Jump to content

Sementes - inimigas silenciosas das aves?!


Paulinho Cochito

Posts Recomendados

Boa tarde! Estava procurando uma determinada mistura de sementes na internet e me deparei com o seguinte artigo abaixo. Eh de 2011, alguem teria informações mais atuais em relação ao assunto?

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SEMENTES - INIMIGAS SILENCIOSAS DAS AVES

 

IMG_0229.JPG
Mistura de Sementes
Ao contrário do que muitos pensam, sejam colegas veterinários, biólogos, donos de comércios de produtos animais ou mesmo proprietários de aves, as sementes disponíveis para venda (especialmente o girassol) já foram catalogagas como alimentos desbalanceados e perigosos à saúde das aves. Existem 3 problemas importantes em relação ás sementes que as contraindicam como base da dieta. O primeiro problema é o valor nutricional, seguido da contaminação por aflatoxinas, e por último, o excesso de gordura.
Em 2004, um médico veterinário norte-americano, Randal N. Brue, inseriu um texto revelador no livro do doutor pioneiro no estudo de aves, igualmente norte-americano, Greg J. Harrison, sobre a nutrição das aves.
 
De acordo com Brue, a semente de girassol é deficiente em vitaminas (vitaminas A, E, D, K, riboflavina, ácido pantotênico), minerais (ferro, cobre, manganês, selênio, cálcio e zinco), aminoácidos (niacina, colina, biotina, iodina, lisina, metionina), fibras, entre outros elementos. Caro leitor, traduzindo, sua ave estaria se alimentando apenas de "cheetos".
 
Além disso, o armazenamento das sementes em geral é precário no Brasil, havendo uma grande contaminação por aflatoxinas, que são venenos produzidos por fungos, em especial o Aspergyllus sp., que não tem cheiro, nem gosto e nem cor, e pior, não pode ser destruído pelo calor. Essas aflatoxinas provocam uma lesão crônica no fígado das aves, que vão apresentar sintomas de acordo com a quantidade que ingerirem. Os sintomas são variados, desde um crescimento de bico e unhas anormal, até um emagrecimento com diarréia, vômito e fraqueza. O tratamento, em casos agudos de intoxicação por essa toxina, deve ser emergencial. Nos casos crônicos, pode-se reverter os sintomas com tratamento injetável e pode-se retardar os efeitos hepáticos trocando-se as sementes por ração extrusada própria da espécie. Sei que muitos estão indagando: "mas como a semente é tão nociva se minha ave come há anos e nada aconteceu?". A resposta é simples e está relacionada à biologia das espécies em questão (passeriformes e psitaciformes): são presas
na natureza e jamais vão demonstrar sintomas até que o fígado esteja 80% comprometido. Se precisarem comprovar tal lesão antes dos sintomas aparecerem, vão a um médico veterinário especilaizado, que solicitará exames que diagnosticarão essa hepatite, mais conhecida como lipidose hepática.
 
Por fim, o terceiro problemas dessas sementes é a grande quantidade de gordura na sua constituição. Não só o girassol, como as outras menores também. Esse excesso de gordura não será utilizada pelo organismo da ave, levando a um armazenamento. O armazenamento será processado no fígado, que tranformará a gordura vinda da digestão em moléculas menores. Porém, o menor que o fígado consegue chegar não é pequeno o suficiente. E quando a molécula de gordura entra nos hepatócitos (células do fígado), ocorre morte deles. E isso ocorre em cadeia, como se fosse uma bola de neve em uma ladeira. As células vão morrendo até que o corpo reclama. Agora, imagina essa morte do fígado, associada à morte provocada pelas toxinas e a  desnutrição da ave para tentar combater essas lesões?

Caros leitores, para mudarem o conceito sobre a nutrição das aves, vão precisar manter suas mentes abertas aos novos estudos e pesquisas. Já passamos da era pragmática, onde não se tinha material algum sobre animais silvestres. Se quiserem uma ave com qualidade de vida, de crias, de penas e de saúde, vão ter que repensar sobre sua nutrição.

