Jump to content

Perdi uma calopsita e não sei a causa


Fátima Bittencourt

Posts Recomendados

Olá, meu nome é Fátima. Tinha 4 calos até o último feriado. Na ultima quarta feira uma delas morreu de repente sem que eu nada pudesse fazer. Observei a tarde que ela estava no canto da sala e não brincando com as outras como sempre fazia. Estranhei, peguei-a, sem que tivesse nenhuma reação. Estranhei. De todos era a mais arisca. Aí começou nosso desespero. Veterinária ja havia metido o pé para o feriadão. Consegui o número de outro que me indicou uma clínica 24 horas em Vila Isabel  mas não deu tempo. Morreu encostadinha no meu peito. O coraçãozinho dela batia tão acelerado. Se aconchegou em meu peito  abriu a Asinha  levantou a cabecinha olhando para mim e morreu. Ainda choro ao lembrar. Estou digitando e chorando. Não sei o que a levou. Agora redobramos o cuidado com as outras três. Está difícil. Entre aqui para ter mais informações acerca dos meus bebês. Obrigada a quem puder me ajudar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu te aconselho a levar as suas outra 3 a um veterinário!  Como não sabe a causa, pode ser alguma doença contagiosa. Calopsitas não morrem do nada. Elas tendem a disfarçar/camuflar sintomas por questão de natureza mesmo (ave doente é presa fácil má natureza). Por isso sempre aconselhamos a observar os mínimos detalhes. Fezes, higiene do viveiro, alimentação e principalmente comportamento. Eu qdo desconfio de algo, fico escondida sem que ele me veja...para observar o comportamento dele. Sinto por sua perda! Mas procure saber se as outras estão saudáveis para que não sofra outra perda! Infelizmente as vezes aprendemos errando. Todos nós de alguma forma passamos por isso é estamos sujeitos a isso tb. Mas o fórum é para isso. Sempre tem agm que passou por situação parecida e quem sabe consegue ajudá-lá.  Seja bem-vinda! Estamos a disposição! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Vou levar essa semana. Estão bem ao que parece. Se alimentando (to de olho)   bebendo água e bagunceiras como sempre rs. Graças a Deus! Mas queria fazer mais duas perguntas, se puderem me responder. Essa calopsita que foi por três me acordou no meio da noite gritando muito. Me disseram ser pânico noturno. Isso realmente existe? Outra coisa. Estávamos conversando sobre ela e minha mãe, que a pegou do meu colo após sua morte me disse que a perninha dela estava quebrada e que ela estava mancando mais cedo. Na verdade a tirei de trás do rack, estava escondida ali. Será que realmente quebrou? Será que foi alguma crise de noite que ninguém ouviu que ela se machucou? Sei que ninguém aqui é adivinho, mas existe essa possibilidade? Muito obrigada.

E podem deixar que darei notícias sim.

Link para compartilhar
Share on other sites

@Fátima Bittencourt Me diga uma coisa, sua calopsita ficou abaixada como se estivesse com fraqueza nas pernas? Ficou com asas abertas tentando se equilibrar? Estava com diarreia?

Tenho um machinho que em Janeiro quase morreu, estava com moleza, não conseguia se equilibrar no poleiro, tentava subir as grades da gaiola e escorregava,isso quando conseguia subir, aí quando eu chegava perto ele segurava nas grades para não cair, o retirei imediatamente do viveiro, coloquei água com glicopan pet na seringa(aquelas mesmo de filhotes) e dei p/ele água no bico, pois calopsitas se desitratam  muito rápido, então fiquei a dando sementes no bico, e ele aceitava muito bem pois estava com muita fome... Muita mesmo, como se estivesse muito tempo sem comer...

