Jump to content

Ninho vertical


Arthros

Posts Recomendados

Olá

Fiz um teste com um modelo de ninho vertical (projetado por mim mesmo) e vou relatar minha experiência, tive alguns problemas:

Eu não gostava muito dos ninhos horizontais sempre achei muito apertado, com a entrada muito próxima do lugar onde ficam os ovos e acho que em tempos de frio os ovos ficavam demasiadamente expostos ao frio.

As três imagens iniciais mostram como era o ninho na primeira ninhada, apenas forrei com dois dedos (altura) de maravalha mas infelizmente alguns ovos foram pisoteados e quebraram, as Calopsitas estavam chocando logo abaixo da escada e ao descer pulavam diretamente sobre eles por não conseguirem usar adequadamente a escada, que projetei equivocadamente o que dificultou bastante a vida das aves que, inicialmente quebraram 2 ovos, mesmo eu afastando os ovos manualmente eles puxavam todos para lá novamente, no final, 3 dos 5 ovos acabaram quebrados  (Continua depois das fotos)...

Ninho.jpg

Interior Vazio.jpg

escada ruim.jpg

... fiz algumas modificações usando apenas papelão, estilete, cola não tóxica e um pedacinho de grade plástica. O restante das imagens foram tiradas do ninho com modificações, vou colocar mais maravalha quando nascerem os filhotes, espero que agora (segunda ninhada) nenhum ovo seja pisoteado. Coloquei uma parte mais elevada abaixo da entrado do ninho para evitar que eles choquem ali. O que acharam?

Base.jpgEscadas.jpgInterior Pronto.jpgInterior Pronto.jpg

Interior com maravalha.jpg
Abração e uma ótima semana a todos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Na minha opiniao....eu ainda gosto muito mais do ninho horizontal!!!...ja q vc achou que no ninho horizontal a entrada fica muito proxima dos ovos ...entao é  so fazer a caixa do ninho mais comprida!!...achei a vertical muito trabalhosa pra eles entrarem! .....Lembrando q essa é  so a minha opiniao!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, gilva disse:

Na minha opiniao....eu ainda gosto muito mais do ninho horizontal!!!...ja q vc achou que no ninho horizontal a entrada fica muito proxima dos ovos ...entao é  so fazer a caixa do ninho mais comprida!!...achei a vertical muito trabalhosa pra eles entrarem! .....Lembrando q essa é  so a minha opiniao!

Olá Gilva

Concordo a sua dica, no decorrer do tempo vou ver como eles se comportam, se a acessibilidade vai melhorar e se o papelão não vai gerar nenhum problema.

Abração

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu queria fazer o teste em breve com ninhos verticais, igual ao seu, mas fico com pé atrás em relação a eles entrarem e saírem, já que estão acostumados com os horizontais.

O seu ficou show de bola, mas uma coisa que eu mudaria é o papelão, porque quando os filhotes nascerem, irão defecar e pra limpar vai ser muito ruim já que o papelão  vai chupar a água das fezes, a menos que depois de uma certa idade deles você retire essa parte do papelão já que é móvel ou faça outras. 

Abraço e boa sorte! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

So te lembrando ...que se eles se adaptarem bem com esse ninho ...lembra de quando os filhotes nascerem colocar bastante maravalha...para q os filhotes nao fiquem com as perninhas  escurregando no papelao (q é liso) e dê problemas nas perninhas deles ta?  Conheco casos q os filhotes ficaram com as perninhas  abertas !!!

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, Guilherme Carli disse:

Eu queria fazer o teste em breve com ninhos verticais, igual ao seu, mas fico com pé atrás em relação a eles entrarem e saírem, já que estão acostumados com os horizontais.

O seu ficou show de bola, mas uma coisa que eu mudaria é o papelão, porque quando os filhotes nascerem, irão defecar e pra limpar vai ser muito ruim já que o papelão  vai chupar a água das fezes, a menos que depois de uma certa idade deles você retire essa parte do papelão já que é móvel ou faça outras. 

Abraço e boa sorte! 

Olá Guilherme Carli

No caso das minhas calopsitas, como foi a primeira reprodução eles não conheceram o outro modelo, então não foi necessário uma readaptação.

Agora, gilva disse:

So te lembrando ...que se eles se adaptarem bem com esse ninho ...lembra de quando os filhotes nascerem colocar bastante maravalha...para q os filhotes nao fiquem com as perninhas  escurregando no papelao (q é liso) e dê problemas nas perninhas deles ta?  Conheco casos q os filhotes ficaram com as perninhas  abertas !!!

Gilva

Já o papelão realmente é liso e eu não tinha pensado nisso é importante deixar esse alerta para o pessoal que está lendo. No meu caso não haverá problemas, o papelão será útil somente para o período do choco, assim que os filhotes nascerem vou colocar 2 dedos de maravalha e praticamente não haverá contato do papelão nem com os filhotes nem com as fezes. Eu gostaria muito de fazer o fundo em madeira mas não tenho nenhuma ferramenta a minha disposição,  o ninho um colega quem fez o favor de cortar, não gostaria de importuna-lo novamente.

Eu incentivo você a fazer um teste com o ninho Vertical. Tirando a parte da acessibilidade que acredito eu, está resolvida, o resto foi perfeito, os dois filhotes estão com 4 meses e foram bem tratados sem nenhum momento de stress por parte dos pais que não rejeitaram, não arrancaram penas e nem tentaram expulsar os filhotes do ninho.

Abração e uma ótima semana.

Editado por Arthros
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

 Vou fazer o teste sim, só que vou colocar em Agosto, agora vou tirar as últimas ninhadas porque em breve o inverno chega e eu não curto muito reproduzir neste período, além de que, inverno também faz com que a imunidade da ave cai, dai reproduzindo junto não seria uma boa ideia.

Boa sorte! Mande notícias. 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, alexsandro junio disse:

sera que nao tem perigo dos pais roerem o papelao e ingerir??

Olá Alexsandro

Eles certamente bicam mas assim como fazem com a madeira eles não comem. Sempre usei brinquedos de papelão e nunca tive problemas.

Coloquei o ninho e eles estão entrando e saindo normalmente, bicaram um pouquinho a escada mas nada demasiado, assim que colocarem os ovos vou ter certeza de que tudo está ok.

Abração a todos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Atualizando...

... pessoal graças a Deus tudo vem ocorrendo a mil maravilhas, foram 6 ovos, o 1º e 2º já deram origem a lindos filhotes. A segunda versão do projeto (fundo de papelão) deu resultado e não tive problemas com acessibilidade nem ovos quebrados. O ninho vertical é uma opção que pode sim ser usada, tem bastante espaço e minhas aves adoraram.

Abração a todos e uma excelente semana.

filhotes.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...
17 horas atrás, sonic disse:

então @Arthros , viagaram certinho deu menos trabalho com o ninho desse jeito aofinal de tudo ?

Olá @sonic

Esta tudo indo muito bem, alguns filhotes já estão espiando o lado de fora do ninho portanto a acessibilidade ficou 100%. Você pode acompanhar os filhotes neste tópico:

http://forum.clubedascalopsitas.com.br/topic/3924-um-%C3%A9-pouco-dois-%C3%A9-bom-mas-seis-%C3%A9-bom-demais/?page=2#comment-31043

Abração e uma ótima semana.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...