Jump to content

Como combinar as mutações?


Posts Recomendados

Uma dica que eu daria para facilitar o aprendizado é seguir os passos

Primeiro de tudo, decorar quais são as mutações sexo ligado e quais são as recessivas. 

Segundo,  fêmeas nunca portam as mutações sexo ligadas. 

Terceiro, mutações recessivas tem que obrigatoriamente estar presente em AMBAS as aves para que nasçam filhotes com o visual da mutação recessiva, não importa se está no fenotipo (visual)  ou genotipo (portador) dos pais.  Caso só um dos pais tenham a mutação recessiva, os filhotes nasceram com a mutação em seu genotipo (portador), serão portadores da mutação. 

Até aqui já é mais de meio caminho andado. 

Quarto,  mutações sexo ligado,  para nascer filhotes machos e fêmeas de uma mutação sexo ligado,  AMBOS os pais devem ter no seu fenotipo (visual)  ou no seu genotipo (portador) a mesma mutação sexo ligado, não importa qual  é portador ou qual é visualmente da mutação,  basta que a mutação esteja presente no cruzamento.  

Caso só o MACHO seja da mutação sexo ligado,  todos os filhotes que nascerem dessa mutação serão  fêmeas. 

Caso só a FÊMEA  seja da mutação,  os filhotes machos,  nasceram PORTADORES da mutação da mãe. 

Caso nasça um filhote con uma mutação sexo ligado totalmente diferente do pai e da mãe,  então o macho PORTA essa mutação. 

 

Espero ter ajudado e não complicado mais...  

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, gilva disse:

@_Carlos_ @NathanMR @Guilherme Carli  Obrigada gente...eu tenho muita vontade de aprender...isso ja é  o inicio do aprendizado ne?

Com o tempo você aprendi tim tim por tim tim hehehe os passos que o Carlos te deu são ótimos :)

No começo isso tudo era difícil pra mim, um bicho de 7 cabeças hehe, mas hoje é muito fácil, como fritar um ovo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...