Jump to content

Coceira


vividuarte
Ir para a solução Resolvido por vividuarte,

Posts Recomendados

Atualmente tenho duas calopsitas, um casal. Tudo começou quando ela ficou se batendo na gaiola a noite e imediatamente fui ajudá-la e ela havia machucado a asa e isso ocorreu no dia 23/11/2015. Levei ao veterinário e ela machucou a asa, estava sangrando mas não houve nada grave como fratura. No dia 02/12/2015, ela estava coçando muito então voltei ao veterinário, ela estava na muda de pena então fizemos o tratamento com vitamina A. Não melhorou então após duas semanas, o vet fez outro tratamento com vitamina A. Não adiantou então ele fez o parasitológico e deu muito fraco positivo para giárdia, fiz o tratamento recomendado por ele. Ela ainda coça muito, não sei mais o que fazer. O vet acha que ela quer chamar minha atenção, que é comportamental. Não sei mais o que fazer. Ela coça muito, reclama quando coça como se sentisse dor. Não quero passar nada nas asas porque pode ser tóxico para ela. O macho está ótimo, na muda de penas mas está voando, cantando, não tem sintomas de parasita e nem baixa imunidade. A fêmea está voando, comendo, peso da última vez que fui ao vet estava bom, havia perdido duas gramas mas nada que me deixasse preocupada. As fezes estão normais. Será que é mesmo comportamental? Não sei o que fazer. Agradeço a ajuda. Abraços. Vivi (dona da Aleesa, Yakir, (Sunny e Kena sempre no meu coração). A Aleesa é a lutino e o Yakir é o albino. Não corto a asas deles. 

PhotoGrid_1452976135037.jpg

Editado por vividuarte
Link para compartilhar
Share on other sites

@vividuarte seria bom se pudesse fazer um vídeo dela se coçando. Muda de penas faz elas se coçarem mais e minha calopsita reclama quando coça um canhão em crescimento. Mas como sua calopsita apresentou giardia seria bom redobrar os cuidados com a desinfecção do ambiente, gaiola, poleiros, brinquedos. E talvez até fazer um exame mais completo de suas aves.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
58 minutos atrás, Suellen Campbell disse:

@vividuarte seria bom se pudesse fazer um vídeo dela se coçando. Muda de penas faz elas se coçarem mais e minha calopsita reclama quando coça um canhão em crescimento. Mas como sua calopsita apresentou giardia seria bom redobrar os cuidados com a desinfecção do ambiente, gaiola, poleiros, brinquedos. E talvez até fazer um exame mais completo de suas aves.

boa noite Suellen. Eu mantenho a gaiola limpa mas com certeza vou usar um produto próprio para limpar a gaiola com mais frequência. Qual seria o exame mais completo? Vou tentar filmar amanhã e coloco aqui. Muito obrigada. Abraços.

Link para compartilhar
Share on other sites

Vivi,pode ser algum parasita q se alimenta do sangue dela...A minha calopsita ficou assim quando estava no período de postura,aí um vizinho meu,q cria pássaros silvestres d várias raças,me recomendou passar,por entre as penas dela,aquele inseticida chamado SBP, cujo solvente é a base d água,os demais são tóxicos para as aves.Ele me disse q o vet dele recomendou.E não pode aplicar diretamente sobre o pássaro não,vc deve aplicar em um pano,e passar esse pano entre as penas do pássaro,tomando cuidado para não passar nos olhos,nas narinas,e no bico tbm.E não passar em excesso não,ok?Ele me disse q é uma espécie d parasita,conhecido como " quiquito" aqui no Rio de Janeiro.Esse parasita tbm ataca as galinhas . Vc pode consultar o vet,para saber mais sobre isso . Espero q tenha ajudado um pouco . Abraço

Link para compartilhar
Share on other sites

Mais IMPORTANTE do que qualquer coisa é você fazer um exame de penas no seu veterinário para confirmar a presença de ectoparasitas. O tratamento para piolhos e ácaros é tóxico e necessita de cuidado, mas... 

Não conheço esse método com o SBP então não posso contra indicar nem indicar, mas lembre-se que o  SBP é um veneno que, apesar de ser solúvel em água, pode causar problemas se inalado pelos pássaros. Existem medicamentos específicos para isso, que podem ser de uso tópico ou absorção interna. Os de uso tópico são os talcos para combater parasitas. Existem também os de absorção interna, que intoxicam o parasita ao ele se alimentar do sangue do pássaro.  O SBP é um veneno que pode matar a própria ave. Existe um paliativo caseiro, mas que não mata os ovos. Coloque algumas gotas de vinagre branco na banheira que os pássaros usam para tomar banho. Este procedimento deve ser repetido várias vezes, pois o vinagre mata os piolhos mas não mata os ovos, com isso caso tenha ovos nos pássaros, assim que eles forem nascendo e a ave tomando banho eles irão morrer.

