Jump to content

Filhote: como alimentá-lo?


Emilia Tavares
Ir para a solução Resolvido por salete fortes,

Posts Recomendados

Bom dia pessoal!!

Estou sem rumo. O filhote da minha calopsita acabou de nascer e nao sei como cuidar e alimenta-lo.

Li varias coisas, mas ainda nao sei muito o que fazer. Tenho receio de morrer.

Como alimenta-lo?

Onde coloco a comida para que os Pais os alimentam? Dentro do ninho??

O que dar para eles? Normalmente alimento minhas calopsitas com painço e semente de girassol.

Aguardo ajuda de voces!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ei Thaissa...obrigada pela ajuda.

Entao, nasceu essa noite. Tem horas de nascida apenas.

Nao sei nada sobre cuidados.

cozinhei ovo e coloquei dentro do ninho.

o macho esta la aquecendo o filhote que nasceu hoje. Creio que amanha nasça o segundo. E o terceiro so depois.

olha a foto que tirei

IMG-20150426-WA0010.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Ei Thaissa...obrigada pela ajuda.

Entao, nasceu essa noite. Tem horas de nascida apenas.

Nao sei nada sobre cuidados.

cozinhei ovo e coloquei dentro do ninho.

o macho esta la aquecendo o filhote que nasceu hoje. Creio que amanha nasça o segundo. E o terceiro so depois.

olha a foto que tirei

IMG-20150426-WA0010.jpg

 

Ei Thaissa...obrigada pela ajuda.

Entao, nasceu essa noite. Tem horas de nascida apenas.

Nao sei nada sobre cuidados.

cozinhei ovo e coloquei dentro do ninho.

o macho esta la aquecendo o filhote que nasceu hoje. Creio que amanha nasça o segundo. E o terceiro so depois.

olha a foto que tirei

IMG-20150426-WA0010.jpg

Oi Emília,  os filhotes nos 3 primeiros dias de nascidos não se alimentam,  eles tem uma espécie de bolsa com reservas no papo....  Só depois disso os pais começam a cuidar dando alimento no bico.  Com aproximadamente 10 dias eles abrem os olhos....  Nesse período de é ideal melhorar a alimentação dos pais. Deixar alimentos sempre disponíveis e de fácil acesso a eles... De farinhada de ovo,  couve,  milho, sementes (não de muito girassol,  pois são gordurosos)  dê uma pesquisada aqui no fórum sobre alimentação que tem bastante dica legal... 

Sobre a alimentação do filhote,  não se preocupe pois os pais se encarregam disso,  e é extremamente importante que eles o façam pois é assim que eles transmitem o material para criar o sistema imunológico dos filhotes. Eles irão se revesar no ninho alimentando os filhotes.  O importante é ficar de olho nessa fase,  par ter certeza que os pais estão alimentando os filhotes,  caso vc verifique que não,  auxilie com papinha,  pode ser comprada em lojas de ração,  eu uso a da alcon,  o pote por aqui custa R$ 9.90, e uma seringa com aplicador que ajuda na hora de alimentar..... 

​Espero ter ajudado qualquer coisa estamos aqui. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não precisa colocar a comida dentro do ninho, pois os pais se revezam pra alimentar. Então disponibilize uma alimentação variada dentro da gaiola, ovo cozido com farinhada é muito bom, couve, jiló, brócolis, uma boa mistura de sementes própria pra calopsita que vc encontra pronta, ração extrusada.

Não precisa alimentar o filhote, deixe por conta do casal. Só interfira se realmente não estiverem tratando.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olas..obrigada pessoal.

Estao ajudando muito Sim. 

Quanto a farinhada de ovo, eu acho isso nas lojas proprias ou devo fazer??

Toda vez que abro o ninho eles ficam nervosos e fico com medo dos pais pisarem nele e matá-lo.

mas quando saem do ninho, abro e dou uma olhadinha.