 
Agradecimentos: 
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também já estou fazendo isso, não encho o pote de sementes mais, estou induzindo minhas calopsitas a comerem mais ração, frutas e verduras, pq sei tb q eles se alimentarem só de ração pode trazer problemas pra eles...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@paulinho_cochito Nem sempre o título de "doutor" quer dizer que uma pessoa está capacitada para diagnosticar ou dar veracidade a um assunto. O fato dessa doutora afirmar tudo isso que ela está dizendo contradiz o que a grande maioria dos veterinários especializados afirmam. Como sou uma pessoa muito minuciosa observei que o CRMV dela é 18539 ou seja ela é uma veterinária nova na área que pode ter querido encher linguiça para conquistar clientes e fazer uma afimação que os experientes dizem o contrário. Meu veterinário que possui mais de 20 anos de experiência na área veterinária com especialização em aves possui um CRMV 6003 e ele contradiz tudo que ela falou. 

As sementes não possuem um balanceamento nutricional satisfatório para manter as aves saudáveis, mas são primordial a alimentação delas, pois complementam outras alimentações como ração, farinhada, verduras, legumes e frutas fazendo com que ocorra o balanceamento nutricional.

Eu sou da opinião, tudo que é oferecido em excesso faz mal, até mesmo alimentos saudáveis. Um exemplo é o ser humano que necessita de carboidratos, proteinas, minerais e vitaminas adquiridas em várias formas de alimentos, embora todos dizem que que carboidratos fazem mal a saúde, se não ingerirmos os carboidratos eles podem afetar o funcionamento do cérebro, além de proporcionar fadiga, cansaço, tonturas, insônia, irritabilidade e falta de concentração. Isso vale para os outros tipos de proteinas, vitaminas e minerais.

Quanto ao girassol todos sabemos que é prejudicial quando dado em excesso, mas as aves necessitam de ingerir algumas gorduras para o bom funcionamento do organismo. Novamente vou citar um caso semelhantes aos humanos, todos dizem que colesterol mata, isso é um fato e concordo, mas dizem que não podemos ingerir gorduras de forma alguma pois o organismo acaba produzindo a gordura ruim que se aloja nas veias do coração provocando o infarto, isso já é errado, pois não podemos ficar sem ingerir determinados alimentos gordurosos, pois o organismo necessita produzir gorduras para o bom funcionamento dele. O que temos que fazer é ingerir moderadamente fazendo o balanceamento dos alimentos.

Nem tudo que se encontra na internet tem veracidade, não estou dizendo que sou uma expert no assunto, também aprendo muito com os outros, mas existem coisas que escrevem que doi até os olhos e esse é um desses casos. Vejo que algumas pessoas comentam de determinada pessoa que tem vídeos na internet e fui dar uma olhada e na grande maioria das vezes a pessoa está enchendo línguiça, para mim é o caso daquela Brena Braz, tentei ver dois vídeos dela e não consegui chegar na metade, pois ela fala muito e só sai besteira ou coisas previsíveis, mas quem não entende acha que ela está falando um monte de coisas novas.

Continue dando a mistura de sementes para suas aves sem problema, apenas diversifique a alimentação dela para que tenha um balanceamento que elas irão viver por muitos anos.

Para aqueles que estão diminuindo as sementes e concentrando a alimentação na ração, eu espero daqui a uns anos não estar aqui no forum para ver a pessoa dizer que a ave morreu "repentinamente", pois ela é silenciosa e aparecerá o problema somente no futuro, mas se isso ocorrer façam uma autopsia num local confiável que verão que ela morreu por excesso de vitaminas, dai depois não adianta ter remorso pois o mal já está consumado.