Mais uma vez, não estou desqualificando o "tratamento"  com o SBP, só estou falando que, no MEU caso, eu não usaria um produto que não fosse indicado para o específico fim. Recomendo perguntar ao seu próprio veterinário sobre o SBP e sobre os ectoparasitas.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

58 minutos atrás, Cacaulopsita disse:

Realmente pode ser muda de penas. Certifique-se de que não sejam piolhos e ácaros com o seu veterinário. Uma dica de produto para limpar seria os a base de amônia quaternária, como Herbalvet, Lavi fen, .... 

Eu tenho herbalvet e uso para limpar a gaiola e o poleiro, acho excelente produto. Eu só tenho as duas calopsitas, não tenho nenhum outro bicho de estimação como cão ou gato então como ela pegaria piolho? Mas a parte do ácaro me deixou intrigada, pode ser isso. Estou com vergonha do vet porque acho que ele pensa que eu estou exagerando mas conheço a minha calopsita e vejo que ela está incomodada. Eu vou falar com ele segunda-feira sobre o ácaro, não havia pensado nisso. O vet acha que a Aleesa quer chamar atenção mas acho que na verdade, ele pensa isso de mim e não da calopsita. :( Juro que não quero atenção. Eu entendo o vet porque estou perturbando o coitado desde o final de Novembro de 2015 com isso.

48 minutos atrás, Flavio Costa disse:

Vivi,pode ser algum parasita q se alimenta do sangue dela...A minha calopsita ficou assim quando estava no período de postura,aí um vizinho meu,q cria pássaros silvestres d várias raças,me recomendou passar,por entre as penas dela,aquele inseticida chamado SBP, cujo solvente é a base d água,os demais são tóxicos para as aves.Ele me disse q o vet dele recomendou.E não pode aplicar diretamente sobre o pássaro não,vc deve aplicar em um pano,e passar esse pano entre as penas do pássaro,tomando cuidado para não passar nos olhos,nas narinas,e no bico tbm.E não passar em excesso não,ok?Ele me disse q é uma espécie d parasita,conhecido como " quiquito" aqui no Rio de Janeiro.Esse parasita tbm ataca as galinhas . Vc pode consultar o vet,para saber mais sobre isso . Espero q tenha ajudado um pouco . Abraço

Se for necessário, vou repetir o parasitológico. Agradeço as dicas. Vou conversar com o vet dela. Abraços

17 minutos atrás, Cacaulopsita disse:

Mais IMPORTANTE do que qualquer coisa é você fazer um exame de penas no seu veterinário para confirmar a presença de ectoparasitas. O tratamento para piolhos e ácaros é tóxico e necessita de cuidado, mas... 

Não conheço esse método com o SBP então não posso contra indicar nem indicar, mas lembre-se que o  SBP é um veneno que, apesar de ser solúvel em água, pode causar problemas se inalado pelos pássaros. Existem medicamentos específicos para isso, que podem ser de uso tópico ou absorção interna. Os de uso tópico são os talcos para combater parasitas. Existem também os de absorção interna, que intoxicam o parasita ao ele se alimentar do sangue do pássaro.  O SBP é um veneno que pode matar a própria ave. Existe um paliativo caseiro, mas que não mata os ovos. Coloque algumas gotas de vinagre branco na banheira que os pássaros usam para tomar banho. Este procedimento deve ser repetido várias vezes, pois o vinagre mata os piolhos mas não mata os ovos, com isso caso tenha ovos nos pássaros, assim que eles forem nascendo e a ave tomando banho eles irão morrer.

Mais uma vez, não estou desqualificando o "tratamento"  com o SBP, só estou falando que, no MEU caso, eu não usaria um produto que não fosse indicado para o específico fim. Recomendo perguntar ao seu próprio veterinário sobre o SBP e sobre os ectoparasitas.

 

Eu já ouvi sobre o vinagre mas precisa ter cuidado com os olhos, ouvido, bico da ave porque não sei o nível de toxicidade para ela mas vou conversar com o vet, estou super agradecida pelas dicas e agora estou mais tranquila porque antes achei que eu estava exagerando. Muito obrigada. Abraços

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, Cacaulopsita disse:

Sim, meu veterinário particularmente arranca uma pena e examina no microscópio - em uns 3 minutinhos já tenho o resultado. Mas converse com o seu veterinário, não são todos os que examinam no próprio laboratório.

Você é 10000...vou falar com ele, ele analisa também. Beijos e boa noite. Obrigada novamente

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...