Jump to content

filhotes de calopsita morre antes de sairem do ovos


Leonardo Silva

Posts Recomendados

Boa tarde tenho hum casal de calopsita a 2 anos e eles cruza bota os ovos mas passa do dia de naiser ai eu espero mais 10 dia no total 1 mês de choco ai eles não nai seu ai eu fui e abri os ovos os filhotes tava tudo morto já grandinho e isso já aconteceu 3 vezes me ajudem por favor

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, vc bota banheira pra o seu casal tomar banho durante a incubação? Se não bota o problema deve ser este... durante esse período o casal tomar banho é muito importante, pois como eles entram no ninho ainda molhados isso acaba deixando os ovinhos úmidos (com a casca mais mole) isso ajuda muuuuito o filhote na hora do nascimento, sem o banho e com baixa umidade acaba deixado a casca mais firme, o que impede que a maioria dos filhotes venha a nascer.. abraços e mais sorte nas próximas! :D 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Como o Gustavo bem disse a umidade é um fator importante para a eclosão dos filhotes, então é sempre bom deixar uma banheira disponível, mas alguns papais não curtem muito um banho, então eu dou uma borrifada de água sobre os ovos quando estão com cerca de 10 dias e outra quando estão com 17 dias, pouco antes dos filhotes nascerem, dês de então nunca mais tive esse problema !

 

Outros fatores podem influenciar também, como alimentação deficiente dos pais, genes letais, ou até infecções como salmonelose, mas quase sempre o problema é a falta de umidade msm.

 

Veja se te ajuda :

--editado--

 

Editado por DCM Balthazar
Links externos não são permitidos
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Como o Gustavo bem disse a umidade é um fator importante para a eclosão dos filhotes, então é sempre bom deixar uma banheira disponível, mas alguns papais não curtem muito um banho, então eu dou uma borrifada de água sobre os ovos quando estão com cerca de 10 dias e outra quando estão com 17 dias, pouco antes dos filhotes nascerem, dês de então nunca mais tive esse problema !

 

Outros fatores podem influenciar também, como alimentação deficiente dos pais, genes letais, ou até infecções como salmonelose, mas quase sempre o problema é a falta de umidade msm.

 

Veja se te ajuda :

--editado--

 

​Meu Amigo Eu Deixo A Banheira Dela Sim Mais  Só A Femea entra no ninho molhada ela se banha e entra o macho não toma banho eu acho que tenho um ovos aki vou tira fotos para vocs ver posso posta as fotoss aki

Link para compartilhar
Share on other sites

olha se eles estão molhando os ovos como nosso amigo ricardo falou ..
significa que os bbs não são fortes o suficiente para quebrar a casca e isso pode ser relativo a alguma doença ou deficiência na alimentação ...
acho que seria interessante fazer exames de saúde no casal antes da prox  ninhada  para confirmar que não se trata de nenhuma doença ..

esse casal .. por acaso são parentes ?

eu tbm ja perdi bbs no ovo mas foi por causa da secura  ~
 

Link para compartilhar
Share on other sites

olha se eles estão molhando os ovos como nosso amigo ricardo falou ..
significa que os bbs não são fortes o suficiente para quebrar a casca e isso pode ser relativo a alguma doença ou deficiência na alimentação ...
acho que seria interessante fazer exames de saúde no casal antes da prox  ninhada  para confirmar que não se trata de nenhuma doença ..

esse casal .. por acaso são parentes ?

eu tbm ja perdi bbs no ovo mas foi por causa da secura  ~
 

​Amigo eles Não som parente eu comprei eles separado de criador diferente

Link para compartilhar
Share on other sites

entenbdi é que se fosse seria uma possibilidade dos bbs estarem nascendo deficientes ... 
bom como eu disse acho que seria interessante uma visitinha ao vet .. 
ou exames de saúde no casal para excluir doenças ... 
tem um kit reprodução que são só exames que atrapalham a reprodução ... 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha Leonardo, pelo que eu pude perceber alguns desses ovos possuem pequenas rachaduras circulares no polo inferior, isso indica que o filhote tentou nascer, mas não teve forças.

 

O que pode estar acontecendo também é que  outra ave esteja rachando os ovos, já que tem mais de um casal juntos, embora não pareça ser o caso.

 

O que eu sugiro é fazer um exame de fezes geral, como o pessoal bem falou, pra tentar identificar alguma possível doença que possa estar causando isso, no demais é fornecer uma alimentação rica, com sementes, verduras, frutas, ovo cosido, farinhada e uma fonte de cálcio, manter uma boa higiene e procurar umedecer os ovos com um borrifador, 1 ou 2 dias antes de eclodirem, isso tudo ajuda.

 

Outra coisa que notei é que vc fornece casca de ovo, você assa essa casca no forno antes ? Se não, pode ser que as suas aves estejam com salmonela, que é um dos principais motivos da morte dos embriões ainda nos ovos.

 

Não se esqueça, todo alimento deve ser oferecido fresco e nunca deve ficar mais de 24 horas na gaiola, especialmente os ovos, pois os riscos de contaminação são altos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Leonardo,

a premissa básica de uma reprodução bem sucedida, são aves com a saúde em dia, alem disso, precisam de boa acomodação e boa alimentação.

