Jump to content

Adaptação ao viveiro externo


Calabrialu

Posts Recomendados

Olá.

Eu tenho quatro calopsitas há uns 6 anos, que vivem na varanda do apartamento onde moro, fechada com vidros, as quais ficam soltas, e usam o viveiro apenas para dormir. É um viveiro grande, deve caber umas 8 a 10 calopsitas.

Estou me mudando para a fazenda, e onde elas vão ficar, temporariamente, até que possa construir um viveiro maior, no viveiro que tenho, em uma varanda aberta. Esta varanda é larga, protegida, mas não temos vidro nas aberturas entre as colunas.

Tenho várias preocupações: a primeira é como fazer à noite, como cubro o viveiro, lá é frio. Poderia ser uma capa de lona? Tenho que fazer a proteção do viveiro, não só quanto ao frio, mas quanto aos perigos de uma fazenda, cobras, ratos silvestres, etc. A fazenda fica entre duas matas, portanto, há animais silvestres. É um espaço onde não há saída senão pela casa, é uma varanda suspensa, não há perigo de animais maiores entrarem. Segundo, o receio delas não se adaptarem aos "barulhos" noturnos da fazenda, tipo, sapos, pássaros noturnos, gansos, etc.

A última opção seria entrar com este viveiro dentro de casa, todos os dias, ele tem rodinhas, pelo menos no inicio, mas elas não terão tranquilidade do mesmo jeito, tenho cachorros os quais dois dormem dentro de casa e dois netos rssss....

Alguém pode ajudar? Muito ansiosa por isso, me mudo sexta-feira e já pesquisei muito sobre isso, mas tudo o que li nada é muito objetivo. Agradeço a quem me ajudar.

 

Editado por Calabrialu
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, bom dia!!

Melhor seria colocar o viveiro pra dentro de casa todo dia, pois se acontecer algo, ficaria mais fácil de VC ouvir e socorrer.

Tenta arrumar um cantinho mais tranquilo, um banheiro, por exemplo, onde os cachorros não teriam acesso a noite. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia, Se o Viveiro externo for a solução, meu caso foi, fiz um paredinha do nível do solo até uns 40 cm de altura, dentro instalei um ralo para poder lavar, mas não tenho problemas de ratos e cobras, ficam muito bem lacrado. Coloque reforço na tela onde acha que os animais podem acessar suas calopsitas, meu viveiro tem paredes, ficando apenas aberto a frente, como é recente ainda não fiz mas vou providenciar tipo um toldo para abaixar a noite e na chuva. e Faço vistorias diárias antes de sair para o trabalho e na volta dele, para ver senão preciso mexer em algo. São muitos detalhes mesmo que acabamos por esquecer.

6.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada, Rosii e JCS, mas o viveiro não é pequeno, não entra em banheiro, no máximo posso levá-lo para um canto da copa, onde a varanda é anexa.

Sua idéia é ótima JCS, mas no meu caso esta idéia não funcionaria. Mas agradeço demais.

Abraço a vocês.

Link para compartilhar
Share on other sites

Se tem como deixar o viveiro na copa a noite, faça isso. Aconselho deixar uma luz acesa próximo também. As minhas aves quando ficam em locais totalmente escuros, é pânico noturno na certa. Sempre deixo em locais onde haja luz indireta.

Acho que isso será o suficiente para suas Calopsitas terem noites tranquilas na nova casa. Durante o dia é mais fácil administrar, mas cuidado com gaviões e corujas se for deixar as calops soltas durante o dia. Eles são muito perigosos para aves menores, como é o caso das Calopsitas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Kamila, infelizmente não vão ficar soltas. Elas ficam soltas no meu apartamento, onde têm um espaço grande.

Gostaria que elas pudessem ficar aqui no apartamento, mas não terei ninguém para cuidar delas.

Só vão ficar realmente satisfeitas quando tiverem um viveiro construido para elas, o que nos próximos 60 dias não será possível.

Olhem a varanda onde vão ficar, o viveiro vai estar ao lado da porta.

Não creio que estarão expostas, vou deixar uma luz acesa.

E o viveiro é esse.

 

 

IMG_1991.JPG

DSC_0154.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

O lugar é maravilhoso, mas eu não deixaria em hipotese alguma o viveiro o dia e noite inteiro nessa varanda. Elas são animais muito frágeis e qualquer mudança de temperatura favorece para adoecerem. Dias muito quentes e abafados mesmo que não estejam no sol ou frios com temperaturas baixas e a noite normalmente mesmo em dias mais frescos são propícios a friagem, então estão sujeitas a adquirirem pneumonia, ainda mais que eram cuidadas dentro de um apartamento fechado e de uma hora para outra ficam expostas a fatores da natureza. Sem dizer que o fato de mudar de ambiente deixará elas assustadas a noite mesmo que cobertas e elas terão vários pânicos noturno. O correto seria você deixar elas num canto dentro da casa onde pudessem ficar tranquilas, ou então fechar com vidro essa área. Esses comentários também servem para um viveiro externo se não for bem planejado e não houver uma adaptação correta delas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa gente... Estou em pânico com isso. Vou ter que coloca-las em um quarto, e pedir a Deus não para ter visitas rsss

É exatamente isso Celia que me preocupa, as variações de temperatura.

