Jump to content

Construção de viveiro externo


nuncadeadeus

Posts Recomendados

Bom dia pessoal, então tenho uma área externa na minha casa e estou pensando e colocando em prática aos poucos a ideia de um viveiro para minhas calopsitas. Tenho 2 mais com o passar do tempo tenho me apaixonado ainda mais por elas, querendo ter muitaaas mais com todo suporte e toda condição para que elas possam viver muito bem. Vi em alguns posts sobre a "Temperatura" e também sei que as calopsitas são muito frágeis em questão de clima frio devido a probabilidade de adquirirem uma pneumonia, e outras doenças causadas por isso.

To mandando 3 fotos, 2 do local onde quero fazer o viveiro que terá 3 X 1,65 X 2,4 (C x L x A). Ai tem uma outra foto que meu serralheiro fez de como posso fazer, pois minha ideia e fazer as bases na coluna de ferro, com zarcão para não enferrujar e pintar todas elas com tinta atóxica e posterior a isso colocar a grade de 1/2 polegada por fio 18 e por trás da grade fechar com vidro. Sendo que teria 1 porta e 1 janela para que no fim do dia eu possa abrir para circular o vento e fazer a limpeza do local e também para possibilitar as calopsitas ficarem observando a mata que moro ao lado dela, da pra perceber um pouco na foto. 

Vou colocar um ralo no local, e fazer o piso de cerâmica até a altura do peitoral que possui, possivelmente uma fonte pequena para água pois a água circula e não fica parada estando sempre fresca. Colocarei também suportes de tela nas paredes para os comedouros e ninhos na parede um pouco mais alto do que os comedouros.

O Telhado provavelmente quero fazer de telha de Fibrocimento e Propietileno pra iluminar o local e anoite ter a luz da lua mesmo e não deixar escuro para evitar pânico noturno e tudo.

Ai queria algumas dicas como esse processo mesmo de aquecimento para as calopsitas não receberem essa friagem, será que o vidro consegue segurar essa corrente de ar frio da noite ? E também fiquem avontade para opinar no que posso fazer, ai vou aperfeicoando o projeto :D Com essas dicar vou poder fixar o que vou fazer e aos poucos ir realizando a obra, vai demorar um pouco pois vai ficar meio caro e tudo, porém tenho fé que vou conseguir. 


 

IMG_20160121_123734142.jpg

IMG_20160121_123815298.jpg

IMG-20160129-WA0001.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Se sua casa for própria eu daria uma dica para levantar um muro fechando todos os lados e no meio da lateral maior eu colocaria tijolo de vidro, pois assim iluminaria totalmente o local. Como opção de janela você poderia colocar alguns tijolos daqueles vazados que ventilariam bem e depois de contruido poderá colocar alguma cortina por dentro para segurar o vento, ou simplesmente colocar um vitro. O telhado se você depois desse investimento tivesse condições eu diria para fazer de telha de cerâmica, pois essa de fibrocimento e também a translúcida aquecem demais, eu tenho aqui em casa e no calor intenso elas sofrem muito. As vezes é melhor investir um pouco a mais e fazer uma única construção e depois se algum dia você desistir de criar aves fica o espaço feito para o churrasco com os amigos9_9

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Entendi... Então, a idéia é justamente essa ver uma telha também mais fresca, vou analisar essa de cerâmica e como vai ficar a construção e vejo se há a possibilidade de colocar ela de cerâmica mesclado com a translucida que da luminosidade, porém colocaria bem pouco só pra iluminar mesmo.
Então nas laterais ali não queria fechar com tijolo pois é muito pesado e o engenheiro disse que ficaria melhor ali um vidro devido ao peso mesmo, essa espaço é no 2 andar da casa, ai preciso fazer com algo mais leve :( 
É uma construção de longo prazo que quero fazer, mais nao quero fazer algo que tenha que refazer depois sabe, mais a ideia da telha de cerâmica foi ótima, muito obrigado :) 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você poderia fechar as laterais menores com tijolo e a frente maior utilizando vidro, dai poderia até fazer como janela de correr, mas precisaria ter uma tela para evitar fugas. Quanto as telhas você pode usar as de cerâmica que fazem isolamento térmico e intercalar numa parte central com o mesmo modelo sendo de vidro. Colocando elas no meio as laterais teriam sombra e assim elas poderiam fugir do sol quando quisesse.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ótima idéia, vou fazer isso mesmo, as telhas vão ficar alem de bonitas muito uteis nesse sentido :D
Provavelmente fecho o fundo com tijolo e ou vidro também pois o vidro vai ser pequeno, o para peito lá tem 1,30 sendo assim vai ficar apenas 0,90cm de janela e a lateral maior coloco vidro fechado e uma tela de 1/2 com fio 18 para evitar fugas e até para elas poderem brincar mais, e a frente faço uma porta janela de vidro e de tela.

Podendo assim também em dias mais quentes abrir um pouco a porta de vidro para ventilar lá dentro e ficar mais fresco para elas. Ótimo :D:D:D 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Perfeito, puxando na memória as idéias vão aparecendo. Não pode ter pressa, tem que pensar em cada detalhe minuciosamente para não haver arrependimentos. Eu já tive algo parecido com esse, mas na frente era uma janela grande de correr que pegava quase toda a parede, dai coloquei tela e ficava aberto o dia inteiro e a noite e dia frios e chuvosos eu mantinha fechado. Nesse caso, você colocando vidro precisará por uma cortina por dentro para quando o sol estiver alto proteger elas. Por isso é importante você não colocar vidro em todas as laterais, assim terá opção de sombra para elas fugirem do sol, se você colocar vidro em todas as laterais quando o sol estiver alto ou em vários horários do dia que ele for mudando de posição o sol sempre estará dentro e elas não aguentam tanto calor. Eu percebo que as aves quando colocamo elas no sol com a gaiola ficam porque não tem opção de fugir, mas quando estão soltas dificilmente elas ficam no sol, sempre correm para a sombra, mas o pouco que passar por baixo dele quando estão brincando já é o suficiente para a saúde delas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Então pensei em fazer todo de vidro devido ao fumê, a Janela maior colocaria fumê a abriria a porta e a janela do fundo para circular o vento durante o dia e o para peito que tem 1,30 mts mais ou menos faria uma sombra mais baixa, porém realmente preciso analisar o fato de fazer sombra dentro do viveiro com as janelas todas de vidro.

Durante a construção vou analisando e vendo sobre essa hipótese que será necessária para a saúde e diversão das calpsitas :D

Link para compartilhar
Share on other sites

Vai numa loja de material de construção dessas grandes, mesmo que não vá comprar nada lá, pesquise pois sempre tem materiais diferentes que você talvez não conheça e possa utilizar. Eu tenho o costume de fazer isso, sempre que vou comprar nem que seja uma lâmpada, olho todos os corredores para ver o que eles tem de disponivel, assim quando preciso lembro que um dia vi tal coisa e que é útil naquele momento.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...