Jump to content

Calô encorujada e penas no chão da gaiola


Laura ('v')/

Posts Recomendados

Olá gente,minha calô nova chamada ''Emeraldas'' fica encorujadinha algumas vezes,e eu percebi que há penas no chão da gaiola dela...
ela tbm fica mexendo nas penas o dia inteiro...
isso é muda de penas?
ela come,bebe água e parece muito saudável,mas estou preocupada com isso.
 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se está se alimentando e ativa não há o que se preocupar,  a menos que ave esteja quieta,  inativa e não se alimentando ok? 

Possivelmente ela está sim na muda,  por está razão é necessário uma alimentação balanceada rica em vitaminas, pois nessa fase a imunidade da ave caí,  além do inverno que está chegando e precisa ser reforçada.  

 O fato de estar encorujada as vezes é normal, mas não pode ficar constante porque isso é um alerta ok? O frio mesmo faz a ave ficar quieta e encorujada.  

Espero ter ajudado, abraço! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Dê couve e ovo nesse período de muda. 3x por semana. Isso ajuda a passar por essa fase. Mas ficar encorujada e sinal de alerta. Lembro que vc abriu um tópico sobre uma ave sua que morreu. Vc levou o macho ao veterinário? Se não, solicite uns exames pela internet. Assim vc fica tranquila com relação a saúde das suas bebês.

:) 

Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutos atrás, Tatiscouts disse:

Gente, desculpa a pergunta besta, mas como sou nova nesse mundo... O que seria a calopsita encorajada? :$

 

Encorujada, @Tatiscouts, é quando ela fica paradinha com as peninhas arrepiadas e geralmente com a cabecinha em baixo das asas, isso pode ocorrer quando está muito frio ou ela estiver com sono, mas se isso for frequente , independente do clima ou da hora de dormir, significa que a calô está doente, e essa é a hora de procurar logo um vet, pois a ave quando demonstra a doença é porque já está em estágio avançado, pois a tendência é ela esconder que está doente.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Tatiscouts uma calopsita pode ficar encorujada e não ficar com a cabeça para trás.

A posição da cabeça é um fator secundário.

Ela fica encorujada quando fica com as peninhas "arrepiadas".

Como já disseram anteriormente ela fica assim quando está com frio, com sono, doente ou quando se sacode.

Bjus

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Maíra Vou observar... pois ela se alimenta bem, brinca e canta bastante. Já vi ela nessa posição dormindo. Mas ela está soltando muitas penas, tem pena por todo lado... Estou preocupada agora :|

obs: Ela foi ao vet tem uns 2 meses, fez os exames.. e deu tudo Ok.

 

Editado por Tatiscouts
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Tatiscouts não se preocupe. Eles dormem assim mesmo. O que caracteriza um sintoma de doença é uma associação de encorujamento e sonolência. A ave fica letárgica, apática. Ela fica constantemente com as penas arrepiadas. Se ela está ativa e a maior parte do tempo as penas estão alinhadas. Fique tranquila! Sei que como mãe de primeira viagem a gnt tem medo de tudo rss mas se ela tem uma boa alimentação, não há com que se preocupar! :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Stephanie Fiquei realmente muito preocupada, mas conforme eu disse, ele brinca muito, canta, é suuuper ativo... está se alimentando bem também, e só fica com as penas arrepiadas quando se sacode. As vezes ele dorme com a cabecinha para trás, mas não é sempre. 

Obrigado pelo esclarecimento, estou mais tranquila agora :x de qualquer forma vou ficar observando :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eles tem o costume de dormir assim mesmo. Em cima de uma pata só tb. Tudo dentro da normalidade como disse. Mas a dica para quem tem aves é observar constantemente. Pois, como sabemos, aves tendem a camuflar seus sintomas. Por questão de sobrevivência na natureza. Ave fraca é presa fácil. Então mesmo com ela saudável e ativa, sempre observe sua ave. Principalmente fezes. Mas tudo na medida certa! No começo é normal essa preocupação excessiva, aliás normalíssimo. Quem nunca, né?! :D 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia, @Tatiscouts, como eu mencionei... quando está muito frio ou quando estão dormindo... eles colocam a cabeça pra trás.  Lembrando , aves sadias não dormem o tempo todo, mesmo estando frio, em momento algum disse que se está com a cabeça em baixo da asa significa que está doente... Disse que se isso for constante , significa problemas. Desculpa demorar pra responder, mas tenho casamento amanhã e estamos numa correria danada. Mas como graças a Deus esse fórum não é feito por apenas algumas pessoas e sim por várias pessoas de bem que estão aqui pra tirar dúvidas e compartilhar conhecimento , nossa amiga @Stephanie  veio pra desfazer o mal entendido. A observação de nossas aves é fundamental, conhecer e identificar os problemas é o que faz nossas aves manter  a boa saúde.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...