Link para compartilhar
Share on other sites

a farinhada vc compra pronta, em lojas de ração... ou pet shop. 

realmente eles ficam muito ariscos nesse período de postura e choco. sempre de uma espiadinha quando eles estiverem fora, exatamente pra não estressar muito.... 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde pessoal!!!

Então, hoje nasceu mais um filhotinho. Vou postar aqui a foto. Inclusive nasceu o que eu imaginava que seria o último, pois o ovo ainda estava bem branquinho. E o outro que ainda não nasceu me preocupa, porque ele está bem escuro. Não sei se aguardo ou se tento abri-lo. O que me falam? O primeiro filhote está indo bem. Está gordinho e desenvolvendo bem, graças a Deus.

Outra coisa, disseram que posso dar ovo cozido. Com que frequência? Eles devoram o ovo que coloco para eles. Estão comendo somente o ovo e as sementes. Não querem nem chegar perto da farinha de ovo. Na verdade essa farinha que comprei acho que é caseira, porque não veio em embalagem. Acho que eles não gostaram. 

O que mais poderia dar para eles?

 

 

DSC_1079.jpg

DSC_1080.jpg

Editado por Emilia Tavares
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

Não deixe o ovo por muito tempo na gaiola, ok?;) Vc pode amassar o ovo com um garfo e misturar com a farinhada. Costumam gostar. Não se esqueça de maravalha no ninho para dar equilíbrio aos filhotes e evitar problemas nas patinhas. Coloque a maravalha bem aos pouquinhos  todo dia para não estranharem e ficarem inseguros. Deixe osso de siba para os pais. Eles gostam de dar milho fresco aos filhotes também. Coloque folhas de cor verde escuro como couve e brócolis. Parabéns pelos netinhos. Qualquer coisa que precisar, conte conosco. Boa sorte e abraço!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Eliane..

Então, não estou deixando...coloco aos poucos. Quando vejo que voltaram para o ninho, retiro o ovo da gaiola.

Vou tentar misturar o ovo com a farinhada, talvez dê certo.

Quanto a maravalha, coloquei no inicio, mas eles retiraram tudo. Jogaram tudo para o outro lado do ninho. Daí retornei a colocar a serragem bem picadinha, mas eles retornaram a retirar...não sei como colocar mais...eles não gostaram..

 

DSC_1080.jpg

Editado por Emilia Tavares
Link para compartilhar
Share on other sites

Retire esse ovo escuro. Uma vez aconteceu de escurecer um ovinho aqui e já havia passado o tempo, então abri e o filhote estava morto.

Sobre dar o ovo cozido eu dava todo dia um cedo e um a tarde, amassava e colocava pouquinho de farinhada e uma colherinha do pó da papinha. Aqui eram 6 filhotes e o casal devorava tudo. Como vc tem menos filhote cozinhe um de manhã e coloque metade e descarte ou coma a outra metade e a tarde cozinhe outro e coloque outra metade, cozinhe por uns 20, minutos. Não guarde a metade de cedo pra tarde viu, o ovo tem que ser da hora.

Qdo ainda estão chocando eles retiram a maravalha mesmo, mais agora que tem filhotes pode colocar que não irão tirar mais, aqui sempre foi assim. Espere casal sair do ninho e coloque bastante maravalha, é muito importante pras perninhas dos filhotes e pra higiene TB.

Os meus comiam couve, jiló, brócolis, almeirão, ovo todo dia e milho 3 vezes na semana e comprado na feira de preferência, onde eu tinha certeza que era fresco.

Tenta comprar farinhada de marca boa, evite produtos a granel.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

compre um mix de sementes de boa qualidade megazoo  reino das aves tem um custo mais acessível mas é muito boa e fácil de encontrar   ração estruçada   a da alcon   filhotes e ótimas para eles  nessa situação que  que gasta muita energia

Só as semente de painço e girassol que vc da não alimenta eles   deixe fartura de comida pois eles precisam  é igual mulher quando esta amamentando precisa se alimentar bem kkk:) 

Parabéns  seus bebes são lindos :):D

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...