Jump to content

Filhote com atraso de desenvolvimento


Nina
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Olá à todos!

 

Minha Booboo, de 2 anos chocou seu primeiro ovinho. De 3 ovos, nasceram somente 1, provavelmente porque o pai Mimo tem somente 8 meses e nem quis saber da paternidade, pois fica com minha outra passarinha, a Mel, e não apóia em nada (ele é muito bebê e ainda gosta de brincar) . O filhote saiu do ovo em 31 de janeiro, e agora com 20 dias ainda possui aspecto de 7. A Booboo chegou a abandonar o ninho e o bebê ficou entre  a vida e a morte, e então com muito esforço, pois sou vovó de primeira viagem, consegui dar papinha para ele com a ajuda de uma colher modificada, já que com a  seringa não deu certo. A papinha é da Nutrópica e felizmente a Booboo voltou ao ninho tão logo viu o seu bebê melhor. Durante o dia eu o alimento de 2 em 2 horas e às vezes de 3 em 3, sempre olhando se o papo está cheio, e complemento a alimentação á noite também... A Booboo fica com ele em alguns períodos, principalmente quando tenho que ir trabalhar, estamos revezando. Tenho várias dúvidas, pois a perninha dele não dobra e os olhinhos ainda não abriram. Ele é comilão e muito esperto, mas não cresce! Alguém pode me ajudar? Eu já amo demais esse filhote, quero fazer o possível para que ele fique bem. As fotos em anexo tirei agora, ele está com 20 dias. Deixo o papinho cheio sempre que possível e deixo a Booboo alimentá-lo também. Por favor, me ajudem, eu amo meu neném enrugado...

20160218_115551.jpg

20160218_115558.jpg

20160218_115635.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Seja bem vinda Nina!!!  Pelo seu relato está parecendo um típico caso de desnutrição gravissimo embora você tenha feito o melhor que pode por ele. Podemos indicar para você reforçar a alimentação com papinha etc, mas devido a ele estar tão mínusculo para uma idade quando já deveria estar formado e quase todo empenado, eu diria para você levar ele em uma consulta com um veterinário especializado em aves, pois ele poderá lhe auxiliar melhor e indicar suplementos ou medicamentos se necessários que ajude na formação dele e para que não fique com sequelas.

Você é de São Paulo, vou enviar uma MP para você com o endereço do Dr. Shimaoka que é um excelente veterinário especializado em aves, com longos anos de experiência. Cuido de minhas aves a dez anos com ele. Dificilmente ele não cura uma ave, somente perde a batalha quando o dono chega muito tardiamente a procurar ele, mas mesmo assim ele luta para salvar as aves até o fim da prorrogação do segundo tempo. Procure ele que tenho certeza que ele irá reverter essa situação e você ainda irá nos postar fotos dele correndo por todos os cantos. Depois nos dê notícias.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada, Célia!

 

Eu já estou fazendo de tudo para nutri-lo bem. Minhas calopsitas possuem veterinário e as levo regularmente para exames de rotina... Só não levei o filhotinho ainda pois ele tem que se manter aquecido, e o mantenho em um quarto quentinho com aquecedor e tudo, fico com medo de levá-lo e fazer mal pois ele é muito frágil e pequenino. Será que a papinha da nutrópica não tem nutrientes suficientes? É a mais cara do mercado e tenho seguido as orientações corretamente. Agradeço sua colaboração.

 

Editado por Nina
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @Nina!

Eu não tenho a mínima experiência com filhotes, aprendo aqui no forum mesmo.

Reparei nas perninhas dele que estão "esparramadas" e lembrei de um tópico que li. Eu não sei se será útil, pois pode ser que a situação dele não seja a mesma (caso seja desnutrição acho que não vai te ajudar muito).

Este é o tópico do filhote com atraso.

 No meio da primeira página tem o filhote com atraso e na segunda página mostra como foi feito para juntar as perninhas dele.

Eu sei que isso é o que menos importa por agora, mas quis mostrar caso você tenha interesse.

Tomara que dê tudo certo com esse bebê lindo! Nos mantenha informados!

