Jump to content

Calopsitas + periquitos australianos juntos no viveiro. pode?


KamilaF
Ir para a solução Resolvido por KamilaF,

Posts Recomendados

Olá, pessoal.

Estou construindo um viveiro em casa. Ele medirá 4 metros de comprimento por 1 metro e meio de largura e 1 metro e oitenta centímetros de altura. Nesse espaço vou colocar vários poleiros, comedouros, brinquedos e tudo o mais pros meus bebês terem uma casa linda, segura e divertida. Colocar vários ninhos (acima do número de casais) depois de um tempinho de adaptação. Enfim. Fazer um espaço legal com as coisas de que disponho.

Eu vou ter nesse espaço dois casais de calopsitas e gostaria de ter três casais de periquitos australianos. É uma criação caseira, sem fins comerciais. Pelo conhecimento e experiência de vocês, é viável? Essas espécies convivem bem? 

O viveiro será de tela e madeira, com o chão de cimento lavável. Eu estou pensando em construir o viveiro com uma divisão de tela no meio e deixar uma janela grande de tela ligando os dois espaços. Assim, se precisar dividir as aves, cada um ficará com um viveiro de dois metros de comprimento, por um metro e meio de largura e um metro e oitenta de altura. Eu prefiro deixar todo o espaço disponível, mas se precisar, é só fechar a janela. O que vocês acham da ideia?

Será que dá pra deixar essas aves juntas? O espaço vai ficar bem grande, a principal dúvida é mesmo sobre o convívio das aves e se alguém tem alguma colaboração sobre o viveiro, alguma ideia legal. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Algumas pessoas criam calopsitas e periquitos juntos, mas tem que ser um viveiro muito grande pois pode ocorrer brigas entre as espécies, principalmente em época de reprodução.

Para um viveiro grande como esse e com 4 metros de largura eu faria ele com uma altura e profundidade bem superior a essa.

Já vi alguns onde tinham calopsitas e periquitos juntos, mas eles tinha de altura uns 4 a 5 metros e de profundidade uns 3 metros, dai dá para colocar sem problemas as duas espécies, até porque terá espaço suficiente para colocar o dobro de ninhos em relação a quantidade de casais que será necessário para que haja harmonia entre eles.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Célia Maia, obrigada por comentar! Em todos os meus posts, e nos posts que eu sigo também, eu fico sempre esperando o seu comentário, rsrs. Suas dicas são sempre muito precisas e muito boas. 

Então. A área escolhida para o viveiro não tem como fazer ele mais largo e o material de que dispomos não nos permitirá construir muito mais alto. Vou tentar fazer com uns 2 metros de altura.

O que você acha da ideia da janela na divisão do viveiro?

Os periquitos que eu vou levar para esse viveiro estão acostumadas a ficar em um espaço muito pequeno, com muitos deles. Inclusive, critiquei isso com o criador, mas ele disse que era uma situação temporária, pois ele mudou de casa e não tinha construído todas as instalações ainda. Achei migué dele.

Já as calopsitas estão acostumadas a dividir espaço com outras calopsitas, e também num viveiro menor que esse que estou construindo, mesmo se fazer a divisão pela metade e deixar o viveiro com 2x1,5.

Vou fazer a divisão e deixar a janela. Qualquer coisa, fecho a janela e isolo as espécies. O que você acha?

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Camila, não sei o espaço que você tem disponível aí para usar mas com com metros de comprimento e 1,8 de altura, posso assumir que você tem um espaço bem bacana.

Quando vamos fazer um viveiro desse tipo temos que nos fazer a 3 perguntas básicas, então vamos lá.

Primeira pergunta: 1,80 metros é uma altura suficiente? Qual é a altura de quem vai entrar lá para cuidar, se a pessoa tem um 1,80 de altura uma altura boa para o viveiro é de 2,30 metros no mínimo é necessário ter pelo menos 50 centimetros a mais do que a pessoa mais alta que entrará no viveiro isso para conforto das aves e da pessoa que não vai precisar ficar abaixado o tempo todo para fazer o manejo necessário dentro do viveiro.

Segunda pergunta: A largura do veiro 1 metro é suficiente para o conforto das aves? Ao entrar no viveiro de um metro de largura uma pessoa sozinha ocupa quase todo o espaço isso pode fazer com que uma ave ou outra se machuque na parede ou tela ao tentar passar ao lado da pessoa ou até mesmo por cima caso a altura não seja suficiente. Ou seja a largura minima viveiros onde vamos colocar aves como calopsitas ring necks e do mesmo porte é de no mínimo 2 metros, o comprimento 4 metros é mais que suficiente.

Terceira pergunta: Vou reproduzir as aves? Onde colocarei os filhotes? Quando fazemos um viveiro assim temos em mente deixar todos juntos dentro dele filhotes e adultos e isso não é muito legal porque, os pais podem querer reproduzir novamente e os filhotes querem o aconchego do ninho isso pode causar briga entre os pais e os filhotes e trazer até a morte de aguns filhotes, o ideal é ter uma área específica para os filhotes ficarem até se tornarem adultos, e por causa disso é interessante considerarmos uma área a mais para colocar estes filhotes.

