Jump to content

Sementes - inimigas silenciosas das aves?!


Paulinho Cochito

Posts Recomendados

Assunto bem Polêmico esse, mas enfim acho que um pouco de sementes de boa qualidade deve sim fazer parte da alimentação, nunca tinha introduzido Ração as minhas e graças a Deus meu mais velho tem 12 anos, somente agora com conhecimento estou melhorando a alimentação, mas antes sempre foi semente. Hoje faço um pouco de tudo, Frutas/Legumes/verduras, Ração, Sementes, Farinhada e até Mineral(como se fosse um areia). Enfim tudo é questão de conhecimento. Não condeno ninguém por usar somente Sementes, ou somente Ração, existe muitas questões que precisam ser avaliadas antes de qualquer julgamento, dificuldade de acesso a ração ou semente de boa qualidade, questões financeiras enfim. Acredito que todos fazem o melhor que podem para manter suas aves lindas e saudáveis. Então como Eu disse, não estou julgando nenhum comentário anterior não me interpretem mal por favor. Mas o Assunto é bem Polêmico.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

É assunto muito polêmico mesmo, no meu caso eu forneço ração e uma vez por semana a semente, vejo o pessoal falando Ahhh as sementes tem muita gordura mais na natureza é o que eles comem, porém ninguém lembra que na natureza essas mesmas aves que comem semente voam quilômetros pra encontrá-las e novamente voam quilômetros  de volta para o ninho e essa atividade queima toda gordura adiquirida, nossos pássaros não vivem voando pra queimar a gordura adiquirida ésssa é somente minha opinião.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, ThiagoPires disse:

É assunto muito polêmico mesmo, no meu caso eu forneço ração e uma vez por semana a semente, vejo o pessoal falando Ahhh as sementes tem muita gordura mais na natureza é o que eles comem, porém ninguém lembra que na natureza essas mesmas aves que comem semente voam quilômetros pra encontrá-las e novamente voam quilômetros  de volta para o ninho e essa atividade queima toda gordura adiquirida, nossos pássaros não vivem voando pra queimar a gordura adiquirida ésssa é somente minha opinião.

Exatamente, @ThiagoPires. Esse trecho do artigo eh interessante:

"Nos casos crônicos, pode-se reverter os sintomas com tratamento injetável e pode-se retardar os efeitos hepáticos trocando-se as sementes por ração extrusada própria da espécie. Sei que muitos estão indagando: "mas como a semente é tão nociva se minha ave come há anos e nada aconteceu?". A resposta é simples e está relacionada à biologia das espécies em questão (passeriformes e psitaciformes): são presas na natureza e jamais vão demonstrar sintomas até que o fígado esteja 80% comprometido. Se precisarem comprovar tal lesão antes dos sintomas aparecerem, vão a um médico veterinário especializado, que solicitará exames que diagnosticarão essa hepatite, mais conhecida como lipidose hepática."

Realmente eh um assunto meio complicado rsr

 

Editado por paulinho_cochito
Link para compartilhar
Share on other sites

Isso só reforça a necessidade de fornecer uma dieta variada e não somente ração ou sementes. Só sementes: Exceso de gordura. Só ração: Excesso de vitaminas. Nos dois casos, diminui a qualidade de vida e a longo prazo causa doenças e morte.

O negócio é fornecer alimentos de qualidade e variedade.

Link para compartilhar
Share on other sites

Assunto polemico e complicadinho.. Hihihi

Eu costumo dar sementes e ração deixo ao gosto das minhas calopsitas... Elas decidem oq preferem... Mas ja vi casos de calos com o figado atacado e só comem ração... 
Isso vai de cada ave, pois como os humanos cada uma tem um organismo...

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que tudo é questão de equilíbrio. Como um caso que minha irmã me contou, a dona fornecia apenas alpiste para o casal, e eles estavam em reprodução. Resultado: filhotes nascendo mortos ou morrendo dentro do ovo. O casal foi diagnosticado com desnutrição... É um caso extremo, mas me faz lembrar que sementes não são nutritivas o suficiente, assim como nós que não podemos comer somente arroz e feijão pelo resto da vida.

 Eu jamais pararia de oferecer sementes. Não sei qual seria o resultado a longo prazo de uma alimentação a base de ração.

Vou seguir as recomendações da minha veterinária, que cria calopsitas e já tem uma com 17 anos. Ração + sementes + legumes/frutas/verduras + farinhada

Editado por V. Ferreira
Grafia
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em ‎12‎/‎03‎/‎2016 at 18:27, Paulinho Cochito disse:

Pois eh, o equilíbrio provavelmente eh o segredo de td

Você disse Tudo, Equilíbrio. E cada uma ou um grupo delas é diferente. as Minhas quase não comem Ração, queria muito, para poder balancear mas ta difícil.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...
Em 10/03/2016 at 14:55, marley disse:

vejam bem, minha ave estava doente e segunda levei ele as pressas ao hospital vet, aqui em belo horizonte, hospital fantástico, doutores super educados e conhecimento absurdo de aves!

conversamos e a minha ave estava com intoxicação, o doutor colocou o aparelho que permitia ver garganta e papo e o mesmo me chamou, eu disse não vou não conseguirei distinguir o normal do que vou ver, ele disse vem aqui, veja!

a garganta cheia de placas e ao fundo o papo cheio de pus, falei nossa consegui ver e ele sim, isso so pode ser grãos ou ração contaminada, ou seja se vc corre dos grãos e vai pra extrusada seja qual marca for e vier 1 grão com impureza que seja toxica a ave ela vai adoecer por isso!

então conversamos e ele pediu hidratação com eletrólitos por 12 horas e jejum nesse tempo, de imediato aplicou 2 medicações via muscular com doses de antibiótico, comprei la mesmo o antibiótico em gotas e ele receitou um remédio humano para que eu pudesse dar via oral, fiz um horário de 12 em 12 horas e hoje graças a Deus minha ave esta perfeita!

lavei os comedouros e joguei fora ração e grãos que estavam na gaiola, segui as orientações e meu bebe esta ótimo, uma coisa que ele me disse foi: ele esta num quadro onde ele esta queimando musculo e é grave, quando vc fizer o retorno passarei uma vitamina se preciso, mais agora não pode, pois a vitamina metaboliza agua e ele esta desidratado e fraco, e eu pensando nossa vitamina teria matado ele se eu estivesse num veterinário meia boca!

so tenho elogios a este hospital, que por sinal é 24 horas, muito top, parece hospital de gente, hospital particular ok kkkkkkkkkkkk!

ou seja literatura é algo complexo, muitos escrevem mais quem esta 100% certo? a ave precisa de níveis de gordura na época de frio e muda, ela consegue isso na extrusada? particularmente nessas épocas ponho aveia a parte e girasol, pois é por pouco tempo, mais aveia deixo sempre na gaiola pra eles terem sempre reserva energética, se meu tony não fosse forte e tivesse gordura pra resistir aos dias antes da consulta ele estaria morto hoje! então

uma vez um sábio disse que os que se dizem sábios e não buscam ouvir e refletir sobre a ideia dos outros é um idiota, pois ninguém sabe e nunca saberá tudo, sempre existe alguém melhor e saber ouvir pode ser uma escola!

bom é isso!

@marleymarley

Que clinica é essa em BH?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...