Andre Herroni Postado 21 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 21 de Maio de 2015 Boa Tarde. Gente, essa semanas atras, tive um problema com dois filhotes de papo estagnado, então, conversando com a moderadora Rosii, ela me orientou a fazer um post sobre isso, para que os colegas que tiverem o mesmo problema possam ter uma ajuda. Em primeiro lugar, o papo estagnado acontece quando o filhote não consegue fazer a digestão da papinha, e a mesma fica no papo, como na sua composição existem alguns organismos que ajudam na fermentação do alimento e na flora intestinal dos filhotes, quando ficam parados por muito tempo no papo, eles começam a "apodrecer" e causa vários problemas, podendo trazer inclusive a morte do seu filhote. Como posso perceber que o filhote esta com o papo estagnado?Você vai perceber que o papo dele esta cheio desde a ultima alimentação, e o filhote fica com as penas eriçadas como se estivesse com frio. O que devo fazer para socorrer o filhote?A primeira coisa a se fazer é procurar a ajuda de um veterinário mais próximo, todavia, quando não podemos ir imediatamente, temos medidas paliativas, que são;O filhote deve ficar aquecido, de preferencia com lampada ou se você tiver terrário aquecido, mantas aquecedoras, entre outras. Você pode fornecer água com açúcar (com moderação) para que ela tenha fonte de energia. Soro caseiro ou soro reidratrante comprado em farmácia ajuda a limpar o papo, você da um pouco e faz massagens bem delicadas com algodão morninho, para tentar ajuda a digestão do conteúdo estagnado no papo Se você conseguir tirar todo o conteúdo do papo, aguarde uns 15 minutos, e de uma papinha bem ralinha e morna para o filhote, afinal, ele precisara comer.Como posso evitar o papo estagnado?Algumas medidas preventivas e simples podem resolver muito, verifique sempre a validade da papinha, produtos com a validade ultrapassada podem causar mal ao filhote, devido aos microrganismos presentes na composição.Não de papinhas muito grossas e geladas ao seu filhote, afinal, elas são feitas em água morna para ativar o trabalho de fermentação do produto.Lembrando que, essas são medidas de emergência, você deve procurar um veterinário o mais próximo, apenas ele, pode dizer com clareza os medicamentos ideais para o tratamento do filhote. 8 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Davi BPP Postado 15 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 15 de Junho de 2015 Parabens Andre essas dicas pode salvar a vida de muitos filhotinhos que se encontrar com esse problema Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliana de Oliveira Postado 15 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 15 de Junho de 2015 (editado) Ótima iniciativa a sua! Meus parabéns! Outra coisa importante é sempre higienizar muito bem as seringas, ponteiras, colheres e todos os utensílios que a pessoa usa para alimentar a ave. Editado 15 de Junho de 2015 por Eliana de Oliveira 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Ariadne Postado 27 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 27 de Junho de 2015 Oi pessoal, meu filhotinho de 19 dias está com o papo estagnado há algumas horas.Eu dei comida as 14h e até agora às 18:55h ele não digeriu praticamente nada. Ele continua defecando normalmente. Devo me preocupar? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
salete fortes Postado 28 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 28 de Junho de 2015 Nunca passei por um problema assim , Ariadne siga as dicas o nosso colega Andre e fique atenta se não melhorar melhor procurar um veterinário Quando vou comprar as ração das minhas aves sempre olho a data de validade nunca compro nada que esteja com a data de fabricação mais que uns seis meses, não gosto de produtos que estão para vencer logo da impressão que já esta ruim . Eses dias fui em um pete perto de casa comprar as semente da minha calopsita olhei a data de validade no pacote como de costume quando olhei já estava vencido a mais de um mês . falei para o atendente ele me responde que foi um descuido do rapaz que repõem as mercadorias logico que fui comprar em outro lugar . 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Ariadne Postado 28 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 28 de Junho de 2015 Nunca passei por um problema assim , Ariadne siga as dicas o nosso colega Andre e fique atenta se não melhorar melhor procurar um veterinário Quando vou comprar as ração das minhas aves sempre olho a data de validade nunca compro nada que esteja com a data de fabricação mais que uns seis meses, não gosto de produtos que estão para vencer logo da impressão que já esta ruim . Eses dias fui em um pete perto de casa comprar as semente da minha calopsita olhei a data de validade no pacote como de costume quando olhei já estava vencido a mais de um mês . falei para o atendente ele me responde que foi um descuido do rapaz que repõem as mercadorias logico que fui comprar em outro lugar . Oi Salete, ontem a noite mesmo eu levei ele no veterinário. Como ele é um bebê de 19 dias eu fiquei muito preocupada! Tem um hhospital veterinário aqui em BH que funciona 24H, eu corri com ele para lá ele foi atendido e ficou internado de observação. Hoje pela manhã o veterinário aspirou o papinho dele com uma sonda e deu glicose para ele e soro de reidratação ora. Também pediu que hoje eu não o alimente, que eu só dê glicose e soro. Espero que seja só um caso isolado e que não venha a se repetir. Quanto a papinha, eu tenho as mesmas preocupações que vc, eu sempre compro de embalagem fechada e olho a validade. O veterinário acredita que o problema seja alimentação em excesso e por isso a má digestão. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
