Jump to content

Alguém já viu isso?


Caio e Tati

Posts Recomendados

Bom dia, esse fds fui viajar e meu sogro ficou cuidando dos meus filhotes, dentro do viveiro estava 3 filhotes e os pais, mais quando fui ver um dos filhotes estava com o pescoço e a cabeça sem penas o que será? será que foi o pai que arrancou dele? não tem marcas de sangue nem nele nem no viveiro? será alguma doença ? devo leva-lo no veterinário ? vejam as fotos dele !!!

 

 

20160209_213939.jpg

20160209_214049.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

@Stephanie, então assim que cheguei lavei o viveiro e tudo deles com medo de ser alguma bacteria sei lá, e depois coloquei eles todos de volta ai reparei que ele ficava fechando os olhos como se estivesse com muito sono isso começo da tarde, e a femea mãe dele ficava do ladinho dele olhando pra ele, mais a noite ele ja estava normal espertinho cantando já!!! acho que vou leva-lo em um veterinario!!!! por precaução 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nenhuma doença faz com que a ave perca as penas dessa forma em apenas uns dias. Você pode verificar que está concentrado na nuca e no pescoço isso quer dizer que algum dos pais arrancaram as penas do filhote. Ele estava quietinho pois incomoda quando perdem uma pena, imagina essa quantidade. Você pode reparar que quando arrancamos umas peninhas para sexagem elas também ficam quietinhas. Normalmente elas param com esse costume com o passar do tempo, mas até lá irá escalpelar ele, dai o ideal seria vocês separarem quando estiverem presos. Quando são adultos eles sabem se defender se afastando do agressor, agora os filhotes são submissos e ficam inertes permitindo essa mutilação. Quando estiverem todos soltos e com supervisão poderá deixar eles juntos, dai se perceberem que o adulto irá arrancar as penas podem chamar a atenção, assim ensinaram ele que não se deve fazer isso.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Célia Maia, Bom dia Célia, os 3 filhotes estão otimos, descobri que era a mãe que estava arrancando as penas, ela alimentava eles e depois começava arrancar as penas deles, mais não brava ela arrancava e ficava tipo brincando com as penas, mais separei ela deles, deixei apenas com o pai, fiz errado? e estou aos poucos conseguindo dar papa mais quando estou em casa deixo a mãe alimenta-los e após terminar tiro ela de novo!!! o filhote da foto está parecendo um periquito sem topete!!! A papinha tem um só que come mais mais estão comendo muito pouco...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você fez certo em separar, mas acompanhe de perto se o pai está dando conta de alimentar os filhotes. O ideal era você dar a papinha, ou pelo menos dar algumas vezes e deixar que ele alimente as outras. Alguns filhotes quando são alimentados muito tempo pelos pais dificilmente aceitam a papinha, por isso nesses casos é aconselhável dar a papinha via sonda direto no papo, assim eles não tem como negar. Você está dando a papinha com colher ou com seringa? O ideal é dar com uma seringa, pois dessa forma lembrará o filhote como se fosse um bico dos pais oferecendo a papinha. Se for dessa forma que já está dando, continue tentando, mas não deixe eles sem alimentos pois podem ficar fracos e adoecer. Quando elas arrancam as penas do outro na maioria das vezes não é para agredir, mas para brincar como você falou, eu tenho duas adultas que tem esse hábito mas só em período de postura, depois elas param alguns períodos. Quando forem grandinhos saberão fugir dela e você não terá problemas. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha...eu tinha uma familia(pai mae e uma filha ja adulta )que quando colocava pra durmir eu colocava elas na mesma gaiola....dai comecei a observar q a filha estava ficando careca em volta dos dois ouvidos...entao resolvi separar...colocava a filha em uma gaiola e o pai e a mae em outra porem as duas gaiolas ficavam perto uma da outra para eles nao sentir falta ...dai as penas da filha cresceram e a a mae comecou ficar careca tb...entao percebi que era o pai q arrancava as penas delas dando carinho...dai entao coloquei a mae com a filha numa gaiola e o pai sozinho na outra ...mas as gaiolas sempre perto.... e durante o dia ele nao arranca as penas  delas  pq eles ficam soltos e entretidos nos  brinquedinhos...pronto ...resolvido o problema!! Pode esta acontecendo a mesma coisa com as suas ...observa quem é  e separa ! Abraco

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Normalmente os machos fazem essa mutilação nesse período em que estão ferteis de reprodução que é entre setembro e meados de abril. Quando as aves são adultas e são casais formados eu não separo, pois elas sabem se defender (se é que precisam disso). Separo somente os filhotes, pois esses são ingenuos e submissos ficando inertes durante a mutilação, então como defesa para eles separo dos pais.

Normalmente elas voltam a agir normalmente, acabam as mutilações e as penas voltam a crescer novamente. Tenho dois casais que agem assim. Cheguei a fazer de tudo, separar, chamar a atenção, utilizar produtos anti mutilação e nada adiantava, elas continuavam agindo da mesma forma e gritavam feito loucas quando eu separava, até a calopsita que estava sendo mutilada.

Dai percebi que eu estava me envolvendo numa questão que não dizia respeito a mim, eu era a intrusa, pois mesmo sendo mutilada (fêmea ou macho), continuava seguindo o outro por todos os cantos, estava naquela condição porque queria, não fazia questão nenhuma de se afastar, pois elas eram criadas soltas e não eram forçadas a ficar com o agressor, bastava sair de perto, mas estavam sempre grudadas e mesmo sabendo que o outro arrancava as penas baixava a cabeça para ficar recebendo esses carinhos horripilantes.

Então resolvi da seguinte forma, deixo eles num espaço grande o suficiente para que a calopsita que está sendo mutilada possa fugir caso esteja incomodada pelo outro, mas isso nunca ocorre, parece mulher de malandro, quanto mais apanha mais amaxD Depois do período reprodutivo o fogo no rabinho delas acaba e tudo volta ao normal, acaba as mutilações e ficam um longo período sem arrancar penas um do outro. Pode ser que no próximo ciclo elas nem voltem com esse hábito, algumas param outra agem novamente assim, mas tudo dentro da normalidade.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Célia Maia, @gilva, Obrigado pela ajuda, estou deixando a femea separada na hora do almoço deixo ela com eles tiro e depois a noite deixo de novo junto, e deixo o casal um pouco junto na gaiola separados e eles estão acasalando direto quando estão sozinhos!!! Não vou voltar o ninho, No caso dela botar, será que eu posso pegar esses ovos e por no ninho da calopsita do meu pai que está botando ovos sem serem galados por não ter um macho? Pq não vou deixar eles terem filhotes de novo. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...