Jump to content

Carunchos nas sementes, o que fazer?!


Paulinho Cochito
Ir para a solução Resolvido por Jesi moura,

Posts Recomendados

Boa noite! Comprei 2 sacos de mix de sementes há algumas semanas, e quando misturei os 2 no pote n notei carunchos. Porém hj encontrei vários. O que devo fazer ? Jogo as sementes fora? O que esses bichos oportunistas podem causar as calopsitas?

Link para compartilhar
Share on other sites

Certamente as sementes estão velhas já que tem carunchos, já vi caruncho em sementes de girassol, não cheguei a ver em outras, possivelmente é o girassol.

Dê uma olhada se está na validade!

Agora em ralação de servir as aves, particularmente, eu não daria, porém nunca ouvi falar que faz mal a elas.

Abraço.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, Paulinho Cochito disse:

Elas estão na validade sim, e comprei pacote fechado. Queria saber se isso pode ser prejudicial a saude delas

É legal não dá, eu não daria, o que faria é ir na loja e mostrar, pedindo uma troca. 

Mudaria a marca também, não dizendo que outras marcas não virão porque pode sim vir, como se você continuar nesta marca pode vir novamente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

gente tmbm to passando por isso!!! comprei 3 pácotes de sementes 2 estavam carunxados e 1 nao..viá das duvidas colokei akeles fora meu esposo  colokou akele no congelador diske c congelar "mata” o carunxo entáo colokou p "garantir"..enfim n deu cárunxo nesse pacote e estávam  tds cm mesma validade n vencida,.eu n tinha visto qndo comprei eles dsd q tao cmigo so comem essa semente..enfim n dei pq fikei cm medo d fzr mal p meusbixinho..se4a q fz mál???

  • Triste 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Paulinho

Eu recomendo você compra-las separadas e fazer você mesmo a mistura, compre de preferência em uma loja que vende bastante sementes, assim elas nunca estarão velhas nesse caso você pode também usar o funcho que é bactericida, fungicida e combate o aparecimento de larvas, mariposas e carunchos nas misturas de sementes.
Abração

Link para compartilhar
Share on other sites

@Jesi moura se colocar no congelador não tem perigo de deixar umidade nelas?

Desde a última vez que eu tive que jogar 2kg de sementes fora por causa de larva, eu parei de comprar vários e colocar tudo no pote..
Agora comprei 5kg dividido em 10 de 500gr e abro só o que for necessário. Além disso, a mistura tem o funcho..
 

Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Paulinho Cochito disse:

Li na internet que fungos podem causar intoxicação, mas n achei nd sobre os carunchos. Mas por via das duvidas vou jogar fora o q restou das sementes!

Minhas aves já pegaram fungos por sementes velhas,  na época em que comprava Granel,  resultado foi Candida que acabei tratando todo o pessoal.  

Eu não aconselho a comprar separado e você mesmo fazer a mistura,  porque fazia isso e deu no que deu,  além de que nunca sabemos como esta armezado as sementes nos estoque ou se ela está ali pra venda a muito tempo.

Caso for comprar pelo site,  aproveita e compra outras coisas,  porque assim sairia barato mesmo você pagando frete.  

Já comprei pela terra dos pássaros, lá é confiável,  eu recomendo!  

Abraço! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutos atrás, Guilherme Carli disse:

Minhas aves já pegaram fungos por sementes velhas,  na época em que comprava Granel,  resultado foi Candida que acabei tratando todo o pessoal.  

Eu não aconselho a comprar separado e você mesmo fazer a mistura,  porque fazia isso e deu no que deu,  além de que nunca sabemos como esta armezado as sementes nos estoque ou se ela está ali pra venda a muito tempo.

Caso for comprar pelo site,  aproveita e compra outras coisas,  porque assim sairia barato mesmo você pagando frete.  

Já comprei pela terra dos pássaros, lá é confiável,  eu recomendo!  

Abraço! 

Eh, eu conheço o site. Mas eh como te falei, o frete minimo aqui p minha cidade ta quase 15 reais. E la n informa a data de validade, entao n da p comprar bastante quantidade p estocar e aproveitar o frete. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se fosse eu Paulinho jogaria tudo fora(infelizmente)...nao arriscaria..!!!.depois se acontecer o pioior  com suas aves vc cai ficar muuuuito triste..e dai nao tem volta!...É  uma pena pq é  dimdim no lixo ne??..mas é  preferivel o dimdim no lixo doque suas calopsitas na cova...Deus me livre...nem pensar!!

vai*

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutos atrás, gilva disse:

Se fosse eu Paulinho jogaria tudo fora(infelizmente)...nao arriscaria..!!!.depois se acontecer o pioior  com suas aves vc cai ficar muuuuito triste..e dai nao tem volta!...É  uma pena pq é  dimdim no lixo ne??..mas é  preferivel o dimdim no lixo doque suas calopsitas na cova...Deus me livre...nem pensar!!

vai*

Com ctz!! Mas eu já joguei fora e comprei outras. Abri os 2 pacotes e olhei bastante antes de misturá-los. Mas tb tinha feito isso com os outros. Ou seja, tenho q ficar de olho td dia p ver se apareceu algum rsrs

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Paulinho Cochito disse:

Eh, eu conheço o site. Mas eh como te falei, o frete minimo aqui p minha cidade ta quase 15 reais. E la n informa a data de validade, entao n da p comprar bastante quantidade p estocar e aproveitar o frete. 

Certamente está tudo na validade, afinal, eles não vão querer ter fama de vendedores de alimentos vencidos ou até mesmo arrumar problemas com clientes. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, Guilherme Carli disse:

Certamente está tudo na validade, afinal, eles não vão querer ter fama de vendedores de alimentos vencidos ou até mesmo arrumar problemas com clientes. 

 

Isso com ctz, mas eu precisaria saber a validade pra saber se compensaria comprar bastante de uma vez soh

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...