Link para compartilhar
Share on other sites

V. Ferreira, acho que o tópico ajudou bastante sim. Percebi que meu filhotinho tem chances de sobreviver, e no que depender de mim, farei de tudo para que fique bem. Vou tentar colocar a tala quando ele crescer e ganhar mais força, por hora estou alimentando-o bem e mantendo a gaiola limpa. A preocupação adicional é que os olhinhos ainda não abriram. A Célia me indicou um veterinário que parece ser muito bom, embora eu tenha o meu próprio veterinário. Vou levá-lo por aqui mais perto da minha casa, mas estou esperando ele ficar um pouquinho mais forte para enfrentar um consultório frio. Como só estou dando papinha para ele há 5 dias e meio, tenho esperança de que agora ele comece a ficar bem. Comparei com uma foto da semana passada e até que ele cresceu um pouquinho. Agora é ter muita fé, engraçado como a gente pode amar um carequinha assim! Ele está dormindo agora com aquecedor no quarto, papinho cheio, guloso que só ele! Obrigada a todos pelo apoio, muito bom achar uma comunidade com pessoas que ama e respeitam as calopsitas e animais tanto quanto eu! Os manterei informados.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá à todos!

 

Continuo alimentando o filhotinho e ele está ficando mais esperto. Até abriu o olhinho hoje. Vocês não acham que ainda é muito cedo para colocar a talinha de esponja? Em anexo fotos que tirei hoje: já abriu os olhinhos e está animado e gordinho. É normal esse olhinhos vermelhos? Agradeço desde já a ajuda de todos.

20160219_202015.jpg

CYMERA_20160219_215307.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Seu amor e toda a sua dedicacao vao fazer ele superar toda esse dificuldade que ele  esta enfrentado  pra viver.....tenha fe que ainda veremos ele bem lindo e saudavel aqui no clube!!! to acompanhando todo o seu amor ...e é por existir pessoas como vc q Deus ainda nao desistiu do homem...fico agradecida a ELE por isso !!! forte abraco cheio de força pra vcs dois!!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada à todos pelo apoio. Acho que hoje farei a tala de esponja para ver se o ajudo. Não sei se fiz certo, mas tirei a Booboo (mãe dele) do ninho... Além de estar alimentando-o pobremente, ela continua colocando ovos ( e terá de ir ao veterinário por isso...) e além disso, às vezes  passar por cima dele e o encontro desesperado de barriga para cima.... Enfim, ela é muito atrapalhada! Mantenho-o no quarto com aquecedor, a papinha é nutropica Premium, não é como o alimento da mamãe mas espero que ajude.... Tão logo ele fique mais fortinho, levarei ao veterinário.

Agora uma pergunta boba.... Coloquei um pouco de estopa em volta dele por parecer mais confortável que a maravalha/forração de serragem... Pode isso? Ele parece mais confortável assim, e quero compensar a ausência da mãe descuidada.... Essa foto tirei agora, está dormindo sossegado. Obrigada à todos pelo apoio, só quem tem sabe o quanto amamos!

20160220_102413.jpg

Outra coisa... Sobre os olhos vermelhos @NathanMR, a mãe do filhote é canela e o pai é canela perolado... É possivel que o filhote seja lutino? Alguem sabe se olhos vermelhos ficam escuros com o passar do tempo?

@gilva , obrigada pelo carinho, conto com a torcida! :)

O ninho tem três camadas: papel higiênico embaixo, para facilitar a limpeza, forragem de maravalha no meio e a estopa em cima... Se eu estiver errada, me orientem. Avós de primeira viagem viajam na maionese.... Rs :D

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Que notícia boa! Que bom que ele abriu os olhinhos! Parabéns por todo cuidado e amor que você está dando para esse bebezinho!

Sobre a estopa, eu não aconselharia muito, pois pode enroscar nas patinhas caso ele decida se mexer.

E sobre a esponja, eu não sei te dizer, prefiro esperar mais comentários 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá pessoal! 

Fiz a talinha de esponja, a perninha está ainda bem espaçada mas vou reduzir gradualmente o espaço. O bom é que ele ficou calminho, pois antes se debatia pois não conseguia ficar em pé. Qualquer dica ou sugestão, será bem vinda. Em anexo, foto que tirei agora.

 

PS: é normal essa bolhinha de ar no Papinho?

20160220_132317.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...