Jump to content

Canhão de pena fraturado ou pena nova?


Letícia lopes

Posts Recomendados

 

Gente, espero que possam me ajudar.

Semana passada levei minha calopsita para tirar duas penas com o canhão fraturado. Aí vi na hora uma outra pena pequena que estava com o canhão vermelho e perguntei se ela também não estava quebrada, a veterinária disse que era uma pena que estava nascendo. Só que hoje reparei que essa mesma pena estava toda preta, como na foto. É assim mesmo? Ou essa pena já está morta? Eu devo retirar?image.jpegimage.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, boa noite!

Alguns canhões são levemente arroxeados quando estão nascendo, devido a quantia de sangue que circula ali. No seu caso, realmente parece um canhão novo que acabou machucando e coagulou o sangue. Siga os passos do tópico que foi posado acima. Quando isso acontece aqui, eu uso um alicate limpo previamente para arrancar, já que por se tratar de uma pena mais grossa, a pinça pode acabar escorregando e causar mais dor na calopsita.

Link para compartilhar
Share on other sites

Minha dúvida está em tirar ou não a pena. Por ela estar nascendo, fiquei em dúvida. Mas acho que vou retirar. 

Semprei levei em um veterinário para retirar a pena, mas da última vez a veterinária me ensinou. O link também facilita muito. 

Agora, caso eu retire a pena e ela não esteja com canhão machucado, quais seriam os riscos para a calopsita? A pena que vira nascerá normalmente? 

Obrigada pelas dicas. 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Não se preocupe, a pena nascerá novamente! Temos uma calopsita extremamente problemática, que não raro tenho que arrancar algum canhão. As penas podem demorar um pouco para nascer, mas vão dar as caras sim. Poderia não nascer mais se você arrancasse freqüentemente, que não é o caso.

Se o canhão não estiver machucado, ela vai sentir dor e poderá sangrar. Esteja preparada com alguma gaze e antisséptico. Caso o canhão esteja "morto", tem vezes que não dói para arrancar, eles acabam ficando incomodados só por a gente mexer nas asas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 months later...

Vou aproveitar o tópico, alguém pode me ajudar.. minha calopsita quebrou as penas das asas, o sangramento parou rápido mas vi que o canhão estava vermelho cheio de sangue dentro.. minha prima que tinha mais experiência arrancou três penas mas depois vimos uma que parece que ficou um pedaço dela sangrando e fiquei com medo de arrancad.. acho que ainda tem mais penas com sangue e não sei o que eu faço, na minha cidade nao tem veterinário de aves. Estou espirrando anti séptico todos os dias.. mas tem hora q vejo q ele ainda sente dor.. 

será que devo dar anti inflamatório? Essas penas saem sozinhas com o tempo?? 

IMG_5017.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
Em 23/01/2017 at 10:52, Estela disse:

Vou aproveitar o tópico, alguém pode me ajudar.. minha calopsita quebrou as penas das asas, o sangramento parou rápido mas vi que o canhão estava vermelho cheio de sangue dentro.. minha prima que tinha mais experiência arrancou três penas mas depois vimos uma que parece que ficou um pedaço dela sangrando e fiquei com medo de arrancad.. acho que ainda tem mais penas com sangue e não sei o que eu faço, na minha cidade nao tem veterinário de aves. Estou espirrando anti séptico todos os dias.. mas tem hora q vejo q ele ainda sente dor.. 

será que devo dar anti inflamatório? Essas penas saem sozinhas com o tempo?? 

IMG_5017.JPG

Esas penas qie vc retirou sao de crescimento ,perbe-se que na ponta há pena crescendo

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Pessoal ,o meu pai foi cortar a asa da minha calopsita e está sangrando um pouco, bem pouquinho oq eu posso fazer?

Agora, Arthur e a ana disse:

Pessoal ,o meu pai foi cortar a asa da minha calopsita e está sangrando um pouco, bem pouquinho oq eu posso fazer?

 

20201210_114120.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...
Em 10/12/2020 at 11:40, Arthur e a ana disse:

Pessoal ,o meu pai foi cortar a asa da minha calopsita e está sangrando um pouco, bem pouquinho oq eu posso fazer?

 

20201210_114120.jpg

 

Em 10/12/2020 at 11:40, Arthur e a ana disse:

Pessoal ,o meu pai foi cortar a asa da minha calopsita e está sangrando um pouco, bem pouquinho oq eu posso fazer?

 

20201210_114120.jpg

coloque soro fisiológico um pouco do álcool mais fraco que vc tiver e um pouquinho de borra de café

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...

olá minha calopsita esta com um canhao preto na asa,eu nao sei se e uma pena quebrada so tem essa pena com o canhao preto. o veterinario disse q e normal e que ela melhora sozinha... penas quebradas melhoram sozinhas? preciso arrancar a pena?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...