Jump to content

Como combinar as mutações?


Posts Recomendados

Olá, pessoal

Eu tenho uma Calopsita macho silvestre que não sei o que porta.

Tenho um filhote fêmea lutino que suspeito portar pérola, visto ter várias"bolinhas" amarelas pelo corpo. Mas como ela ainda é novinha, não tenho certeza. O pai dela é lutino e a mãe cinza silvestre.

Eu estava pensando em deixa-las formar casal quando a fêmea for adulta, mas, eis que me surge uma grande dúvida.

Será que corro o risco de nascerem somente filhotes cinza silvestre? Com quais mutações eu devo acasalar cada um deles para ter filhotes de mutações variadas?

Obs: As mutações que eu prefiro são pérola canela e arlequim. Estou pensando em comprar aves com essas mutações para formar casal com esses que já tenho.

E então, qual a melhor maneira de diversificar as mutações que eu tenho? Quais aves devo comprar pra acasalar com esses que eu já tenho?

Lembrando que eu sou PÉSSIMA em genética. Agradeço muito desde já a ajuda de vocês.

WP_20160312_10_49_14_Pro.jpg

WP_20160312_10_51_01_Pro.jpg

WP_20160320_09_40_52_Pro.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Kamila.

Aves fêmeas não portam as mutações INO (Lutino), Canela e Pérola, sendo assim, não podemos dizer que ela porta o Perola, mas sim que ela é uma Lutino Perola.

Em relação as mutações que você pretende adquirir;

O Arlequim é uma mutação recessiva em que ambos precisam ter em sua genética para terem filhotes Arlequins, no caso não sabemos o que seu macho porta, mas sabemos que sua fêmea é filha de INO X Silvestre, até então ela não porta a mutação, porém ela pode ter herdado dos avós, caso tenha a mutação na "família".

Em outras línguas, só nasce Arlequim se for:

Macho: Arlequim X Fêmea Arlequim 

Macho: Arlequim X Fêmea N mutação portadora de Arlequim 

Macho: N mutação portador de Arlequim X Fêmea Arlequim

Como você gosta também de Pérola Canela, eu colocaria um macho Pérola Canela com a sua fêmea ou até mesmo um macho portador de Pérola e Canela, para gerarem filhotes Pérolas Canelas futuramente. 

Já com seu macho Silvestre eu colocaria uma fêmea Arlequim, talvez ele porte a mutação e você tem a sorte de ter filhotes Arlequins.
Uma pergunta, observe se ele tem manchas atrás do topete na região da nuca da cor amarela, em muitos casos portadores de Arlequim tem penas assim, mas só lembrando que isso não é regra OK?

Esperto ter ajudado, abraço! Boa sorte. 

Editado por Guilherme Carli
Link para compartilhar
Share on other sites

Bem acasalando esses 2 nasceriam todos filhotes silvestres e os machos portariam o lutino e o pérola (se ela for mesmo).

Para nascer canela e pérola  o macho tem que ser ou portar para nascer filhotes fêmeas, e machos e fêmeas a fêmea tem que ser e o macho ser ou portar. 

O Arlequim os 2 tem que ser ou portar.

Para diversificar os filhotes você teria que comprar calopsitas que porte bastante coisa, só da para saber vendo os pais. Algumas mutações como o Arlequim possuem manchas amarelas ou brancas atrás da cabeça.  

Amo a mutação arlequim pérola canela. Seria legal comprar uma fêmea, e um macho que porte essas 3 mutações. 

Que no caso é essa delícia minha . 

20160211_202727.thumb.jpg.91928c9b0a8ef7

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada! Ajudou muito!

Esse macho não tem nenhuma manchinha não. Ele não nos da nenhuma dica rs

Essa mutação é linda! Eu sou apaixonada nela:x

Acho que vou comprar uma fêmea pérola canela pra colocar com o macho silvestre. É mais provável de sair filhotes além dos silvestres.

Editado por KamilaF
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutos atrás, KamilaF disse:

Obrigada! Ajudou muito!

E se eu colocar essa fêmea lutino pérola com o macho silvestre, então nascerão somente filhotes silvestres, certo?

Esse macho não tem nenhuma manchinha não. Ele não nos da nenhuma dica rs

No caso só nasceriam Silvestre, podendo sim, claro, haver surpresas do cruzamento.
 

Mas lembre-se o que eu disse, não é regra ter essas penas na nuca, ele pode portar sim Arlequim mesmo não tendo. 

Editado por Guilherme Carli
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

No caso se seu macho não portar nada ( o que eu acho meio improvável) e colocar a fêmea pérola canela nasceriam só silvestres e os machos portadores de pérola e canela. 

O meu casal eu não sabia o que portavam, e no fim podem nasce CB, lutinos,albinos e pérola :).

Colocando uma fêmea que seja ou porte mais coisa possível aumentam as chances de filhotes de variadas mutações. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Hahahaha eu também era leigo no assunto "genética" como também em outros pontos sobre a criação dessas aves,  porém com o tempo acompanhando muitos casos aqui no fórum,  aprendi um pouco de tudo hehe e hoje com o que eu sei posso ajudar os integrantes leigos :)

Já fazem acho que 3 anos,  isso mesmo 3 anos que sou integrante e 5 que crio Calopsitas ^^

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...