Aí fiz isso tudo sem noção nenhuma do que estava acontecendo com ele, chorava o tempo todo com ele todo mole nas minhas mãos, era um dia de Domingo, não tinha veterinário aberto e aqui tbm não tem veterinários de aves, fui pesquisando e vi que eram sintomas de coccidiose, ou seja 'doença que os pombos e até rolinhas acabam trazendo'... Pesquisei tudo e vi o tratamento que são com sulfas,vitaminas E,A,e D,e complexos de vitaminas com complexo B,e alimentação equilibrada... Não pude comprar no Domingo, mas comprei tudo na Segunda,e então hoje ele está ótimo, gritante, cantante, falante... Então te recomendo  levar em um veterinário essas outras logo, melhor prevenir do que remediar...

Obs.:A coccidiose causa lesões na parede do intestino impedindo que absorvam nutrientes, por isso essa fraqueza progressiva...

Boa sorte com seus bebês, e melhoras no coração

@Fátima Bittencourt Eu pensei tbm que o meu estava com as pernas quebradas, mas na realidade estava muito fraco, debilitado, sem forças, por isso ficam assim... se ela estivesse com alguma perna quebrada, teria chorado, gritado muito, aí vc iria perceber...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Se ela estava mancando, acho difícil ter quebrado. Pois não apoiaria a patinha no chão. Da forma como descreveu a morte dela nas suas mãos, acreitor não ser esse o motivo. A minha opinião é que ela estava doente. Pânicos noturnos acontecem sim e com muita frequência. Existem meios de burlar esses pânicos. Passe a cobrir a gaiola delas com um tecido bem fino (pode ser tnt) e deixe apenas o fundo da gaiola descoberto para que circule o ar. Coloque tb uma luminária de tomada (1w), ela deixa o ambiente em penumbra, assim se as suas aves acordarem assustadas, verão onde estão  e ficarão mais calmas. É tb importante que elas durmam em um ambiente tranquilo, sem a circulação de pessoas durante a madrugada. Elas se assustam muito facilmente, até com uma mosca. Principalmente se estão dormindo. Essas medidas reduzirão bem as chances delas terem esse pânico. Só peço que observe se elas se adaptarão a gaiola coberta!

Link para compartilhar
Share on other sites

Gente acho melhor mesmo levar ao veterinário. Não sei ao certo como vou fazer porque são três e meu pagamento só sai no décimo dia útil. Sou professora do Estado do Rio, com o governador atrasando pagamento e falando bem parcelar. Mas tentarei dar um jeito amanhã mesmo. Caso alguém seja do Rio e conheça alguma clínica que aceite cartão? Acredito que tenha que ser clínica porque deve precisar de exames. Muito obrigada a todos. Vocês não tem noção do quanto tenho me sentido culpada. Pelo menos aqui vcs nos entendem e tentam ajudar. Um boçal no trabalho , desculpem o termo, riu de mim quando me viu chorando por causa do meu bichinho. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Fátima Bittencourt que Deus conforte o seu coração!! Sabemos como é difícil perder um bichinho..
Tem gente que não entende o que é amar aos animais e acham que é piada, mas é a coisa mais linda que existe. Por mais que seja difícil, não fique triste. Use todo o amor que você tem para dar aos outros bebês.
Abraço!

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

No RJ sei que existe a Clínica Niass. Não sei se passam cartão e acredito que não mude o valor por serem 3. Olhe na internet o telefone e se informe direitinho. Só quem tem animais sabe a dor de perdê-los. Infelizmente alguns "seres humanos" não percebem o valor de uma vida, que não a dele. Pessoas assim são vazias de sentimentos e enxergam a vida em preto e branco, não sabem o significado e a extensão do amor! Aqui vc está entre amigos! :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Fátima Bittencourt Descobri essa 24h, o nome é Civet,especializada em animais silvestres/exóticos. Liga para se informar,espero ter ajudado... Vou aproveitar e guardar o telefone de lá tbm,é sempre bom ter...

E a respeito dessa pessoa que ficou rindo de vc chorando, eu já passei por isso,e é por isso e outras coisas que amo ainda mais meus animais, pois valem mais que muita gente.:| Mande notícias das suas fofurinhas tá?:)

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...