 

  • Gostei 8
Link para compartilhar
Share on other sites

vejam bem, minha ave estava doente e segunda levei ele as pressas ao hospital vet, aqui em belo horizonte, hospital fantástico, doutores super educados e conhecimento absurdo de aves!

conversamos e a minha ave estava com intoxicação, o doutor colocou o aparelho que permitia ver garganta e papo e o mesmo me chamou, eu disse não vou não conseguirei distinguir o normal do que vou ver, ele disse vem aqui, veja!

a garganta cheia de placas e ao fundo o papo cheio de pus, falei nossa consegui ver e ele sim, isso so pode ser grãos ou ração contaminada, ou seja se vc corre dos grãos e vai pra extrusada seja qual marca for e vier 1 grão com impureza que seja toxica a ave ela vai adoecer por isso!

então conversamos e ele pediu hidratação com eletrólitos por 12 horas e jejum nesse tempo, de imediato aplicou 2 medicações via muscular com doses de antibiótico, comprei la mesmo o antibiótico em gotas e ele receitou um remédio humano para que eu pudesse dar via oral, fiz um horário de 12 em 12 horas e hoje graças a Deus minha ave esta perfeita!

lavei os comedouros e joguei fora ração e grãos que estavam na gaiola, segui as orientações e meu bebe esta ótimo, uma coisa que ele me disse foi: ele esta num quadro onde ele esta queimando musculo e é grave, quando vc fizer o retorno passarei uma vitamina se preciso, mais agora não pode, pois a vitamina metaboliza agua e ele esta desidratado e fraco, e eu pensando nossa vitamina teria matado ele se eu estivesse num veterinário meia boca!

so tenho elogios a este hospital, que por sinal é 24 horas, muito top, parece hospital de gente, hospital particular ok kkkkkkkkkkkk!

ou seja literatura é algo complexo, muitos escrevem mais quem esta 100% certo? a ave precisa de níveis de gordura na época de frio e muda, ela consegue isso na extrusada? particularmente nessas épocas ponho aveia a parte e girasol, pois é por pouco tempo, mais aveia deixo sempre na gaiola pra eles terem sempre reserva energética, se meu tony não fosse forte e tivesse gordura pra resistir aos dias antes da consulta ele estaria morto hoje! então

uma vez um sábio disse que os que se dizem sábios e não buscam ouvir e refletir sobre a ideia dos outros é um idiota, pois ninguém sabe e nunca saberá tudo, sempre existe alguém melhor e saber ouvir pode ser uma escola!

bom é isso!

Editado por marley
  • Gostei 8
Link para compartilhar
Share on other sites

As aves também precisam das sementes para desgastar o bico. Se o bico delas é feito para quebrar sementes, é porque a natureza é sábia. Não é lógico parar de dar sementes a uma ave que foi feita (bico) para comer sementes. Mas tudo é equilíbrio. Tudo em excesso ou em ausência faz mal.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Célia Maia disse:

@paulinho_cochito Nem sempre o título de "doutor" quer dizer que uma pessoa está capacitada para diagnosticar ou dar veracidade a um assunto. O fato dessa doutora afirmar tudo isso que ela está dizendo contradiz o que a grande maioria dos veterinários especializados afirmam. Como sou uma pessoa muito minuciosa observei que o CRMV dela é 18539 ou seja ela é uma veterinária nova na área que pode ter querido encher linguiça para conquistar clientes e fazer uma afimação que os experientes dizem o contrário. Meu veterinário que possui mais de 20 anos de experiência na área veterinária com especialização em aves possui um CRMV 6003 e ele contradiz tudo que ela falou. 

As sementes não possuem um balanceamento nutricional satisfatório para manter as aves saudáveis, mas são primordial a alimentação delas, pois complementam outras alimentações como ração, farinhada, verduras, legumes e frutas fazendo com que ocorra o balanceamento nutricional.

