Jump to content

Choco repetido


Aurea Ludwig
Ir para a solução Resolvido por Mitchel,

Posts Recomendados

Olá!

Estou confusa. O aconselhado é umas 3 posturas por ano, o problema é que minha fêmea está colocando ovinhos e quer chocar, eu retiro os ovos, mas dentro da gaiola tem uma caixinha de papelão que coloco para brincarem,  ela entra lá e fica chocando nada, quando vou ver já tem outro ovinho... Ela parece adorar chocar seus ovinhos, se eu tiro ela fica lá como se ainda estivessem lá. Fico com dó. 

A última filhote de 9 semanas ainda está na gaiola com os pais, o pai continua dando comidinha pra ela, já come e bebe sozinha mas adora pedir comidinha pro paizinho e ele atende.

Ela estava com 3 ovinhos,  um mais velho que chutaram pra todo lado, 2 novos, um desses estava quebrado ontem.

Não sei se tiro a caixinha que eles adoram e retiro sempre os ovinhos que ela vai botando, só fico com dó ela parece querer muito chocar, o pai ajuda no choco.

Depois do ovo quebrado, retirei. Hoje a fêmea está no chão da gaiola toda arrepiada e sonolenta,  troquei a ração como de costume e ela foi a primeira a comer como de sempre. 

Espero que ela esteja bem 🥹

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Aurea Ludwig disse:

Olá!

Estou confusa. O aconselhado é umas 3 posturas por ano, o problema é que minha fêmea está colocando ovinhos e quer chocar, eu retiro os ovos, mas dentro da gaiola tem uma caixinha de papelão que coloco para brincarem,  ela entra lá e fica chocando nada, quando vou ver já tem outro ovinho... Ela parece adorar chocar seus ovinhos, se eu tiro ela fica lá como se ainda estivessem lá. Fico com dó. 

A última filhote de 9 semanas ainda está na gaiola com os pais, o pai continua dando comidinha pra ela, já come e bebe sozinha mas adora pedir comidinha pro paizinho e ele atende.

Ela estava com 3 ovinhos,  um mais velho que chutaram pra todo lado, 2 novos, um desses estava quebrado ontem.

Não sei se tiro a caixinha que eles adoram e retiro sempre os ovinhos que ela vai botando, só fico com dó ela parece querer muito chocar, o pai ajuda no choco.

Depois do ovo quebrado, retirei. Hoje a fêmea está no chão da gaiola toda arrepiada e sonolenta,  troquei a ração como de costume e ela foi a primeira a comer como de sempre. 

Espero que ela esteja bem 🥹

Olá!

Não deixe caixinhas no viveiro. Ela não está brincando, apenas fazendo ela de ninho. Retire-a, pois posturas seguidas fazem muito mal às aves.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Se vc colocar caixas, ninhos ou tocas, eles servem como estimulo pra postura, entao retire, pois esta fazendo mal a suas aves. Agora, se vc perceber q sua ave esta pra colocar ovos e esta retendo por nao ter um ninho, entao vc coloca de volta, aguarda a postura segura e retira os ovos e ninho novamente pra nao iniciar outro ciclo. Se sua ave esta mal, prostrada, tem q levar imediatamente no veterinario de exóticos, pois ovo preso ou fraqueza geral por falta de nutrientes devido ao desgaste das posturas é fatal. Precisando de indicação informe sua cidade.

E vou aproveitar e perguntar, qual a dieta de sua ave? Vc esta fornecendo mix de sementes ou ração extrusada? Todas as suas aves devem comer ração extrusada como dieta base, para garantir uma boa nutrição. Sugiro as rações Megazoo PM13 ou Nutrópica Extrusado Natural. Sementes devem ser petisco após suas aves estarem adaptadas à ração, e ração q fica nos comedouros, não sementes.

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Mitchel!

Sim, eu tinha tirado a caixinha e um ovinho, no dia seguinte a fêmea estava arrepiada, sonolenta e no chão da gaiola. Fiquei assustada, fiquei com medo que fosse perdê-la. Minha mãe (83 anos🥰) sugeriu que pudesse ser um ovinho preso, coloquei de novo a caixinha com um forrinho macio e no mesmo dia ela colocou o ovo. Para minha alegria ela voltou ao comportamento normal. Como já fazem alguns dias que postei sobre ela, antes disso ela já tinha colocado uns 3 ovos e eu retirei, dessa vez acabei deixando a caixinha lá e eles estão chocando,  o machinho é super cuidadoso e defende os ovinhos bravamente.

Resolvi deixar o choco dessa vez, o casal está comigo tem uns 3 anos e tiveram apenas 2 crias até agora. Seja qual for o resultado desse choco, (espero que seja o melhor🙏) depois vou retirar a casinha. Eu achava que eles precisavam de uma casinha para se abrigar do frio, aqui não para de chover (RS), começou a  esquentar de umas semanas pra cá por isso tinha tirado a caixinha que eles amam beliscar. 

Quanto à ração, sim estão comendo a ração extrusada, cfe indicado, até a Gildinha! Está linda.

10 semanas

20231020_112704-min.jpg.263b17e5ad65a4c95e842674f73d650c.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Uma dúvida, pessoal:

 

No meu caso, a minha calopsita fêmea fez a gaiola de ninho... ou seja, no piso da gaiola ela tem colocado os seus ovos.. isso faz com que ela tenha posturas excessivas nos últimos meses...

Vocês tem alguma dica para que ela deixe de interpretar a gaiola como ninho?

Obrigado!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...