 

 

Uma observação minha é que não é legal também misturar espécies dessa forma, em primeiro lugar por poder trazer brigas entre as especies e em segundo doenças que são corriqueiras e muitas vezes não atrapalham nem trazem prejuizo para um espécie de ave pode ser complicada e fatal para outras aves, então, é necessário cuidado e estudar bem as especies antes de juntar as duas, no caso das calopsitas e periquitos não tem problema ficarem em um mesmo local porém devem estar separados por grade ou tela de forma que os impessa de chegar principalmente perto dos ninhos das aves de outras espécies.

Uma dica em relação ao espaço do viveiro, aproveitando os ótimos 4 metros de comprimento como você disse que faria recomendo ter 2 metros de largura ao invés de um e a altura como falei, 50 centimetros a mais que a pessoa mais alta a entrar no viveiro. E sobre a divisão do espaço para as aves periquitos não precisa de tanto espaço quanto calopsitas então pode dividir o viveiro deles com 1,5 metros de comprimento dessa forma o viveiro das calopsitas fica com 2,5 metros de comprimento é um espaço ótimo para elas e para os periquitos. Ambos terão espaço para voarem bastante o que fortalecerá muito a sua musculatura e saúde em geral.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, vamos lá!

Eu que farei o manejo. Tenho 1,65. Mentira. É só 1,58 :( Os materiais de que dispomos permite apenas 1,80 no máximo de altura. Isso será um problema muito grande? Serão dois casais de calopsitas e não serão para a reprodução. Eventualmente, talvez eu permita que eles reproduzam, mas esse não é, definitivamente, o objetivo.

A largura do viveiro será de 1 metro e meio. Não tem como deixar mais largo, pois o viveiro será perto das árvores do quintal. Então não tem como mesmo.

Estou pensando seriamente nos periquitos. Meus colegas que são criadores me apresentaram alguns inconvenientes de criá-los. SE eu manter a ideia, isso é uma dúvida grande, eu já tinha pedido pros meus "engenheiro e construtor" diminuírem o espaço deles para 1,50 x 1,50 x 1,80 (c x l x a). Os periquitos também não serão para reprodução. Diminui pra 2 casais de periquitos, se os tiver.

Na imagem abaixo, pra vocês terem ideia, o viveiro vai começar aqui onde o meu construtor e mestre de obra kkkkkk está perfurando o solo e vai até aquele cano azul. O cano está ali por estar. Já saiu. Não faz parte de nada do viveiro. Essa distância dá ao viveiro por dentro o tamanho de 4 metros de comprimento por 1 metro e meio de largura. Vejam que tem as pilastras delimitando as laterais.

WP_20160220_08_42_15_Pro.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Alguém tem mais alguma dica? Estou indo pra roça amanhã cedo ver como esta o andamento do serviço e providenciar as modificações das ideias que vocês me deram. Preciso de ir com o máximo de informação pois lá não tenho internet, não vou conseguir ver os conselhos até já estar com o viveiro pronto.

Link para compartilhar
Share on other sites

@KamilaF Tudo dependerá da adaptação que for feita com eles e do temperamento do bichinho. Eu tenho papagaio que todo mundo diz que não se dá bem com calopsitas e o meu brinca, come com elas e vive numa boa. Então, pode ser que de certo ou não, mas você teve uma boa idéia, já está deixando preparado um plano B que seria essa janela, se perceber que estão se estressando, dai você separa todo mundo. Fora do período reprodutivo eles convivem bem em geral, então você pode deixar eles juntos nesse período e quando eles estiverem atacados devidos os hormonios estarem consumindo eles, você separa com essa divisória e depois que o fogo deles apagar abre de novo.

Kamila se eu tivesse tempo comentaria em todos os posts, pois me sinto feliz ajudando um pouquinho os outros que precisam com suas aves, mas nem sempre é possível, pois tento conciliar entre o trabalho, os afazeres em casa e o forum, então dou uma olhada por cima e os posts que chamam a minha atenção por algum motivo eu respondo, não é que eu escolho ou não queira responder. Esses três últimos dias para mim foi um inferno, não parei um dia em casa viajando de uma cidade para outra visitando clientes e quando chego em casa estou morta de cansaço e ainda tenho a turminha para cuidar.

@lilinova Lindo seu viveiro, elas vivem no paraiso.

@NathanMR ficou show seu play, parabéns pela criatividade.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

 

6 minutos atrás, Célia Maia disse:

@KamilaF Tudo dependerá da adaptação que for feita com eles e do temperamento do bichinho. Eu tenho papagaio que todo mundo diz que não se dá bem com calopsitas e o meu brinca, come com elas e vive numa boa. Então, pode ser que de certo ou não, mas você teve uma boa idéia, já está deixando preparado um plano B que seria essa janela, se perceber que estão se estressando, dai você separa todo mundo. Fora do período reprodutivo eles convivem bem em geral, então você pode deixar eles juntos nesse período e quando eles estiverem atacados devidos os hormonios estarem consumindo eles, você separa com essa divisória e depois que o fogo deles apagar abre de novo.

@lilinova Lindo seu viveiro, elas vivem no paraiso.

@NathanMR ficou show seu play, parabéns pela criatividade.

Obrigada, @CeliaMaia

Sempre muito bom ouvir os conselhos dos mais experientes e os seus em especial.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...