Eu sou da opinião, tudo que é oferecido em excesso faz mal, até mesmo alimentos saudáveis. Um exemplo é o ser humano que necessita de carboidratos, proteinas, minerais e vitaminas adquiridas em várias formas de alimentos, embora todos dizem que que carboidratos fazem mal a saúde, se não ingerirmos os carboidratos eles podem afetar o funcionamento do cérebro, além de proporcionar fadiga, cansaço, tonturas, insônia, irritabilidade e falta de concentração. Isso vale para os outros tipos de proteinas, vitaminas e minerais.

Quanto ao girassol todos sabemos que é prejudicial quando dado em excesso, mas as aves necessitam de ingerir algumas gorduras para o bom funcionamento do organismo. Novamente vou citar um caso semelhantes aos humanos, todos dizem que colesterol mata, isso é um fato e concordo, mas dizem que não podemos ingerir gorduras de forma alguma pois o organismo acaba produzindo a gordura ruim que se aloja nas veias do coração provocando o infarto, isso já é errado, pois não podemos ficar sem ingerir determinados alimentos gordurosos, pois o organismo necessita produzir gorduras para o bom funcionamento dele. O que temos que fazer é ingerir moderadamente fazendo o balanceamento dos alimentos.

Nem tudo que se encontra na internet tem veracidade, não estou dizendo que sou uma expert no assunto, também aprendo muito com os outros, mas existem coisas que escrevem que doi até os olhos e esse é um desses casos. Vejo que algumas pessoas comentam de determinada pessoa que tem vídeos na internet e fui dar uma olhada e na grande maioria das vezes a pessoa está enchendo línguiça, para mim é o caso daquela Brena Braz, tentei ver dois vídeos dela e não consegui chegar na metade, pois ela fala muito e só sai besteira ou coisas previsíveis, mas quem não entende acha que ela está falando um monte de coisas novas.

Continue dando a mistura de sementes para suas aves sem problema, apenas diversifique a alimentação dela para que tenha um balanceamento que elas irão viver por muitos anos.

Para aqueles que estão diminuindo as sementes e concentrando a alimentação na ração, eu espero daqui a uns anos não estar aqui no forum para ver a pessoa dizer que a ave morreu "repentinamente", pois ela é silenciosa e aparecerá o problema somente no futuro, mas se isso ocorrer façam uma autopsia num local confiável que verão que ela morreu por excesso de vitaminas, dai depois não adianta ter remorso pois o mal já está consumado.

 

Então, eu coloquei esse artigo aqui pois sei q o assunto eh polêmico. Penso como vc, td q eh exagerado faz mal. Eu forneço diariamente para as minhas um mix de sementes, com pouco girassol, ração(agora com organew), ossiba e uma papa de ovo, td moderadamente.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sempre deixo sementes, ração extrusada e farinhada disponíveis. Como a farinhada eles comem pouco, deixo a semana inteira. Eles comem o que sentem vontade e o que acham que precisam. Nunca enchi os potes, coloco só o necessário para o dia p/ no dia seguinte jogar fora e colocar fresquinho.
Eu sempre tive o pensamento de que na natureza não tem ração extrusada, nem farinhada, mas tem as sementes, então eles devem sim comer sementes..
Fora que eu também estudo med vet, e não é bem assim que ocorre quando entra gordura no fígado rsrs, do jeito que está descrito no texto, parece que a gordura aparece no fígado e já morre tds os hepatócitos rsrs
Quando o lipídio entra no hepatócito de forma descontrolada forma umas bolsinhas(vacuolos) de gordura dentro da célula e  pode sim causar uma inflamação e futuramente necrose, mas demora muito e tem que ser uma alimentação muito desbalanceada. Pra vcs terem uma noção, para os humanos isso ocorre mais com quem é obeso ou ingere muito alcool, ou para quem tem diabetes ouuuu para quem é desnutrido demais (tipo aquelas criancinhas que não comem e ficam com ascite). Ou seja, é um desbalanceamento grotesco e são situações até que extremas..
Inclusive, para o bom funcionamento do organismo, deve sim ter gorduras, já que muitas moléculas são constituidas delas, assim como o colesterol, ldl, hdl. E não, o colesterol não é tão mal quanto as pessoas pensam, ele serve p/ muitas coisas. :)
Também devemos lembrar que a membrana das células são constituidas de 2 camadas de lipídios..
As vezes quando falamos de gorduras a gente se assusta pq lembra sempre do colesterol, mas elas são muito importantes, por isso é necessário um balanceamento de nutrientes para um bom funcionamento do organismo.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutos atrás, marley disse:

