Jump to content

"Paternidade"


Edi

Posts Recomendados

Boa noite pessoal,

voltando a postar aqui, e pra variar dúvidas, hehe.

Então, como a minha albina chocou ovos não galados, tirei o ninho desse casal,

e tentei arrumar um parceiro pra minha cara branca,

o primeiro era de um amigo meu e ela recusou eles brigavam muito, o macho dominava o ninho e ela não podia

nem chegar perto.

Agora consegui um silvestre pra fazer par com ela, e as coisas foram bem diferentes,

com ele, ela começou a entrar no ninho, ele também,

e depois de 2 semanas reparei que nos últimos dias era muito difícil ver os 2 fora do ninho, ou era um, ou outro.

Então hoje resolvi olhar no ninho e pra minha surpresa haviam 2 ovinhos *-*.

Nunca vi os dois acasalando, e estou pensando que ela pode ter botado apenas por instinto

tendo contato com o ninho que ela não tinha.

A minha dúvida é a seguinte,

o fato do macho estar ajudando a chocar os ovos é um reconhecimento de "paternidade", ou

é apenas um instinto natural? Ele chocaria qlq ovo que estivesse no ninho?

 

Editado por Edi
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acredito que seja instinto...por terem formado um par, ele vai ajudá-la, independente de estar galado ou não! Mas não tenho experiência nesse assunto. A minha opinião é baseada no instinto natural mesmo, que os animais tendem a seguir.

Link para compartilhar
Share on other sites

Valeu Beckys, depois de uns dias farei a ovoscopia.

Entao Stephanie, a minha é mais relacionada ao que a Beckys falou, para saber se eles 

realmente formaram um par. Tipo, independente deles estarem galados ou não,

o fato do macho ajudar a femea a chocar, é sinal de que eles são um casal e acasalaram,

ou ele ajudaria de qlq forma por instinto?

Tipo, se por exemplo eu tirasse esse macho, e colocasse outro, o outro ajudaria a chocar?

Valeu pelos posts meninas!

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi, @Edi. Então foi exatemente o que disse. Acho que formaram casal sim e por instinto ele já ajuda a parceira. Mas não sei se o meu raciocínio está correto. não sou experiente nesse assunto. Só meti o bedelho mesmo rss qto aos outros ovos, eu acho q vc pode descartar sim (mas em um momento que eles não vejam). Será até melhor para os pais. Mas espera agm com mais experiência dizer.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ah sim @Stephanie, agora entendi seu raciocinio.

E como vi que tem um ovo galado tenho certeza que formaram casal, kkkk.

Mas foi uma surpresa, pq foi muito rápido pra ficarem juntos, tanto que nunca os vi fazendo nada, kkkk.

Entao blza, ah sim que tiver uma chance eu retiro os outros do ninho. Valeu!

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia @Edi, o fato dele deixar a fêmea entrar no ninho, com certeza significa que formaram casal, pois senão ele não deixaria ela entrar de jeito nenhum, como aconteceu com seu outro macho. Deixe os ovinhos não galados no ninho, eles servirão de apoio ao filhote quando este nascer, deixe pelo menos até ele completar uns 5 dias, isso ajudará para que ele não fique com o peso todo dos pais encima dele, e evitará possíveis problemas nas patinhas, além de bastante maravalha (serragem) no ninho. Boa sorte , e parabéns pelo netinho(a) que está a caminho.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 06/12/2015 08:08:46, Stephanie disse:

Olha só...isso eu não fazia ideia. Achava que seria melhor retirar...mais uma coisa que aprendo aqui!

Esse fórum é mesmo incrível né, aprendi isso aqui tmb nas minhas primeiras ninhadas... não só isso, mas tudo, (ainda é pouco) o que sei sobre calôs... Sempre tem alguém com mais experiência para nos ensinar, e o nosso dever é passar adiante o que um dia nos ensinaram.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...