Jump to content

Duvidas sobre alimentacao


meus_amores_pets

Posts Recomendados

Eu misturo Ração e as Sementes no Mesmo Comedor, tento colocar no máximo para 1 dia. Legumes eles comem tranquilos, meu problema é a farinhada, não consigo perceber se estão comento, no meu caso ainda tenho um agravante meu viveiro é externo, saio cedo e chego a noite, consigo observar bem mesmo apenas aos fins de semana. Ultima tática que usei foi misturar a farinhada junto com a Ração e a Sementes, vai que dá certo.

Link para compartilhar
Share on other sites

@nuncadeadeus @meus_amores_pets A mistura de sementes, ração e farinhada tem que ficar disponível o tempo todo na gaiola, não se deve tirar e recolocar no dia seguinte, até mesmo porque não sabemos o momento exato que a ave está com fome ou não, vocês podem estar dormindo e elas terem acordado com fome, se não tiver comida terão que esperar até que apareça o anjo que vai alimentar elas:/ não tem sentido retirar a comida, até porque elas também comem quando estão com a gaiola coberta. Por serem filhotes necessitam até mais de alimentos do que uma ave adulta, pois não podem ficar sem alimento e tendo a alimentação sólida disponível em tempo integral facilita para o reconhecimento delas na transição da papa para alimentos sólidos.

Quanto a verduras, legumes e frutas podem ser colocados em aleatório, não tem uma regra a ser seguida. Eu costumo colocar pela manhã e retiro a noite quando faço a limpeza. Muitos falam que estragam, mas quem entende de cozinha deve saber que alimentos não estragam dessa forma, até porque em supermercado e feiras eles passam dias fora da geladeira e não estragam. Quem tiver dúvida, pegue um punhado qualquer desses alimentos e retire da geladeira deixando o dia inteiro em cima de uma pia. Pode até deixar no sol para dar uma forçada:) quando chegar no final do dia analisa se ele está estragado ou não. 

Quanto ao peso não existe tabela padrão para o peso, apenas é estimado que uma calopsita saudável pesa acima de 80 grs, mas isso pode variar, imaginamos que uma calopsita foi a última a nascer e é a raspa do tacho, nasceu pequenina e miudinha. Com certeza ela não irá se desenvolver como as demais, será uma ave pequena, mas tão saudável quanto as outras, mas não pesará tanto quanto as maiores, até porque o tamanho dela não permite, se tivermos uma calopsita muito pequena que pese acima de 80 grs ela será obesa e estará longe de ser saudável. 

Eu tenho calopsita grande com 110 grs, calopsita média em torno de 90 grs e pequenina que já cheou a pesar menos de 80 grs, mas todas são saudáveis, nenhuma é doente. Então, o peso terá que acompanhar a genética dela, se a calopsita for saudável e ativa não tem porque esperar que ela seja gorda como outras.

Dentre todas as alimentações já citadas não tem uma regra a ser seguida, pode ser que uma semana hipoteticamente vocês não foram na feira ou mercado e só tenha uma verdura a oferecer, pode dar ela a semana inteira sem problemas. O que eu faço aqui em casa é ir na feira de domingo e comprar pelo menos um tipo de verdura e alguns legumes, dai cada dia da semana dou um tipo diferente, sem ter uma regra, mas também chego a repetir o meso alimento duas ou três vezes na semana ou de repente dar mais de um tipo no dia.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Célia Maia Muitoo Obrigado, me ajudou muito, principalmente em questão do Peso, estava meio preocupado e pesando minhas calopsitas todos os dias, estão nessa faixa mesmo de 80-90g e tem um tamanho normal, nao acho elas nem miudinhas e nem grandeees, então creio estarem bem :D
A alimentação elas começaram a comer de quase tudo, hoje mesmo coloquei couve pra elas e logo atacaram, mais coloco abobora, cenoura, jiló e vario durante a semana pra elas poderem comer, e te reagido bem graças a Deus. 
A farinhada eu estava colocando 3x por semana e deixando o dia todo e a mistura de sementes e a extrusada todo dia o dia todo junto com água, hoje mudei a alimentação e misturei tudo num pote, farinhada, extrusada, e mistura de sementes e em outra vasilha deixei somente a mistura pra que está ainda na papinha poder se acostumar com essa alimentação, mais mesmo comendo as verduras ela ainda come papinha. 
Muito obrigado pela ajuda e pela resposta  :)

Link para compartilhar
Share on other sites

Enquanto filhotes você mantem todos os alimentos juntos num único pote (sementes, ração e farinhada) até que se acostumem com ele, depois que já estiverem comendo bem de tudo separe cada um num pote, mas deixe um ao lado do outro e a água ao lado também. Quando adultas dessa forma você evita desperdício deixando os alimentos cada um num pote. Embora exista uma tabela de tempo para dar papinha, não é uma regra também, pois algumas aves deixam mais cedo a papinha e outras podem estender esse prazo. Somente suspenda a papinha quando tiver certeza que estão se alimentando com alimentos sólidos, pois muitas acabam fazendo birra e não querem comer a papa, mas também não estão comendo alimentos sólidos, apenas ficam mexendo no pote dando a impressão que estão comendo, dai que o dono para de alimentar elas com a papa e elas acabam definhando e ficando doente e morrem "repentinamente". Sabemos que repentinamente não teve nada, ela entrou em estado de inanição por falta de alimento e o dono achando que ela estava comendo os alimentos sólidos parou de alimentar e a coitadinha enfraquece, adoece e morre. Quando ficam muito tempo na maioria das vezes não é porque está comendo, mas porque está com fome e sem saber triturar os alimentos com o bico a coitadinha fica mexendo tentando comer sem sucesso. Doi até o meu coração só de pensar nisso, o que tantas sofrem até morrer:(

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 6 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...