vejam bem, minha ave estava doente e segunda levei ele as pressas ao hospital vet, aqui em belo horizonte, hospital fantástico, doutores super educados e conhecimento absurdo de aves!

conversamos e a minha ave estava com intoxicação, o doutor colocou o aparelho que permitia ver garganta e papo e o mesmo me chamou, eu disse não vou não conseguirei distinguir o normal do que vou ver, ele disse vem aqui, veja!

a garganta cheia de placas e ao fundo o papo cheio de pus, falei nossa consegui ver e ele sim, isso so pode ser grãos ou ração contaminada, ou seja se vc corre dos grãos e vai pra extrusada seja qual marca for e vier 1 grão com impureza que seja toxica a ave ela vai adoecer por isso!

então conversamos e ele pediu hidratação com eletrólitos por 12 horas e jejum nesse tempo, de imediato aplicou 2 medicações via muscular com doses de antibiótico, comprei la mesmo o antibiótico em gotas e ele receitou um remédio humano para que eu pudesse dar via oral, fiz um horário de 12 em 12 horas e hoje graças a Deus minha ave esta perfeita!

lavei os comedouros e joguei fora ração e grãos que estavam na gaiola, segui as orientações e meu bebe esta ótimo, uma coisa que ele me disse foi: ele esta num quadro onde ele esta queimando musculo e é grave, quando vc fizer o retorno passarei uma vitamina se preciso, mais agora não pode, pois a vitamina metaboliza agua e ele esta desidratado e fraco, e eu pensando nossa vitamina teria matado ele se eu estivesse num veterinário meia boca!

so tenho elogios a este hospital, que por sinal é 24 horas, muito top, parece hospital de gente, hospital particular ok kkkkkkkkkkkk!

ou seja literatura é algo complexo, muitos escrevem mais quem esta 100% certo? a ave precisa de níveis de gordura na época de frio e muda, ela consegue isso na extrusada? particularmente nessas épocas ponho aveia a parte e girasol, pois é por pouco tempo, mais aveia deixo sempre na gaiola pra eles terem sempre reserva energética, se meu tony não fosse forte e tivesse gordura pra resistir aos dias antes da consulta ele estaria morto hoje! então

uma vez um sábio disse que os que se dizem sábios e não buscam ouvir e refletir sobre a ideia dos outros é um idiota, pois ninguém sabe e nunca saberá tudo, sempre existe alguém melhor e saber ouvir pode ser uma escola!

bom é isso!

Disse td, @marley Quem dera tivesse mais desses hospitais em nosso país rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

@BrunaJR A questão do colesterol eu falei dessa forma pois aqui não é um forum indicado para tratar sintomas de seres humanos, eu quis apenas generalizar e exemplificar para que todos entendessem o que eu estava comentando. Tenho conhecimento de causa por experiência própria, sei todo o processo evolutivo da doença, pois infelizmente eu carrego esse mal a quase vinte anos comigo. Somente para encurtar o assunto colesterol alto não é doença de pessoas obesas, são preconceitos que foram criados em torno das pessoas que infelizmente por algum disturbio estão fora do peso e associam que a pessoa por ser gorda coma em excesso todo tipo de alimento gorduroso que acaba ocasionando esse mal. 

