KamilaF Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 Olá, pessoal Eu tenho uma Calopsita macho silvestre que não sei o que porta. Tenho um filhote fêmea lutino que suspeito portar pérola, visto ter várias"bolinhas" amarelas pelo corpo. Mas como ela ainda é novinha, não tenho certeza. O pai dela é lutino e a mãe cinza silvestre. Eu estava pensando em deixa-las formar casal quando a fêmea for adulta, mas, eis que me surge uma grande dúvida. Será que corro o risco de nascerem somente filhotes cinza silvestre? Com quais mutações eu devo acasalar cada um deles para ter filhotes de mutações variadas? Obs: As mutações que eu prefiro são pérola canela e arlequim. Estou pensando em comprar aves com essas mutações para formar casal com esses que já tenho. E então, qual a melhor maneira de diversificar as mutações que eu tenho? Quais aves devo comprar pra acasalar com esses que eu já tenho? Lembrando que eu sou PÉSSIMA em genética. Agradeço muito desde já a ajuda de vocês. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
KamilaF Postado 23 de Março de 2016 Autor Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 @DCM Balthazar @NathanMR e mais feras em genética, poderiam me ajudar nessa questão? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Guilherme Carli Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 (editado) Olá Kamila. Aves fêmeas não portam as mutações INO (Lutino), Canela e Pérola, sendo assim, não podemos dizer que ela porta o Perola, mas sim que ela é uma Lutino Perola. Em relação as mutações que você pretende adquirir; O Arlequim é uma mutação recessiva em que ambos precisam ter em sua genética para terem filhotes Arlequins, no caso não sabemos o que seu macho porta, mas sabemos que sua fêmea é filha de INO X Silvestre, até então ela não porta a mutação, porém ela pode ter herdado dos avós, caso tenha a mutação na "família". Em outras línguas, só nasce Arlequim se for: Macho: Arlequim X Fêmea Arlequim Macho: Arlequim X Fêmea N mutação portadora de Arlequim Macho: N mutação portador de Arlequim X Fêmea Arlequim Como você gosta também de Pérola Canela, eu colocaria um macho Pérola Canela com a sua fêmea ou até mesmo um macho portador de Pérola e Canela, para gerarem filhotes Pérolas Canelas futuramente. Já com seu macho Silvestre eu colocaria uma fêmea Arlequim, talvez ele porte a mutação e você tem a sorte de ter filhotes Arlequins. Uma pergunta, observe se ele tem manchas atrás do topete na região da nuca da cor amarela, em muitos casos portadores de Arlequim tem penas assim, mas só lembrando que isso não é regra OK? Esperto ter ajudado, abraço! Boa sorte. Editado 23 de Março de 2016 por Guilherme Carli Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
NathanMR Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 Bem acasalando esses 2 nasceriam todos filhotes silvestres e os machos portariam o lutino e o pérola (se ela for mesmo). Para nascer canela e pérola o macho tem que ser ou portar para nascer filhotes fêmeas, e machos e fêmeas a fêmea tem que ser e o macho ser ou portar. O Arlequim os 2 tem que ser ou portar. Para diversificar os filhotes você teria que comprar calopsitas que porte bastante coisa, só da para saber vendo os pais. Algumas mutações como o Arlequim possuem manchas amarelas ou brancas atrás da cabeça. Amo a mutação arlequim pérola canela. Seria legal comprar uma fêmea, e um macho que porte essas 3 mutações. Que no caso é essa delícia minha . Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
KamilaF Postado 23 de Março de 2016 Autor Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 (editado) Obrigada! Ajudou muito! Esse macho não tem nenhuma manchinha não. Ele não nos da nenhuma dica rs Essa mutação é linda! Eu sou apaixonada nela Acho que vou comprar uma fêmea pérola canela pra colocar com o macho silvestre. É mais provável de sair filhotes além dos silvestres. Editado 23 de Março de 2016 por KamilaF Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Guilherme Carli Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 (editado) 5 minutos atrás, KamilaF disse: Obrigada! Ajudou muito! E se eu colocar essa fêmea lutino pérola com o macho silvestre, então nascerão somente filhotes silvestres, certo? Esse macho não tem nenhuma manchinha não. Ele não nos da nenhuma dica rs No caso só nasceriam Silvestre, podendo sim, claro, haver surpresas do cruzamento. Mas lembre-se o que eu disse, não é regra ter essas penas na nuca, ele pode portar sim Arlequim mesmo não tendo. Editado 23 de Março de 2016 por Guilherme Carli 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
KamilaF Postado 23 de Março de 2016 Autor Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 Só nasce arlequim se ele portar, certo. E a fêmea pérola canela? Seria maior a probabilidade de mutações além da silvestre? Gente, eu sou muito ruim com genética. Obrigada pela ajuda e tenham paciência comigo rsrs Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
NathanMR Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 No caso se seu macho não portar nada ( o que eu acho meio improvável) e colocar a fêmea pérola canela nasceriam só silvestres e os machos portadores de pérola e canela. O meu casal eu não sabia o que portavam, e no fim podem nasce CB, lutinos,albinos e pérola . Colocando uma fêmea que seja ou porte mais coisa possível aumentam as chances de filhotes de variadas mutações. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
KamilaF Postado 23 de Março de 2016 Autor Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 Obrigada, @NathanMR. Que sortudo. Pode até surgir albinos! Pelo que eu entendo (bem pouco), esses são raros de se conseguir. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
NathanMR Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 +/- rsrsr, no meu caso foi uma lutino pérola portadora de CB e um macho CB pérola portador de lutino. Esta foi a 1ª ninhada e nasceu 2 lutinos pérola e 1 albino . Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 @NathanMR @KamilaF @Guilherme CarliTo aqui me pocando de rir...kkkkkk pq to lendo...to lendo ....to lendo...e no final nao entendi nadinha...e a fumaceira comecou a sair da cabeca...kkkk Vcs meninos ...podiam dar um cursinho intensivo pra gente ne kamila...MEU SONHO!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
KamilaF Postado 23 de Março de 2016 Autor Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 kkkkkkkkkkk verdade, @gilva! To precisando. Eles precisam de muita paciência conosco rsrsrs Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
NathanMR Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 KKKKKKKKKkk é super fácil aprender. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Guilherme Carli Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 Hahahaha eu também era leigo no assunto "genética" como também em outros pontos sobre a criação dessas aves, porém com o tempo acompanhando muitos casos aqui no fórum, aprendi um pouco de tudo hehe e hoje com o que eu sei posso ajudar os integrantes leigos Já fazem acho que 3 anos, isso mesmo 3 anos que sou integrante e 5 que crio Calopsitas ^^ 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 23 de Março de 2016 Compartilhar Postado 23 de Março de 2016 @NathanMR @Guilherme Carli...Acho a coisa mais linda vcs respondendo sobre possiveis mutacoes ...fico daqui babando!....parabens pela facilidade q vcs tem de dominar esse assunto ...e parabens pela atencao q sempre dao aos amigos que perguntam!!! 3 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.