Estou indo sábado com elas, ainda tenho que pensar sobre uma maneira de pegá-las, porque desde que começaram a ficar soltas na varanda, não vêm no meu dedo nemm em sonhos. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você comentou que elas ficavam com você no apartamento, não tem possibilidade de continuar com elas, pois elas vivem bem sozinhas durante o dia e o viveiro delas é bem grande e espaçoso podendo ficar trancadas sem problemas durante o dia, você teria somente que limpar a noite quando chegar. 

Infelizmente essas mudanças bruscas de temperaturas comprometem a saúde delas, para você ter uma idéia eu tinha uma calopsita com 7 anos, na vida dela ela nunca desceu para o chão, ficava o tempo todo sobre os plays ou viveiro, só olhando as outras correram pelo chão. Certo dia acho que ela se encheu de coragem e resolveu conhecer aquele espaço que nunca tinha ido, desceu para o chão que era de ardósia, muito gelado. Eu achei a coisa mais linda ela adando com os outros, pois era uma fato raro, após dois dias que ela fez isso, começou a ficar quietinha e dormir muito, levei no veterinário e ela estava com pneumonia, não resistiu mesmo com tratamento e faleceu. Ele disse que pisos frios e azulejos podem fazer mal as aves quando não estão habituadas, pois elas não tem resistência e acabam adoecendo.

Quando comecei a criar aves também deixava num quintal aberto, quando era a noite eu limpava e cobria todas as gaiolas com pano. Morreu várias aves até que me ensinaram que não devemos deixar elas no relento, pois mesmo coberta a friagem passa pelo tecido e acabam adoecendo, quando passei a colocar elas dentro de casa nunca mais tive problemas.

Elas são muito temperamentais, quando vivem soltas não deixam a gente pegar elas pois percebem que queremos prender e não aceitam mais. Eu costumava colocar uma escadinha ligando o chão ao viveiro e pegava um espanador e ia guiando elas delicadamente para a escada, dai elas criaram hábito e costume e hoje eu apenas falo para elas sobe e aponto para a escada e elas já sobem, tudo é questão de costume e adestramento.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Calabrialu Parabéns pela preocupação com as aves, com as dicas do pessoal vai dar certo de você fazer algo que vai ficar nota 10 nessa nova moradia. 

Esse viveiro da primeira foto, que tem uma calopsita albina, você mandou fazer ou comprou pronto ? Quantas calopsitas cria nesse viveiro ? 
Estou com um projeto para construção de um viveiro externo, porém se não der certo quero um interno mesmo, ai gostei desse seu. 

Vlw

Link para compartilhar
Share on other sites

Ola nuncadeadeus, esta calopsita albina foi achada na rua pelo meu filho, há 8 anos atrás.

Estava suja de sangue, parecia que haviam tentado cortar as asas inadequadamente.

Tentei achar o dono, mas não conseguimos. Então pela primeira vez na minha vida fiquei com uma ave para criar. Nesta época, até hoje, o meu negócio era cachorros, tinha seis... rssss

Entrei no grupo de calopsitas que existia no Yahoo, ou existe ainda, tem muito tempo que não vou lá, e fui aprendendo a cuidar dela. Logo depois, uma senhora estava doando as calopsitas dela, e havia um lutino pérola que cantava muito, de uns 8 meses. A Branquinha estava sozinha, já havia fugido e custei para achá-la novamente, peguei para cuidar. Deste casal nasceram dois lutinos, que a princípio achávamos que eram duas fêmeas, segundo a vet, mas eram um casal. Mas o tempo passou e não quis separá-los, portanto agora são 4, e espero que fiquem neste numero... rssss

Passei a gostar de aves, hoje acompanho vários grupos no exterior ligados a observação de aves de rapina, águias, corujas, falcões e outros, e sou apaixonada por esta família, aves de rapina.

Este viveiro mandei fazer, tem muito tempo, e abriga os quatro.

Obrigada a todos vocês, estou gostando demais dos tópicos do forum,

 

Editado por Calabrialu
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...
  • 2 months later...

Olá pessoal, sou novo por aqui e estou começando a criar calopsitas. Pretendo ter uns 6 casais para reprodução. Moro em Salvador-BA e estou querendo construir um pequeno viveiro na area externa de minha casa. Tomarei todas as precauções em relação a predadores, mais minha dúvida é sobre o clima. Elas podem viver em area externa? O viveiro será feito entre paredes e com telhado, onde a unica parte que ficará aberta será a parte da frente. O minimo que faz aqui é 24 graus, não faz muito frio. Será que posso deixá-las nesta área?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...