Eu sou uma pessoa magra como um palito, uso manequim 38, não bebo, como uma alimentação muito balanceada por nutricionista (quase me tornei uma ruminante de tanta verdura que comia) e os níveis de colesterol que tenho são tão alto que utilizo medicamentos de uso contínuo muito fortes para controlar, não existe dieta no mundo que abaixe os níveis que tenho, além de que faço acompanhamento com cardiologistas trimestralmente, pois meu caso exige.  Muitos se surpreendem quando falo que tenho colesterol alto, pois associam como você a doenças de obesos, mas colesterol não é doença de obesos, essas pessoas são vitimas de preconceitos e tarjas que são colocadas sobre elas. Quem possui a doença na grande maioria das vezes é hereditária, que é o meu caso,  os casos que é procedência de mal alimentação, somente balanceando ela já baixa os níveis e tudo volta a normalidade, para isso não precisa ser gordo basta ter uma alimentação desiquilibrada, agora os que possui a "doença" propriamente dita, não tem tratamento, apenas controle para que daqui a uns anos não sofra um enfarte, pois ao contrário do que você diz, dependendo da quantidade de gordura que se aloja no coração a pessoa enfarta em poucos anos. Você disse que o colesterol não é tão ruim porque não vive na pele o que é ter ele, basta um dia sem tomar o remédio e você está contabilizando o seu tempo de vida, infelizmente é o que vivo e ouço dos médicos que me tratam cada vez que digo que esqueci de tomar um dia de medicamento. Continue fazendo e estudando veterinária, pois tratando dos animais você está no caminho certo;)

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu particularmente desconfio muito de todos que pregam o extremo. Dar somente ração extrusada? Não farei isso com as minhas aves. Dar somente sementes? Não farei isso com as minhas aves. 

Eu procuro fornecer uma dieta bem variada. Ração, farinhada, semente, verduras, frutas. Elas comem o que quiserem, umas gostam mais de uma coisa, outras de outras. Mas têm tudo à disposição. 

Eu lavo muito bem os recipientes, os poleiros, o chão do viveiro, as gaiolas. Lavo muito bem os vegetais e frutas e procuro comprar sementes e ração em locais confiáveis. 

Nós temos que fazer a nossa parte. Mas se você toma os devidos cuidados, dificilmente sua ave vai sofrer com uma alimentação desregrada a ponto de morrer por isso. E a questão da contaminação, infelizmente é um risco que corremos. Da mesma forma que as sementes podem estar contaminadas, outros alimentos também podem. Não creio que abolindo as semente e usando apenas extrusada você vai acabar com o risco. Nós temos que fazer tudo que for possível para evitar contaminação e para proporcionar bem estar e saúde para nossos bichinhos, mas não acredito em nenhum discurso radical. 