salete fortes Postado 29 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 29 de Junho de 2015 Que bom que vc levou ele logo ao veterinário e ele já esta sendo medicado sou igual a vc se eu noto algo errado com minhas aves e sei que não consigo resolver sozinha corro para o veterinário enquanto a doença esta no começo é mais fácil de tratar e a ave não corre o risco de morrer . Se Deus quiser ele vai ficar bem Estou na torcida melhoras para nosso bebe nos de noticias Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Ludmilla Cabral Lima Postado 15 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 15 de Agosto de 2015 Eu to passandobpor isso... moro em interior e os vet aqui nao atendem aves... o filhote esta sendo alimentado pelos pais... o q devo fazer? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
salete fortes Postado 16 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 16 de Agosto de 2015 Ludmilla se vc não tem como lavar a um veterinário que entenda de aves , o melhor é vc seguir as dicas do André é bem difícil saber oque esta acontecendo com ele pois vc disse que ele esta sendo alimentado pelos pais não era para ele estar assim . Vc da que tipo de alimento para os pais dele? pois dependo o que os pais comem acaba passando para os filhotes , de para eles comerem milho verde pre cozido couve, brócolis, catalonia , almeirão e frutas sem semente maçã , pera e farinhada de ovo e mel da alcon ou nutropica ração extrussada e sementes de boa qualidade especial para calopsita de preferencia as que vem em embalagem lacrada pois é mais segura do que aquelas que vende a granel em pet. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
brucafon Postado 4 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Setembro de 2015 Eu acabei de dar o soro reidratante. o papo dele encheu mais e fui fazendo a massagem. leva algum tempo ou Teria q ver o resultado na hr ? Eu acabei de dar o soro reidratante. o papo dele encheu mais e fui fazendo a massagem. leva algum tempo ou Teria q ver o resultado na hr ? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Lucas Oliveira Postado 4 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Setembro de 2015 Eu acabei de dar o soro reidratante. o papo dele encheu mais e fui fazendo a massagem. leva algum tempo ou Teria q ver o resultado na hr ? Eu acabei de dar o soro reidratante. o papo dele encheu mais e fui fazendo a massagem. leva algum tempo ou Teria q ver o resultado na hr ? Você tem que dissolver a papinha com o soro de preferencia morno e esperar umas 2 horas e se não esvaziar fazer a retirada com uma sonda, Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
brucafon Postado 4 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Setembro de 2015 depiis que eu dou o soro ... p surtir efeito qto tempo leva para o papo esvaziar ? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Jessica Postado 24 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 24 de Setembro de 2015 (editado) Os meu tbm ficaram c o papo estagnado, pois os país estavam dando as sementes inteiras e alimentaçao em excesso, o vet indicou 2gotas de AZEITE EXTRA VIRGEM LEGÍTIMO 4 vezes ao dia e massagear o paoinho um pouquinho por 4 dias!!! Funcionou!!! Editado 24 de Setembro de 2015 por Jessica Pontuação Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rannarcs Postado 16 de Fevereiro de 2016 Compartilhar Postado 16 de Fevereiro de 2016 Com a sua dica consegui salvar meu filhote.. Obrigada !! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Ingrid Carolline Postado 19 de Fevereiro de 2016 Compartilhar Postado 19 de Fevereiro de 2016 Em 9/24/2015 at 13:31, Jessica disse: Os meu tbm ficaram c o papo estagnado, pois os país estavam dando as sementes inteiras e alimentaçao em excesso, o vet indicou 2gotas de AZEITE EXTRA VIRGEM LEGÍTIMO 4 vezes ao dia e massagear o paoinho um pouquinho por 4 dias!!! Funcionou!!! Olá Jéssica! Que tipo de azeite? Azeite de oliva? Vc teve que fazer algum procedimento anteriormente para esvaziar o papo? Eu estou com um filhote de quase 4 semanas cuidando fora do ninho. A uma semana e 2 dias ele foi rejeitado e expulso do ninho. Coloquei-o de volta do ninho mas o expulsaram novamente então separei ele em uma caixinha e desde então estou alimentado ele conforme as especificações da papinha. Estou usando a papinha para psitacídeos da Alcon. Ontem viajei para trabalhar e deixei meu filhote com minha mãe (que seguiu todas as minhas recomendações). Quando cheguei, à noite, eu ía fazer a última alimentação dele (às 21:30), porém ele estava com o papo bem cheio e não quis comer (minha mãe tinha alimentado ele às 18:00). Hoje pela manhã o papo ainda estava um pouco cheio, tentei alimentá-lo e ele regurgitou. Não insisti mais e fui pesquisar à respeito. E encontrei as dicas de vocês. Estou bem apreensiva e no momento não tenho como levá-lo no veterinário. Queria mais algumas dicas de vocês, por favor! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.