi onde vi que tinha um ovo... depois do segundo ovo que eles começaram a chocar, e acabou que nasceram 3 filhotes. então acho que tem jeito ainda.....

Link para compartilhar
Share on other sites

Bacana Renato, vamos ver no que vai dar, da última vez que eu vi tinham 5 ovinhos, eles estão cuidando muito bem, espero que os 2 1°s ovos não tenham estragado, seria muito legal se nascessem todos !  

Link para compartilhar
Share on other sites

Bacana Renato, vamos ver no que vai dar, da última vez que eu vi tinham 5 ovinhos, eles estão cuidando muito bem, espero que os 2 1°s ovos não tenham estragado, seria muito legal se nascessem todos !  

​verdade... vai atualizando a gente então. vou acompanhar. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Fala aí galerinha !

 

Ontem de manhã fizeram 18 dias dês do início da incubação do 1° ovo, então fui dar uma espiada e percebi que um dos ovos estava rachado, mas o filhote não piava, já imaginei que ele tivesse morrido tentando romper a casca, mas foi só lá pras 18:00 que foi dar sinal de vida, hj de manhã já estava lá no ninho, empezinho feito gente grande :P

 

Os outros ovos também estão escuros, com sorte nascem o 5, felizmente a ausência da fêmea não atrapalhou no desenvolvimento dos filhotes.

 

A única coisa que me preocupa agora é o tempo entre o 1° e o 5° filhote, então já vou comprar uma papinha e ficar de olho nos caçulas pra não perder nenhum.

 

Assim que nascerem todos eu tiro uma foto !

 

Vlw galerinha !

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Fala aí galerinha !

 

Ontem de manhã fizeram 18 dias dês do início da incubação do 1° ovo, então fui dar uma espiada e percebi que um dos ovos estava rachado, mas o filhote não piava, já imaginei que ele tivesse morrido tentando romper a casca, mas foi só lá pras 18:00 que foi dar sinal de vida, hj de manhã já estava lá no ninho, empezinho feito gente grande :P

 

Os outros ovos também estão escuros, com sorte nascem o 5, felizmente a ausência da fêmea não atrapalhou no desenvolvimento dos filhotes.

 

A única coisa que me preocupa agora é o tempo entre o 1° e o 5° filhote, então já vou comprar uma papinha e ficar de olho nos caçulas pra não perder nenhum.

 

Assim que nascerem todos eu tiro uma foto !

 

Vlw galerinha !

Fala aí galerinha !

 

Ontem de manhã fizeram 18 dias dês do início da incubação do 1° ovo, então fui dar uma espiada e percebi que um dos ovos estava rachado, mas o filhote não piava, já imaginei que ele tivesse morrido tentando romper a casca, mas foi só lá pras 18:00 que foi dar sinal de vida, hj de manhã já estava lá no ninho, empezinho feito gente grande :P

 

Os outros ovos também estão escuros, com sorte nascem o 5, felizmente a ausência da fêmea não atrapalhou no desenvolvimento dos filhotes.

 

A única coisa que me preocupa agora é o tempo entre o 1° e o 5° filhote, então já vou comprar uma papinha e ficar de olho nos caçulas pra não perder nenhum.

 

Assim que nascerem todos eu tiro uma foto !

 

Vlw galerinha

Olá Ricardo como andam as coisas blz?

E aí como andam as coisas?

Abração e até mais.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Opa, blz amigo e vc ?

 

Boas e más notícias, dos 5 ovos 4 estavam galados, mas só o 1° nasceu mesmo, os outros acabaram morrendo dentro dos ovos, provavelmente por conta do choco, que foi meio conturbado.

 

Mas o filho único vai muito bem, já está empenando e come que é uma beleza, maior prejú. 

 

Logo vou tirar uma fotos daí posto aqui ^_^

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...