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Célia Maia Ah, mas eu não tinha falado do seu comentário, rsrs.. falei pensando no que minha mãe sempre me disse, me amedrontando sobre o colesterol. Eu também tenho colesterol alto, e o meu problema é a minha boca mesmo. No meu caso, sou pequena(baixinha) e uso 36, e meu colesterol está no limite do limite do limite, rs.. Eu teeeeeeento fazer dieta, mas é impossível se fazer uma dieta quando você ama um queijinho e seu pai pede uma pizza de quatro queijos pra você. kk Também tentei fazer exercícios físicos, inclusive, comprei uma esteira que ultimamente serve para colocar coisas em cima.. quando me disseram que era impossível fazer esteira em casa eu não acreditei, hoje sei que é a pura realidade. Pensei em voltar ao médico para começar a fazer uso de medicamentos, mas eu fico sempre pensando que vou conseguir melhorar minha alimentação, e acredito que estou apenas me enganando.
Realmente, o colesterol não é apenas em pessoas obesas, visto que minha irmã usa 34 e tem colesterol alto, assim como meu pai também é bem magro e tem colesterol alto, mas aí, acredito ser um problema na família, já que meu tio infartou e meu avô também tinha tido um infarto no coração antes de ter câncer e falecer.
Comentei sobre a gordura no fígado por conta do texto da Veterinária, e para mais fácil entendimento falei de exemplos de esteatose em humanos, já que em medicina veterinária meus professores sempre explicam assim para mais fácil entendimento dos alunos.
Inclusive, aprendemos muito sobre essas doenças com lâminas no microscópio, já que as células animais são iguais. Não dá pra saber se é um humano ou um cachorro vendo só por uma célula, então, o exemplo tanto sobre humanos quanto em cachorros são válidos.
Não quis vir aqui contrariar ninguém, apenas dar a minha opinião(acredito que o fórum seja para isso) e um pouco do que estou aprendendo todos os dias na faculdade. Se a pessoa quiser saber mais, ou achar que a minha opinião está errada, é só tirar da cabeça o que falei e procurar sobre o assunto, existem muitas pesquisas científicas falando sobre esteatose.. :)
O colesterol em si não é ruim, o que é ruim são os carregadores que transportam ele pelo sangue para o seu respectivo lugar. Dependendo do carregador, o colesterol pode sim ser depositado em lugares inadequados e aí aconteceria uma calcificação e futuramente um infarto por falta da passagem do sangue.
Realmente, faço muito bem em fazer veterinária, pq existe muita gente arrogante, prefiro os bichinhos. Por mais que existam proprietários chatos, ainda estarei lidando mais com o animal.
 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, BrunaJR disse:

Eu sempre deixo sementes, ração extrusada e farinhada disponíveis. Como a farinhada eles comem pouco, deixo a semana inteira. Eles comem o que sentem vontade e o que acham que precisam. Nunca enchi os potes, coloco só o necessário para o dia p/ no dia seguinte jogar fora e colocar fresquinho.
Eu sempre tive o pensamento de que na natureza não tem ração extrusada, nem farinhada, mas tem as sementes, então eles devem sim comer sementes..
Fora que eu também estudo med vet, e não é bem assim que ocorre quando entra gordura no fígado rsrs, do jeito que está descrito no texto, parece que a gordura aparece no fígado e já morre tds os hepatócitos rsrs
Quando o lipídio entra no hepatócito de forma descontrolada forma umas bolsinhas(vacuolos) de gordura dentro da célula e  pode sim causar uma inflamação e futuramente necrose, mas demora muito e tem que ser uma alimentação muito desbalanceada. Pra vcs terem uma noção, para os humanos isso ocorre mais com quem é obeso ou ingere muito alcool, ou para quem tem diabetes ouuuu para quem é desnutrido demais (tipo aquelas criancinhas que não comem e ficam com ascite). Ou seja, é um desbalanceamento grotesco e são situações até que extremas..
Inclusive, para o bom funcionamento do organismo, deve sim ter gorduras, já que muitas moléculas são constituidas delas, assim como o colesterol, ldl, hdl. E não, o colesterol não é tão mal quanto as pessoas pensam, ele serve p/ muitas coisas. :)
Também devemos lembrar que a membrana das células são constituidas de 2 camadas de lipídios..
As vezes quando falamos de gorduras a gente se assusta pq lembra sempre do colesterol, mas elas são muito importantes, por isso é necessário um balanceamento de nutrientes para um bom funcionamento do organismo.

Tb faço isso, coloco o suficiente pro dia e jogo fora o restante no dia seguinte(exceto a ração, q eh mt cara kkk)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutos atrás, paulinho_cochito disse:

Tb faço isso, coloco o suficiente pro dia e jogo fora o restante no dia seguinte(exceto a ração, q eh mt cara kkk)

kkkkk, sim!! A farinhada deixo a semana inteira. A ração extrusada reponho de 2 em 2 dias e a semente diariamente.. Fora a preguiça de tirar as casquinhas da semente, melhor jogar fora kkkk

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...