Jump to content

Corte de asa de Calopsita,


Guilherme Carli
Ir para a solução Resolvido por CarIos,

Posts Recomendados

Olá Pessoal, tudo bom?

Neste tópico estarei ensinando o corte correto das asas de suas calopsitas.

Muitos cortam as asas, cortando as 10 primeiras penas ou reservando as 2 primeiras e cortando as oito seguinte, ok, infelizmente esse corte é incorreto segundo o veterinário das minhas aves, sendo assim venho passar a vocês o verdadeiro corte.

1º Parte.

11180227_463610397123240_664855718_n.thu

 

2º Parte 

11165946_463610390456574_2068594174_n.th

3º Parte.

11180185_463610393789907_881098715_n.thu

Com esse corte a ave consegue planar direitinho, assim não batendo a barriga no chão, já vi muitos casos que a ave acabou abrindo a barriga após o impacto ao chão e teve que levar pontos.

Espero que esse esquema que fiz com os desenhos acima seja de grande proveito pra vocês. 

Abraço a todos.

Guilherme Carli. 

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Esse é o corto que eu utilizo, e bastante gente.

A ave consegue planar direitinho e nao voa muito alto.

Ps: Ela corta a 2 pena, mas eu nao corto, deixo ela la. Ela ja explicou que corta a 2 por aparência eu prefiro não cortar

Foto:

Video do youtube do canal da Brena Braz, acessado em 21/04/2015

maxresdefault.jpg

Editado por CarIos
estou corrigindo alguns erros de portugues e acrescentando informações
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, passei mesmo para compartilhar com vocês um corte diferente e pelas explicações que tive, melhor.

Já corte as asas das minhas assim mas não deu certo, pelo fato das duas primeiras serem grandes e quando tiveram pânico de machucaram muito, já com o que eu falei você ainda tira dois dedos e diminui o risco de quebrar.

Abraço.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde!

Eu sempre corto as penas de voo todas. Nunca tive problemas quanto a isso. Olha a asa da minha Lili.

Ela quando voa, voa baixo e tem autonomia na hora do pouso. Consegue pousar sem bater o peito no chão ou na quina.

 

 

20130508_132958.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Aqui as 8 primeiras penas de voo são cortadas, a pena da ponta só me rendeu sangue e mais sangue durante os panicos noturnos, que mesmo acontecendo pouco, fazem um estrago só. 

O corte que o Guilherme mostra não esta errado, embora eu ache arriscado deixar neste tamanho as 4 primeiras penas, se a ave pega uma boa corrente de ar é possível que ganhe altura, e por experiencia própria, elas ganham ! Talvez se usasse esse tipo de corte apenas nas duas primeiras ajudaria a ave a plainar com mais facilidade, mas enfim, nunca tentei também. 

Editado por Isabella Dejuli
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu particularmente penso que não existe muito certo e errado nesse tema, porque aves evoluíram para voar e vão voar, portanto, não existe corte de penas 100% seguro. Se você cortar demais, expõe a ave a quedas e lesões. Eu quando corto, corto de maneira que elas consigam ao menos cair lentamente e não se machucarem.

Mas nada, absolutamente nada substitui portas e janelas fechadas quando a ave está solta.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Olá Pessoal, tudo bom?

Neste tópico estarei ensinando o corte correto das asas de suas calopsitas.

Muitos cortam as asas, cortando as 10 primeiras penas ou reservando as 2 primeiras e cortando as oito seguinte, ok, infelizmente esse corte é incorreto segundo o veterinário das minhas aves, sendo assim venho passar a vocês o verdadeiro corte.

1º Parte.

11180227_463610397123240_664855718_n.thu

 

2º Parte 

11165946_463610390456574_2068594174_n.th

3º Parte.

11180185_463610393789907_881098715_n.thu

Com esse corte a ave consegue planar direitinho, assim não batendo a barriga no chão, já vi muitos casos que a ave acabou abrindo a barriga após o impacto ao chão e teve que levar pontos.

Espero que esse esquema que fiz com os desenhos acima seja de grande proveito pra vocês. 

Abraço a todos.

Guilherme Carli. 

 

Muito obrigada! Agora sim ,vc acha que devo esperar crescer e depois cortar os dois lados ,ou já corto o lado que o moço não cortou ,porém agora de forma correta ?

Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com o Balthazar não existe o certo ou o errado, nada substitui portas e janelas bem fechadas. Já cortei as asas das minhas de todas as formas, e mesmo assim as danadinhas teimam em voar. Já tive calopsita que cortou a asa e meia hora depois estava fugindo e eu com uma interrogação enorme na cabeça correndo atrás dela sem saber como era possível (graças a Deus peguei ela de volta). Hoje corto somente uma das asas no meio, somente para não ficarem voando como moscas em circulo na minha cabeça, mas de resto são passaros e foram feitos para voar, então deixo a natureza prevalecer e procuro manter a melhor forma de segurança para não ocorrer fugas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Se eu fizer esse corte na minha fêmea eu sei q ela vai voar... O meu macho acho q daria certo com este corte.. Mas como eu ja acostumei a cortar as penas de um jeito e deu certo em casa eu prefiro não arriscar...

Tem q ver qual o melhor tipo de corte para a ave...


Eu corto as penas da ponta até aonde as penas de voou muda de direção.. Vi a Barbara ensinando desse jeito no face e assim foi o jeito q a minha fêmea se deu melhor...

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Pessoal, tudo bom?

Neste tópico estarei ensinando o corte correto das asas de suas calopsitas.

Muitos cortam as asas, cortando as 10 primeiras penas ou reservando as 2 primeiras e cortando as oito seguinte, ok, infelizmente esse corte é incorreto segundo o veterinário das minhas aves, sendo assim venho passar a vocês o verdadeiro corte.

1º Parte.

11180227_463610397123240_664855718_n.thu

 

2º Parte 

11165946_463610390456574_2068594174_n.th

3º Parte.

11180185_463610393789907_881098715_n.thu

Com esse corte a ave consegue planar direitinho, assim não batendo a barriga no chão, já vi muitos casos que a ave acabou abrindo a barriga após o impacto ao chão e teve que levar pontos.

Espero que esse esquema que fiz com os desenhos acima seja de grande proveito pra vocês. 

Abraço a todos.

Guilherme Carli. 

 

Muito obrigada! Agora sim ,vc acha que devo esperar crescer e depois cortar os dois lados ,ou já corto o lado que o moço não cortou ,porém agora de forma correta ?

​Caso você deixar crescer toda e depois cortar de uma vez tome cuidado quando soltar a ave. 

Mas caso queira, conforme for crescendo as penas novas, vai deixando o corte como aconselhei. 

 

Bom pessoal, que o corte que expliquei fique como mais uma forma de aparar as penas de voo. 

Abraço a todos! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...