As aves estão em pequenos espaços, as gaiolas estão enferrujadas e bastante sujas e pude perceber que a agua da banheirinha esta verde.

longe de mim querer julga-lo e não estou aqui pra isso, mas vc deveria dar um tempo nas tentativas constantes de reprodução, pensar em uma nova acomodacao para essas aves, fazer um check-up na saúde delas, reforçar a alimentação e depois voltar a pensar em filhotes.

uma coisa depende da outra Leonardo, a casca de ovo in natura como vc oferece é um perigo, o contato com as fezes também e a ferrugem na maioria das vezes quando ingerida, é fatal. tudo que esta, de certa forma, errado contribui para uma reprodução falha.

 

o fórum tem artigos excelentes sobre as gaiolas, alimentação, saúde e o site também.

Editado por Isabella Dejuli
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

Faça uma pausa na reprodução agora e dê um descanso a eles. Reforce a alimentação das aves. Aproveite essa pausa e faça exames de saúde em suas calopsitas. Existem outras opções para a casca de ovo. Uma alimentação equilibrada com ração extrusada, um bom mix de sementes etc já supre as necessidades nutricionais da ave. Particularmente, não gosto de dar ovo. Prefiro a farinhada para psitacídeos que já possui ovo em sua composição. Espero ter ajudado e boa sorte!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Quando optar por reproduzir a ave, acho melhor deixar só o casal separado em um viveiro. Geralmente quando os criadores deixam mais de um casal juntos para reproduzir, o espaço é maior e costumam colocar o dobro de ninhos. Se são 2 casais, colocam 4 ninhos para evitar brigas e disputas. Qualquer coisa que precisar, conte conosco.:)

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha Leonardo, pelo que eu pude perceber alguns desses ovos possuem pequenas rachaduras circulares no polo inferior, isso indica que o filhote tentou nascer, mas não teve forças.

 

O que pode estar acontecendo também é que  outra ave esteja rachando os ovos, já que tem mais de um casal juntos, embora não pareça ser o caso.

 

O que eu sugiro é fazer um exame de fezes geral, como o pessoal bem falou, pra tentar identificar alguma possível doença que possa estar causando isso, no demais é fornecer uma alimentação rica, com sementes, verduras, frutas, ovo cosido, farinhada e uma fonte de cálcio, manter uma boa higiene e procurar umedecer os ovos com um borrifador, 1 ou 2 dias antes de eclodirem, isso tudo ajuda.

 

Outra coisa que notei é que vc fornece casca de ovo, você assa essa casca no forno antes ? Se não, pode ser que as suas aves estejam com salmonela, que é um dos principais motivos da morte dos embriões ainda nos ovos.

 

Não se esqueça, todo alimento deve ser oferecido fresco e nunca deve ficar mais de 24 horas na gaiola, especialmente os ovos, pois os riscos de contaminação são altos.

​a casca de ovos eu botei porq eu botava para meus coleiro para meus canario belga eu bota ovos cozido e a casca eu bota ela no fogo na panela e lavo seco ela e boto no liquidificador e mesturo a gema farinha para pisitacideos da alcon e a casca do ovo e bato tudo junto e eu costumo bota milho verde poto ele no fogo quando começa a ferve eu tiro espero esfriar total mentee e dou a eles eu do maçan sem caroço dou banana as vezes cenoura chicória etc.... e se vcs repara nas foto vai ver a farinha-da que dou a eles eu cuido muito bem deles como meus filhos  

Link para compartilhar
Share on other sites

Leonardo,

a premissa básica de uma reprodução bem sucedida, são aves com a saúde em dia, alem disso, precisam de boa acomodação e boa alimentação.

As aves estão em pequenos espaços, as gaiolas estão enferrujadas e bastante sujas e pude perceber que a agua da banheirinha esta verde.

longe de mim querer julga-lo e não estou aqui pra isso, mas vc deveria dar um tempo nas tentativas constantes de reprodução, pensar em uma nova acomodacao para essas aves, fazer um check-up na saúde delas, reforçar a alimentação e depois voltar a pensar em filhotes.

uma coisa depende da outra Leonardo, a casca de ovo in natura como vc oferece é um perigo, o contato com as fezes também e a ferrugem na maioria das vezes quando ingerida, é fatal. tudo que esta, de certa forma, errado contribui para uma reprodução falha.

 

o fórum tem artigos excelentes sobre as gaiolas, alimentação, saúde e o site também.

​​a casca de ovos eu botei porq eu botava para meus coleiro para meus canario belga eu bota ovos cozido e a casca eu bota ela no fogo na panela e lavo seco ela e boto no liquidificador e mesturo a gema farinha para pisitacideos da alcon e a casca do ovo e bato tudo junto e eu costumo bota milho verde poto ele no fogo quando começa a ferve eu tiro espero esfriar total mentee e dou a eles eu do maçan sem caroço dou banana as vezes cenoura chicória etc.... e se vcs repara nas foto vai ver a farinha-da que dou a eles eu cuido muito bem deles como meus filhos  

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...